** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O QUE É SER NOVA CRIATURA?

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:18)

SER NOVA CRIATURA É DEIXAR PARA TRÁS A VELHA NATUREZA HUMANA DE ANTES E PASSAR A VIVER PELA FÉ NA PALAVRA DE DEUS. COMO ISSO É POSSÍVEL?

QUANDO UMA PESSOA CONFESSA A JESUS CRISTO COMO SEU SENHOR E SALVADOR, OU SEJA, QUANDO ELA ENTENDE, POR REVELAÇÃO DE DEUS, QUE JESUS É A MANIFESTAÇÃO DO PRÓPRIO DEUS EM CARNE, AO VIR ENTRE NÓS, E QUE ELE É O MESMO SENHOR QUE CRIOU OS CÉUS E A TERRA E É O AUTOR DA VIDA, ESSA PESSOA RECEBE A SALVAÇÃO.

“Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”(Romanos 9:9-10)

A BÍBLIA DIZ QUE QUEM RECEBE A SALVAÇÃO DE DEUS NASCE DE NOVO. “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3)

QUEM NASCEU DE NOVO, NÃO SE ALIMENTA DE FOFOCAS, NÃO FURA FILA, NÃO TRAPASSEIA UM COLEGA DE TRABALHO, NÃO USA O TELEFONE DO SERVIÇO INDEVIDAMENTE E NÃO PRECISA DIZER AOS QUATRO CANTOS QUE É CRENTE E NÃO ROUBA MAIS O PATRÃO. ELA NÃO É UMA PESSOA EM CASA, OUTRA NO TRABALHO E OUTRA NA IGREJA. VEJA COLOSSENSES 3:8-10:

“Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.”

COMO DISSE JESUS, A ÁRVORE SE CONHECE PELOS FRUTOS. E A NOVA CRIATURA DÁ O FRUTO DO ESPÍRITO.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio.”(Gálatas 5:22)

ELA JÁ NÃO É MAIS A MESMA DE ANTES. O SEU ESPÍRITO PASSOU POR UMA MODIFICAÇÃO. VEJA:

“Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”(1 Coríntios 6:17;19)

O CORPO DE UMA PESSOA QUE SE ENTREGA AO SENHOR, NÃO PERTENCE MAIS A ELA. ENTÃO SE ELA FUMAVA, ELA PERDE A VONTADE DE FUMAR À MEDIDA QUE ELA VAI SE ALIMENTANDO DA PALAVRA DE DEUS, “porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13).

É DEUS QUE OPERA EM NÓS! EM NOSSO ESPÍRITO, NÃO NA APARÊNCIA. PORTANTO, UMA PESSOA NÃO É NOVA CRIATURA SE A MUDANÇA NÃO FOR FEITA EM SEU INTERIOR. A NOVA CRIATURA VAI SENDO MOLDADA PELO PRÓPRIO ESPÍRITO SANTO QUE PASSOU A MORAR NELA. ELA ESTÁ MARCADA POR DEUS:

“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” (Efésios 1:13)

ASSIM COMEÇA O PROCESSO DE MUDANÇA, DE REGENERAÇÃO DO SER HUMANO. É PELO PODER DE DEUS, PELA OPERAÇÃO DO SEU ESPÍRITO SANTO EM NÓS.

“Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavar regenerador do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna” (Tito 3:3-7).

QUE PALAVRA TREMENDA! GLÓRIA A DEUS! É PARA QUE NÃO FIQUEM MAIS DÚVIDAS A RESPEITO DA OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE UMA PESSOA. NÃO É QUANDO A PESSOA SAI DO TANQUE DE BATISMO OU DA CACHOEIRA. É QUANDO SE MANIFESTA A BONDADE E A MISERICÓRDIA DE DEUS NA VIDA DELA E ENTÃO O SENHOR DEUS A SALVA PELO LAVAR REGENERADOR DO ESPÍRITO, QUE NEM TODAS AS ÁGUAS PERRIER DO MUNDO PODERIAM FAZER!

