** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Tristeza Gospel

Amados irmãos em Cristo,

O presbítero Marcus Vinícius está se tornando "figurinha fácil" aqui no blog. Isto porque seus artigos têm se tornado leitura obrigatória para a minha edificação espiritual. E neste mesmo espírito eu quero compartilhar com vocês, meus irmãos e leitores, mais um texto de exortação e de convite ao Verdadeiro Evangelho. Pois com certeza há algo de podre não no Reino de Deus, mas no que estão fazendo Dele, gerando uma agonia evangélica sem precedentes. A seguir o texto. Graça e Paz!

“Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas.” (Apocalipse 2:29) Versão: NTLH

“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,” (I Timóteo 4:1-2)

Meu coração está triste, está angustiado. Minha alma anseia por mais de Deus, por mais intimidade com Deus, e é o que tem me confortado. Por quê? Você pode estar pensando.

ESTÃO DETURPANDO A OBRA DO MEU SENHOR JESUS.

Tenho falado muito sobre isso aqui no blog, tenho recebido muitos comentários sobre os artigos aqui postados, muita gente a favor, muita gente contra, mas minhas convicções me fazem olhar para cima e ver que ou eu faço a vontade de Deus e sou perseguido, ou a vontade dos homens e tenho meu ego massageado e aplausos carnais, de pessoas que olham para seus próprios umbigos.

A palavra de Deus é coisa séria. Quem tem um chamado não pode negociá-lo por um prato de lentilhas, ou simplesmente por fazer a vontade dos membros da igreja, com estratégias nada santas e totalmente repreensíveis pela Bíblia. Quem tem chamado não tem medo de falar. Quem tem chamado e quer ser usado por Deus, fala, profetiza e não está preocupado se a sua cabeça vai amanhecer em uma bandeja de prata, como aconteceu com João Batista.

Não negocie jamais a tua unção. Não negocie o teu chamado. Não sejas negligente com o dom que há em ti. O mundo de hoje vive conseqüências de pensamentos carnais e nada espirituais. Digo o meio GOSPEL.

"Gospel" vem da língua inglesa e quer dizer Evangelho. Pode também ser traduzida como CREDO e EVANGELIZAR. É a junção de duas outras palavras: GOD (Deus) e SPELL (palavra soletrada), com o sentido de "Palavra de Deus".

Só que como para o ser humano nada está legal, em tudo tem que ser acrescentada alguma coisa, acabou-se por deturpar o evangelho de Cristo e fazendo vergonha para nós, o povo da fé, o povo que foi lavado pelo sangue de Jesus Cristo, o Cordeiro Santo que nos traz a paz.

Quero falar um pouco, ou como alguns tem usado atacar um pouco este movimento “gospel” deturpado. Sim, uso a palavra atacar, porque estou indo contra o sistema mundano e diabólico que tem tomado conta do povo de Deus, tomado conta das igrejas, e demmuitos líderes que não têm vergonha na cara e não olham para o seu chamado, aceitando aberrações em seus ministérios.

Não sei onde vamos parar! Quer dizer, eu sei onde eu e mais alguns vão, mas e a galera do Gospel Night? E a galera da Roda de Samba Gospel? A Rave Gospel! “Ô que bênçá pros jove si diverti”, ouvia um comentário sobre isto. Querido, nada que não possa edificar uma pessoa CONVERTIDA, pode ser chamado de bênção.

Não vejo de forma alguma espiritualidade nas Noitadas Gospel.

Atenção, eu NÃO SOU CONTRA o jovem dançar, se divertir, pular, gritar, fazer coisas de jovens, mas com a liberdade que Deus nos deu, e não com libertinagem. SOU TOTALMENTE A FAVOR da diversão do jovem. Eu gosto de dançar, cantar, me divertir como um jovem normal, quem não gosta? Mas sei meus limites, limites estes que me fazem lembrar do temor a Deus.

