** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Ser usado por Deus


(clique na imagem para vê-la em tamanho grande)

Deus colocou no meu coração escrever um artigo sobre o nosso papel de instrumento da Sua Glória. Pedi a Deus o melhor momento, pois na hora que Ele em deu essa idéia, eu estava atolada de trabalho, mas certa de que a obra de Deus é prioridade e o momento e a inspiração para escrever viriam no tempo exato.

E cá estou eu dentro de um carro, na Rodovia Presidente Dutra, na manhã do dia 13 de dezembro, a caminho de um casamento para fotografar. Quem dirige é o pai da noiva.

Esse casamento é um exemplo de como Deus usa as pessoas para abençoar os seus servos. Os noivos são novos convertidos e resolveram se casar no Senhor. Dificuldades grandes apareceram e o logo veio o desânimo, pois eles não tinham condições para arcar com tantas despesas.

Na família da noiva, apenas ela é convertida e quando ela me informou que não poderia mais me contratar e nem teria mais fotógrafo, na mesma hora eu falei com ela: vou fazer seu casamento não de graça, mas pela Graça. Para sua família ver o que Deus faz por um servo fiel. Ela pulou de alegria (eu também faria o mesmo). Deus me colocou isso no coração em favor desta moça. Não se explica, apenas estou seguindo uma ordem dAquele que é dono do ouro e da prata. Deus trata com o indivíduo. Cada caso para Deus é um caso específico.

Indo a caminho do local do evento, cheia de equipamentos e expectativas, estou refletindo como é importante e gratificante ser usado por Deus. Tem coisas que você não entende, apenas faz. Deus sabe das minhas necessidades, do que estou precisando, do momento em que estou vivendo, da provisão que eu previso. Mas eu sou apenas uma serva.

"Então, veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? -diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." (Jeremias 18:5-6)

Deus é soberano e Dele vem tanto o querer quanto o realizar. É Ele quem inclina o coração do homem, que convence do juízo, do pecado e da justiça. Há pessoas que questionam ou criticam um certo bordão evangélico: “DEIXA DEUS TE USAR”. Aí dizem: mas é claro que Deus vai usar, Ele é soberano, eu não preciso falar. Acho isso falta de sabedoria ou soberba. Sabe por quê?

Deus é onisciente, ainda a palavra não me veio à boca e Ele já sabe o que vou dizer (como disse Davi no Salmo 139). Mas Ele se agrada do fruto dos nossos lábios. Romanos 10:9. Cri , por isso é que falei. Quando você ama uma pessoa, você tem necessidade de falar que a ama. E quando você sabe que é amado, mesmo tendo certeza absoluta desse amor, você gosta de ouvir “eu te amo”. Com Deus não é diferente, somos à imagem e à semelhança Dele.

O universo foi formado pela ordem da Palavra de Deus. Ele disse: faça-se a luz e a luz foi feita (Gênesis 1). A Bíblia começa mostrando o poder do falar. Então, meu amado, fale de Jesus, fale desse Deus que tem resposta para tudo, que pode o que você não pode, que faz na sua vida muito mais do que aquilo que você espera.

Mas não apenas fale de Jesus, tenha atitudes que falem por si. Que história é essa crente furar fila, dar calote, ser desonesto, não ter palava, ser mesquinho. Depois vai para o culto dar glória. Não há outra definição para isso a não ser HIPOCRISIA.

"O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu" (Isaías 29:13)

Você pode dizer: Deixar Deus me usar? Porque deixar? Será que sou eu que tenho que permitir ou não ao Senhor dos senhores, o Rei do Universo me usar? Ou Ele não tem poder para isso? Sou eu que tenho que decidir?

Não se discute o poder absoluto de Deus. Ele reina sobre tudo e sobre todos. Rege as nações. A decisão pela salvação foi exclusiva de Deus. Não tivemos participação alguma. Morto não tem vontade e a Bíblia diz que nós estávamos mortos em pecados e em delitos e Ele nos deu vida, Ele nos amou primeiro, Ele nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos dEle.

