** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








terça-feira, 19 de outubro de 2010

Triunfo e tribulação

Versículo-chave: "Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento." ( 2 Coríntios 2:14)

A Palavra de Deus é pura, santa, 100% confiável porque Deus é fiel. A Bíblia diz que Ele não muda, não mente, não falha e não pode negar a si mesmo. Se Ele falou, Ele garante e cumpre. Por isso se Deus diz que SEMPRE nos conduz em triunfo, sempre é sempre mesmo.

No versículo-chave, temos duas questões importantes para entender. O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, disse à igreja em Corinto que SEMPRE somos conduzidos em triunfo POR MEIO DE CRISTO. Não é através de qualquer outra pessoa, símbolo, etc. Somos conduzidos SEMPRE em triunfo por Jesus Cristo.

Se Jesus é o Senhor da sua vida, não importa o que você esteja passando. Você está sendo conduzido em triunfo. SEMPRE. Pode estar acontecendo algo que você não entenda no momento, mas saiba e firme-se nisso: se você tem Jesus como o Senhor da sua vida, independente de qualquer coisa, você está sendo conduzido em triunfo.

Um ditado popular diz: "há males que vêm para o bem". Mas a Palavra do Senhor diz em Romanos 8:28 que "TODAS as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus e são chamados segundo o Seu propósito."

Quando passamos por uma situação difícil, desconfortável, perseguições, preocupações, precisamos crer em primeiro lugar que Deus está no controle absoluto de tudo e TODAS as coisas, de certa forma, estão acontecendo para o nosso bem e o nosso bem é o centro da vontade de Deus. Com base nisso, temos a esperança no que Deus tem para nós: o melhor, o triunfo. Nada acontece sem a permissão de Deus. E seja lá o que for, faz parte do caminho, do plano de Deus. Ele sabe o que está fazendo.

"O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam." (Salmos 18:30)

Se você está na parte do caminho em que há buracos na estrada, pouca iluminação e precária sinalização, o mais seguro e correto a fazer é confiar em Deus de todo o seu coração. Assim você chegará ao seu destino em perfeita vitória.

"Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o SENHOR, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas." (Salmos 18:28)


Olha o tamanho do Deus Vivo:

"Eis que as nações são consideradas por ele como um pingo que cai de um balde e como um grão de pó na balança; as ilhas são como pó fino que se levanta." (Isaías 40:15)

Esse Deus grandiosíssimo se importa com cada um de nós, nos mínimos detalhes. Deus é um Pai cuidadoso. A Bíblia diz que Ele disciplina a todos os que Ele ama.

"Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça." (Hebreus 12:11)

Ninguém gosta de ser chamado à atenção, ainda mais depois de adultos, quando já achamos que somos donos dos nossos narizes. Outro dia minha mãe comentou que minha tia falou com ela que estava sentindo saudade das "crianças", referindo-se aos meus primos de 27 e 24 anos.

Para Deus somos filhinhos para sempre, assim como para os pais os filhos sempre serão "as crianças". E quando é preciso Ele nos disciplina e é sempre para o nosso bem. Um pastor amigo meu sempre diz que "Deus não cria filhos mimados". Deus dá o melhor para os seus filhos, mas sem mimo. Quando você mima uma criança ela não valoriza o que você faz porque ela já está tão acostumada a ter tudo de mão beijada que qualquer presente maravilhoso para ela é só mais um.

Parece um jargão evangélico, uma expressão batida, mas é verdade: sempre antes de uma grande vitória vem uma tribulação. Deus poderia evitar que passássemos por essas tribulações e nos desse a vitória direto? Poderia porque Ele é Deus. Mas acontece que temos que entender que Ele é soberano e sabe de todas as coisas. Nós enxergamos um pouco mais além de uns palmos à frente do nariz. Deus vê o além, o infinito, o amanhã.

Depois que você chegar no pódio, porque esse é o destino dos filho de Deus, a vitória, você vai olhar para trás e ver que tudo o que você passou foi importante e tinha mesmo que fazer parte do processo da conquista do seu objetivo. Deus não cria filhos mimados mesmo.

"Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos." (Deuteronômio 8:2)

Só uma observação antes de prosseguir: humilhar-se diante de Deus, biblicamente, não é dizer que não presta, que não vale nada. Humilhar-se diante de Deus é se quebrantar a Ele, dizer que você depende Dele, que você está debaixo do cuidado e da direção de Deus, que Ele é seu condutor.

É muito fácil dar graças a Deus, falar Aleluia e cantar hinos de louvor quando está tudo bem. Qualquer um é capaz disso. Mas Deus busca verdadeiros adoradores, que o amem incondicionalmente, pelo o que Ele é e não pelo o que Ele tem para dar. Como disse o salmista, Louvai ao Senhor em todo tempo porque Ele é bom e a Sua misericórdia dura para sempre.

Apegue-se ao Senhor e se revista com a proteção da Palavra Dele.

"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis." (Efésios 6:13)

E para terminar, a segunda parte do versículo-chave diz: "
e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento."

Não importa o lugar que você esteja. Através de você, Deus manifesta, torna público e notório, o poder Dele. Às vezes, as pessoas não entendem e falam: "não sei te dizer, mas você tem algo diferente". Ou então notam que você é uma pessoa que ama a Deus, que mesmo passando por dificuldades não maldiz a Deus, sempre está confiante Nele. É a fragância do conhecimento de Deus, o bom perfume de Cristo, como diz a Palavra em 2 Coríntios 2:15. Exalamos esse perfume por causa da Palavra de Deus em nós. Não deixe de ter comunhão com Deus, de orar, ler a Palavra, ir ao culto. Nada pode ser mais importante na nossa vida do que a nossa intimidade com o Senhor.

"
Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (disse Jesus em Mateus 6:25-33)

Convido você a fazer uma oração agora mesmo no nome de Jesus. Deus conhece o seu coração profundamente, Ele te criou, sabe o que é melhor para você.

Senhor, meu Deus, eu te louvo pela sua grandeza e poder. Obrigada, Pai, porque podemos te chamar de Pai. Sabemos que tu estás no controle de tudo e tem o melhor para nós. Senhor, obrigada por tudo o que está acontecendo, porque é tudo plano seu para chegarmos à vitória. O Senhor cuida de nós e ainda nas dificuldades o Senhor não desampara o seu povo. Pai, eu te peço agora, em nome de Jesus, que o Senhor derrame seu bálsamo, sua renovação no coração de todas as pessoas que estão lendo este texto. Te peço isso para a Sua glória, meu Deus. Que o Senhor faça na vida dessas pessoas a Sua vontade prevalecer. Tu és soberano, Deus. Confiamos em ti e sabemos que TUDO coopera para o nosso bem. Nos ensine, nos mostre o que devemos fazer para estar sempre no centro da sua vontade e assim sermos verdadeiramente felizes e abençoados. Assim eu peço e creio que já recebi o que pedi, em nome de Jesus, amém.

Que a Paz do Senhor Jesus Cristo preencha o seu coração, a sua casa, o seu ambiente de trabalho e que a luz do Senhor resplandeça sobre a sua vida e a fragância d0 conhecimento de Deus esteja contigo onde quer que você vá!

Amém!





5 comentários:

  1. obrigado pelas mensagem recebidas tem cido de muito valor pra me, que o eterno Deus vos abençoe cada dia

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso estudo. Tudo coopera para o bem daquele que amam a Deus.

    ResponderExcluir
  3. Oi que Deus te abençoe muito, neste seu blog. Que chuvas de bençõs seja derramadas em sua vida.... Brçs.. Irmã em Cristo.. D. Mara......

    ResponderExcluir
  4. Amados deste abençoado site,muitíssino obg por estas palavras tão maravilhosa e obg por me enviar.Que Deus te dê em dobro todas as bênçãos aqui citadas.Muito recebí e digo q amo vcs,Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  5. abençoada seje sua vd sempre!!!!
    recebi esta postagem em meu email,mas foi verdadeiramente resposta do senhor pra mim num momento de grande tribulaçao.DEUS é soberano e usa quem e como quer pra nos abençoar e falar ao nosso coraçao,que ele continue fazendo de vc sempre um vaso de honra abraços

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.