“É para os jovens se divertirem, conhecerem novas pessoas, se unirem,” me dizem alguns jovens adeptos a este movimento. Mas será que minha mente e meus pensamentos são tão limitados a este ponto?, Pensava enquanto conversava sobre o assunto.

Estão apostatando da fé. Não condeno 100% os jovens que vão para o evento. Condeno os organizadores. Onde está a estratégia de evangelismo? Onde está a edificação para o povo de Deus.

Quem já esteve afastado da Casa de Deus, como eu já estive em um momento muito crítico da minha vida, inicio da maioridade, no “auge” dos meus 19 anos, sabe o que é vivenciar e comparar boates mundanas a boates gospel. A diferença é a música. Só. Fui nesses lugares quando eu estava afastado da Igreja. Olha...me surpreendi! O "fogo" era grande, o "poder" também. Fiquei "maravilhado" diante do momento que eu vivia. O "fogo" das irmãs pra cima de mim e o meu "poder"de convencimento idem. Que bênçá!

Vi que as mesmas músicas que eu dançava nas boates mais famosas do Rio, eram as mesmas que rolavam no Gospel Night, só que com letras modificadas, ou, só as batidas, sem as letras.

Mas Marcus, lá eles abrem o evento com oração e tem pregação, leitura bíblica, comentaram comigo. Amém! Mas não é por isso que irei dizer que é santo, porque até onde eu conheço, os terreiros de macumba iniciam suas sessões com a Bíblia e fazem orações ao Deus Todo-Poderoso. A maçonaria usa a Bíblia. Muitas seitas também usam a Bíblia e algumas delas reconhecem Deus como o Senhor Soberano. Mas não são santas, são seitas, apostatam da fé, não são de Deus!

Hoje, cantamos bastante (eu, particularmente já não agüento mais!), “Como Zaqueu... Entra na minha casa...”, mas temos que parar para pensar. Quando Jesus entrou na casa de Zaqueu, ele se tornou como Jesus, e não Jesus como Zaqueu, ou seja, muitas igrejas estão se tornando como o mundo, e não o mundo está sendo influenciado pela igreja.

Não temo em dizer: Jesus está perdendo o trono em muitos ministérios. O diabo está fazendo o que quer no meio da juventude cristã, no meio de muitos ministérios que resolveram adotar o mundo.

Quem diz que determinados “Evangelismos Estratégicos” resolvem é porque não leu ainda o livro de Atos dos Apóstolos e não conheceu realmente o início da igreja, quando maravilhosamente Deus operava, quando a sombra de Pedro curava, a autoridade era usada para fazer as maravilhas de Cristo.

Jesus não precisou de estratégias evangelísticas para curar e salvar. Somos fruto de uma geração que não tinha o mundo “gospel” dentro de suas vidas e via a glória de Deus. Via os milagres acontecerem instantaneamente. Pessoas vomitarem câncer, curadas de AIDS, paralíticos andarem era a coisa mais normal dentro das igrejas. O que tem acontecido no nosso meio? Alguns afirmam Jesus estar contente com esse mundo “gospel” mesquinho, parado que vivemos hoje.

“Enquanto o show do FLG não começa, Marcelo segue se dividindo nas funções de DJ e "ministro" da Palavra do Senhor. É como um novo tipo de pastor, com upgrade nas roupas e atitude. Repete o bordão "Amém ou não amém?", e solta o que parece ser o começo de "Nothing but a G Thang" (clássico de 1993 e único rap que a repórter consegue cantar sem cãibras na língua, pelo menos até o começo da segunda estrofe). Após a intro, porém, em vez do indefectível "one, two, three and to the four, Snoop Doggy Dog and Dr. Dre 'is' at the door", os vocais não entram, nada acontece, a música fica apenas na base. É o mesmo princípio que segue nos programas que apresenta na Rádio Manchete: deixar rolar a base do melhor som e remixá-la com "ministrações".