Mas a vida cristã, depois de trazidos para a Casa do Pai, para o aprisco das ovelhas, é feita de escolhas. Você pode escolher ter uma vida dentro da Palavra, dentro da vontade de Deus e comer dos frutos das sementes do agradar a Deus ou você pode viver como um filho rebelde que acha que pode fazer conforme o seu próprio jeito, tipo Jonas.

Mas certamente a vontade do Senhor prevalece. Se você escolher ir por caminho A, mas Deus te mostrar que é o caminho B, por mais que você teime, uma hora você vai acabar indo pelo caminho B porque Deus sempre nos conduz em triunfo e a vontade Dele é o triunfo. Deus é soberano.

Porém, se você se mostrar disposto a dizer: Senhor, faça em mim a Sua vontade, mesmo que eu não entenda, não concorde num primeiro momento, mas eu sei que se é do Senhor, vai ser bom, perfeito e agradável pois assim é a Sua vontade (conforme Romanos 12:2).

Amado, quando você faz isso você agrada a Deus e Ele te conduz pelo caminho que Ele tem para você. Você evita sofrimentos, evita desgastes, pois lutar contra a vontade de Deus é ser tolo.

O que Jesus nos ensinou?

"Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra." (João 4:34)

Jesus também nos ensinou um modelo de oração, que é conhecido como o Pai Nosso. Mas não temos que orar o Pai Nosso, como uma reza, repetidamente. Muita gente ora o Pai Nosso sem realmente saber o que está dizendo. Quando o modelo de oração que Jesus ensinou diz: "seja feita a Sua vontade assim na Terra como no Céu", o que significa pedir isso? Significa que estou disposto a querer que a vontade de Deus seja estabelecida na minha vida, ainda que num primeiro momento eu queira o que eu acho que é o melhor e não o que Deus tem para mim.

Eu não posso orar a Deus e falar "seja feita a Sua vontade" e dizer por exemplo "Deus, faça a sua vontade na minha vida, mas deixa eu continuar a namorar o Fulano porque eu acho que ele é para mim." Isso não é estar submetido à Deus, não é querer realmente a vontade Dele. Não tenha medo. Deus é fiel! A vontade Dele é SEMPRE a melhor! Se você age assim, você está desviando o foco daquilo que agrada a Deus. Está errando o alvo, andando por caminho tortuoso. Está pecando. A palavra "pecar" significa errar o alvo. E se você está pecando contra Deus, você não recebe a benção que Ele tem para você. A Bíblia diz: agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do seu coração. Como alguém que não se submete completamente a Deus e assim não recebe a Sua vontade, pode agradar a Deus?

"Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende." (João 9:31)

Quando Deus fala essas coisas a nós é para que nós nos reposicionemos como filhos de Deus, filhos da obediência. Quando Deus falar ao seu coração, quando Ele der sinais, sonhos, usar pessoas, não despreze isso. Ele está revelando a vontade Dele para a sua vida.

"Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites." (Lucas 12:47)

Deus corrige, açoite e disciplina quem Ele ama. E como está em Deuteronômio 8, Deus faz assim para que nós possamos receber as promessas que Ele tem para nós.

"Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade." (Hebreus 12:10)

Precisamos estar aptos para possuir as bençãos. Como podemos receber um carro de presente se não sabemos dirigir? Deus nos ensina a dirigir e só depois nos dá o carro, porque Ele não quer um filho seu se acidentando. Mas o filho rebelde, pega a chave do carro do pai escondido e se acidenta. Assim somos nós quando querermos atropelar a vontade de Deus, achando que sabemos o que é melhor para nós.

"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais." (Jeremias 29:11)

Todos nós temos que passar por um check up ao fim do dia e refleltir: o que eu fiz de agradável ao Senhor hoje? E o que eu fiz errado? Onde eu posso melhorar? Reveja suas atitudes e DEIXA Deus te usar. Deus nos usa como um instrumento para a glória Dele. E usa quem tem um coração submetido à vontade Dele.



2 comentários:

  1. Amada, que bênção é vc hein!
    Parabéns!!!!
    que Deus continue te usando....muitos beijos
    :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Marina aqui é a Emilia(não exatamente emilia, mas tudo bem) ex contato seu do orkut. Quero te dizer que continuo lendo seus textos, pois os acho muito bons. Ainda não consegui fazer isso que você diz, mas estou tentando. Beijos!!!

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.