A TRANSFORMAÇÃO NÃO ACONTECE EM RITUAIS, SEJA QUAIS ELES FOREM, E NÃO ACONTECE DA NOITE PARA O DIA, MAS TAMBÉM NÃO LEVA ANOS E ANOS.

"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." 2 Coríntios 3.18

TRANSFORMADOS DE GLÓRIA EM GLÓRIA, OU SEJA, DE CULTO EM CULTO, DE ORAÇÃO EM ORAÇÃO, CADA VEZ QUE APRENDE UM POUCO MAIS SOBRE DEUS, SOBRE A PALAVRA DO SENHOR. NÃO É ÁGUA, ÓLEO, ROSA UNGIDA E NEM GRUTA DE MILAGRES QUE TRANSFORMA ALGUÉM EM UMA NOVA CRIATURA.

É IMPORTANTE TER OLHOS ILUMINADOS PARA ENTENDER QUE ESSA TRANFORMAÇÃO É FEITA SOMENTE PELO ESPÍRITO SANTO E ACONTECE NO NOSSO INTERIOR, NÃO NO EXTERIOR.

“Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.”(2 Coríntios 5:16)

QUEM NÃO ENTENDE, ACHA QUE SER NOVA CRIATURA É DEIXAR DE IR A PRAIA, PARAR DE CORTAR O CABELO, JOGAR OS BATONS FORA, NÃO FAZER ISSO, NÃO FAZER AQUILO, NÃO COMER CARNE DIA DE SEXTA-FEIRA SANTA OU QUALQUER OUTRO SACRIFÍCIO DA CARNE.

“Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do Não toques, não proves, não manuseies? mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.” (Colossenses 2:20-23)

TODAS ESSAS COISAS SÃO CARNAIS, SÃO MUDANÇAS APARENTES. O SALVO DEVE ANDAR EM NOVIDADE DE VIDA “...para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Romanos 6:4b). E ISTO NÃO TEM NADA A VER COM O EXTERIOR. ANDAR EM NOVIDADE DE VIDA É VIVER PELA FÉ!

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” (Colossenses 3:12-14 )

SER NOVA CRIATURA É PROSSEGUIR E NÃO MAIS OLHAR PARA TRÁS!

"Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."(Filipenses 3:12-14)

GRAÇA E PAZ!

9 comentários:

  1. A a paz do Senhor Jesus seja contigo. Fui muito enrequecida com este estudo a cerca do novo nascimento.Que Deus possa me abençoar e abençoar todos os crentes e que possamos a cada dia deixar para trás tudo do velho homem.
    Deus te abencçoe muito.
    Da irmã em Cristo. Cely Maia

    ResponderExcluir
  2. AMO ESSE SITE, É MEU SOCORRO QDO ESTOU DEPRIMIDA!!!!

    ResponderExcluir
  3. la no começo é 2 corintios: 5;17 e não 5;18

    ResponderExcluir
  4. Estou muito edificado por este estudo muito bom,só que o texto está em 2co.5.17 e não 5:18 como está no inicio,Deus continue te abençoando e inspirandoa sua vida.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dessa palavra, me ajudou muito com os jovens da minha célula. A paz do Senhor esteja convosco.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito dessa pregação, me ajudou muito com os jovens da minha célula. A paz do senhor esteja convosco.

    ResponderExcluir
  7. muito ótimo meus parabéns pelo estudo mas precisa de rever os capítulos e versículos que estão errados.
    fiquem na paz do SENHOR
    de pr.DILENO

    ResponderExcluir
  8. Testemunho como crente também fais parte da vida do crente, "como diz na carta de Tiago fé sem obra é morta" à pessoa que diz ter fé mais não fais o que bíblia ensina sua fé é morta, leia carta de Tiago todo que VC vai ter um pensamento diferente.
    2coríntios 5:verso 17

    ResponderExcluir
  9. Eu vou começar a ser uma nova pessoa!
    Obrigado pelas palavras grandiosas

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.