Como não lembrar de "Footlose"? Balzacos e gente de vinte-e-muitos-anos em geral reconhecerão o mote do filme protagonizado por Kevin Bacon, reprisado à exaustão nas sessões da tarde em finais dos anos 80: rapaz (Bacon) enfrenta a fé ultra-restritiva de um pastor (John Lithgow) que proibia música e festinhas e considerava seus requebros passos em direção ao mármore dos infernos. "Cadê o povo de Deus? Mão pra cima quem for de Jesus!", Marcelo segue gritando. A turma dança direitinho, exibindo calças jeans grafitadas, bonés na cabeça, camisetas de times de basquete americano e tênis all star. A música agora parece ser uma versão clean, em português, de "No scrubs", do TLC. A voz feminina não lamenta a crueldade de homens safados, mas evoca a compaixão de "Meu Jesus".” (Trecho retirado de Cecília Giannetti)

“Muita gente não se torna cristã por causa de outros cristãos”, disse muito bem o Ap. Miguel Ângelo em uma de suas pregações.

“O nosso chamado não é de fazer festinhas em noitadas para ajudar a acalmar os hormônios dos jovens e dar lugar a carne. Nosso chamado é de Deus por Deus e para Deus, e jamais para a carne ou imitar o mundo”, completo com a frase do Bp. Anderson Nogueira.

Não sou quadrado, muito menos “alguém que não sabe viver”. Sei viver, sei me divertir. Os meus amigos mais chegados sabem de cada aventura e diversão minha. Não preciso de baladas gospel para me satisfazer.

Hoje é a Roda de Samba Gospel. Amanhã é o Gospel Night. Depois é o cigarrinho gospel sem nicotina. Ó presbítero, Sem Nicotina! Ai pronto é tomar a cervejinha gospel, aquela mesmo, sem álcool, que foi sensação entre os crentes na época do seu lançamento.

O evangelho hoje está cheio de fanfarronices. Pessoas que não querem abrir mão de seus costumes mundanos e acabam levando para a igreja de uma forma santa.

“Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, oSENHOR, vosso Deus, sou santo.” (Levítico 19:2)

Deus quer ser adorado. Mas adorado em espírito e em verdade e não com “Joga a mão pra cima aí e dá um glória a Deus, amém ou não-amém galeraaaaa!!”

Deus quer que seu povo dance, como Davi dançou em Sua presença. Mas não adorá-Lo com danças de “Cééééu, cééééu.. Velocidade 5 pra ir pro céu: céu céu céu céu céu céu céu céu”. Vai visualizando que cena espiritual: as crentes-melancia no meio do salão. Mas é de um outro tipo de fruto que o justo vive: dos frutos de justiça, produzidos pela fé.

Adorar a Deus é muito mais do que estamos vendo. Necessitamos de um milagre na nossa geração. Necessitamos ver a glória de Deus resplandecer nas nossas igrejas. Com lágrimas eu escrevo isto, pedindo a Deus para que a nossa geração, a GERAÇÃO ELEITA tenha de novo o ânimo de servir a Jesus, voltando ao primeiro amor, para que quando orarem por enfermos, eles sejam curados, demonios sejam expulsos, cativos sejam libertos.

Eu conversava com uma amiga minha e falávamos sobre a questão da decadência da música na igreja. Não se fazem ministros de louvor como antigamente. Compositores comprometidos com Deus e não com o mercado gospel.

