** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








domingo, 10 de abril de 2011

Ser servo e ser livre ao mesmo tempo

"E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos." (Salmos 110:46)

É possível servir a Deus, ser discípulo Dele, e ainda assim ter liberdade? Não somente é possível, como é plano de Deus, comprovado na Bíblia. Mas como entender à luz da Palavra o significado de ser servo e ser livre ao mesmo tempo?

"Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:31-32)

Quando entregamos a nossa vida a Jesus e o reconhecemos como nosso Senhor e Salvador, ou seja, quando acontece o nosso encontro com Deus, a vida é transformada. Jesus vem para preencher o vazio, limpar o que fazia mal, trazer novidade de vida. Ele perdoa os nossos pecados, joga no mar do esquecimento e nos dá um novo começo. Conhecer a Jesus, entregar a via a Ele, é nascer de novo.

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5:17)

Somos chamados para viver num caminho que Ele mesmo preparou.

"Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:10)

Andamos nesse caminho com a instrução e a direção do Espírito Santo. Somos ensinados por Deus através da comunhão com Ele, através da Palavra de Deus.

Jesus disse que conhecer a verdade liberta. Esta verdade é justamente o que Ele tem para falar. Esta verdade é a Palavra. Esta verdade é o próprio Jesus, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6)

Quando uma pessoa escolhida por Deus para viver em Seu caminho abandona ou deixa de priorizar os preceitos e os princípios que o Senhor ensinou, ela volta a viver como se fosse escrava do pecado, escrava das situações que antes a dominavam. Parece que a pessoa "nada, nada e morre na praia", como diz o ditado popular. Por exemplo, gente que se afastou da comunhão com Deus porque mergulhou no trabalho e vive dizendo que falta tempo para tudo. O trabalho virou um ídolo. E a pessoa trabalha, trabalha, trabalha e não sai do lugar.

"Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca." (Salmos 68:8)

Com Jesus, os problemas não deixam de existir para os crentes, mas com Ele vencemos todas as coisas. Esta é a liberdade cristã. Em Cristo somos libertos, podemos todas as coisas Naquele que nos fortalece (Filipenses 4:13).

Uma pessoa liberta, que experimenta a liberdade da Palavra, não se intimida com más notícias. Ela não se conforma com os ditames do mundo, porque sabe que a última palavra é a do Senhor. Uma pessoa que é de Jesus prioriza sua relação com Deus por entender que ela é a base para todas as outras áreas da sua vida. Sem este principio, deixamos de desfrutar da liberdade em Cristo e voltamos a ser dominados por diversas situações e pensamentos.

"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." (Gálatas 5:1)

Servir a Deus, seguir os ensinamentos Dele e viver no caminho do Pai, é algo maravilhoso! É como num casamento. Não é à toa que Jesus trata a igreja, ou seja, os Seus escolhidos, como Sua noiva. Somos a noiva de Cristo.

Num casamento é assim: antes de se casarem os noivos são pessoas livres, mas eles escolhem, decidem ter um compromisso. Ser livre é querer estar "preso" por vontade, como diz um verso de Renato Russo na música, inspirada em Romanos 13, sobre a essência do amor. E quem se entrega a Cristo e passa a ter um compromisso verdadeiro com Ele experimenta não abrir mão de Sua Palavra por nada. Experimenta um amor incondicional que o Pai nutre por nós, pela Sua Graça e não por merecimento. Ser de Cristo é ter liberdade para dizer não para o pecado e não mais ser escravo dele. É ser livre para perdoar. É ser livre para não ter mais espaço para mágoa no coração. É ser livre para ser servo. De Deus, e não mais do pecado, da angústia, do passado e de tudo aquilo que tenta escravizar a pessoa, diminui-la e impedi-la de ter uma vida saudável espiritual, emocional e fisicamente.

A servidão em relação a Deus não é como a servidão do mundo. Ser servo de Deus é ser amado, ser tratado como Ele nos vê: filhos do Altíssimo, criados para as boas obras em Cristo Jesus, feitos para levar a Palavra do Pai a toda criatura, feitos para reinar em vida por meio de Cristo.

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia." (1 Pedro 2:9-10)

Ser servo de Deus é viver a liberdade do Evangelho.

O que é liberto não confunde liberdade com libertinagem.

"Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça." (Romanos 6:1-2; 10-12;14)

Aproveite que você já foi liberto por Jesus e, que por isso o pecado não te domina mais, e viva a liberdade para qual Cristo te libertou. Não é a liberdade do mundo, onde cada um se comporta dizendo que "é dono do próprio nariz" ou onde tudo pode e não há limites para nada. É a liberdade de viver as promessas de Deus sem se intimidar com os obstáculos, com os problemas e com o curso do mundo. Obedeça ao Senhor, Ele tem o senhorio sobre a sua vida e por isso sabe o que é melhor para você.

"O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem, e o que confia no SENHOR será bem-aventurado." (Provérbios 16:20)

Tendo comunhão com Deus, orando, indo à igreja, meditando da Palavra e praticando os ensinamentos, você será honrado e o nome do Senhor será exaltado na sua vida.

"Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito." (Tiago 1:25)

Se você ainda não experimentou a verdadeira liberdade, a liberdade de Cristo, entregue sua vida a Ele e tenha uma vida de verdade e na Verdade.

"Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." (2 Coríntios 3:17)

Deus te abençoe hoje e sempre!





Um comentário:

  1. Amém. Viver a graça e a liberdade que Jesus nos proporciona é melhor do que qualquer tesouro.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.