Alguns me chamam de baú, porque as vezes só canto louvores antigos, mas são estes que você canta e vê a glória de Deus ser manifesta. Louvores de Pr. Adhemar de Campos, Asaph Borba, Sérgio Lopes, Pr. Marcos Góes e “A Vigília” (ô época!), Carlinhos Félix, meu grande amigo e grande homem de Deus, ministro de louvor, Pr. Fernando Malafaia, dentre muitos posso destacar estes. Grandes pregadores que não se vendiam e não se vendem, tais como Ap. Miguel Ângelo, Bpa. Deize Almeida e Bp. Anderson Nogueira (meus líderes espirituais), Bp. Roberto Mc’Alister (in memorian), Ap. Túlio Barros (in memorian), Pr. Nilson Fanini, Rev. Caio Fábio, Rev. Guilhermino Cunha, Rev. Amaury de Souza Jardim, dentre muitos que marcaram e marcam a história do evangelho no nosso país. Homens que não negociam e não negociaram o seu chamado. Não se corromperam enganando o povo por R$ 900,00 à frente da TV (esse mesmo, o ex-bigode). Não enganaram o povo com o “suor que cura”, ou a “Água Jesus”, como aquele que diz sua igreja ser Mundial.

Saudades boas da minha infância na igreja. Em que eu descia da escola bíblia de crianças e escutava minha vó contar os milagres do culto e que me faziam pensar: “Quero ser assim! Quero ter esta garra! Quero ter esta autoridade, esta unção!”

Será que as crianças de hoje sonham em ser como os profetas das suas gerações, como eu quis ser? Qual espelho tem esta geração?

Eu não tenho medo de escrever e muito menos falar tudo isto. Quero ser como os profetas da minha geração, como os grandes pregadores que eu por muitas vezes vi subir no altar da minha igreja, Igreja Cristo Vive.

Uma coisa eu peço a Deus: Quero ser espelho para a geração que está sendo formada. Quero ser um paradigma para a minha sobrinha de dois anos, para que quando ela crescer, ela possa dizer: “Quero falar da palavra como meu tio fala”. Quero ser profeta. Quero ser boca de Deus para uma juventude que está perdida e desgarrada. Quero ser vaso de Deus para aqueles que pensam que o evangelho não tem mais jeito, pessoas com 30, 40 anos de evangelho, que viram maravilhas acontecer e hoje alguns estão desanimados.

Não quero negociar o meu chamado. Não quero negociar a minha unção. Posso ser perseguido, mas para a glória de Deus, lembrado por aqueles que foram impactados pelas palavras que Deus colocou em minha boca.

Não se deixe corromper. Ainda há esperança! Ainda existem homens e mulheres de Deus sérios na Terra. Ainda existem IGREJAS sérias na Terra. Homens e mulheres de oração. Muitas das vezes falta a vontade de melhorar. Não se conforme com o evangelho deturpado.

Aliste-se verdadeiramente no exército de Cristo, que prega a mensagem da Cruz. Deus exige muito mais de nós. Vamos dar o nosso melhor a Ele. Não construa sua casa sobre a areia. Hoje, ela estará bonita e de pé, mas quando vir a chuva, e soprar os ventos, a casa cairá e Deus lhe pedirá contas.

Como disse o apóstolo Paulo...

“Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: “Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará.” Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam. Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus. Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais. Cantem, de todo o coração, hinos e salmos ao Senhor.” (Efésios 5:14-19) Versão: NTLH

Cristo já nos resgatou da maldição do mundo. Vamos nós influenciar o mundo e não o contrário!

Será que você neste exato momento, que obedeceu a voz de Deus e leu até o final, e talvez esteve perdido neste mundo triste e fantasioso rotulado de “gospel” e foi tocado por este artigo, seria capaz de largar tudo o que dá prazer a VOCÊ mesmo sendo dentro da igreja, para abraçar de corpo e alma o que dá prazer para Deus? No amor, às vezes temos que abrir mão de muitas coisas, o maior exemplo foi Jesus, que por amor, deu a Sua vida por nós, abriu mão dela para apagar nossos pecados.

Saia do modismo! Não se conforme com este século. Basta a cada dia seu próprio mal! Siga para o prêmio da soberana vocação!

Em Deus, que nos chama para vivermos além dos modismos, mas em Santidade com Ele e para Ele,

Pb. Marcus Vinícius

Graça e Paz!

Breve Cristo Voltará!

*Marcus Vinícius é presbítero da Igreja Cristo Vive em Botafogo e mantém o blog Pregador Sem Fronteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.