** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ser espiritual X Ser religioso

Recebi a seguinte mensagem pelo celular de uma irmã em Cristo:

"O VERDADEIRO DISCÍPULO DIZ: EIS-ME AQUI. DEIXE DEUS TE USAR EM TODO TEMPO. ELE NÃO VÊ SUA CAPACIDADE, VÊ SUA DISPONIBILIDADE".

O quanto uma pessoa é importante para nós não pode ser expressado verdadeiramente apenas por palavras. Acredito que mais do que por palavras, são pelos nossos atos que demonstramos o que sentimos por alguém.

Quando apenas FALAMOS que amamos alguém, mas no nosso dia-a-dia maltratamos esse alguém, fazemos coisas que magoam esta pessoa e ignoramos essa atitude estamos nos comportando como aquele irmão que na igreja levanta as mãos para dizer "Aleluia", sabe a Bíblia e cor e salteado, cumprimenta a congregação toda com a Paz de Cristo, mas em casa maltrata a esposa, no trabalho "passa a perna" no colega e no dia-a-dia só se suspeita que ele é crente por causa do adesivo "Deus é fiel" que ele tem em seu carro. Ou seja, o sujeito é apenas um religioso. Ele não tem nada de espiritual.

Esses dias Deus falou muito comigo sobre isso e eu senti a real e urgente necessidade de ser uma pessoa mais espiritual, não me importando com os rótulos sobre qual é a minha religião. Jesus é a verdadeira religião: Ele é a ligação do homem com Deus, porque Ele é o próprio Deus.

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." (1 Timóteo 2:5)

Deus é o maior interessado em que possamos nos relacionar com Ele dentro do propósito Dele: relacionamento de Pai e filho. Foi por isso que Ele veio em carne como filho, na pessoa de Jesus Cristo, para nos ensinar sobre um relacionamento perfeito com Deus.

Um relacionamento perfeito com Deus não acontecerá quando nós formos perfeitos. Se depender da nossa perfeição para isto, estamos fritos! Não somos perfeitos! Mas um relacionamento perfeito com Deus é possível! Basta que estejamos disponíveis para Deus!

O Espírito Santo me trouxe à memória aquele maravilhoso milagre que Jesus operou ao multiplicar pães e peixes, alimentando uma multidão de cinco mil homens, fora mulheres e crianças - historiadores calculam que fossem por volta de 20 mil pessoas.

Só Deus poderia pegar 5 pães e 2 peixinhos e transformar em quantidade enorme para alimentar milhares de pessoas e mais: a ponto de sobrar 12 cestos cheios de comida.

Uma das coisas que chama a atenção neste milagre, foi que houve um primeiro passo de muita fé por parte de um rapazinho que chegou para um dos discípulos de Jesus e disse: "olha, eu sei que não é muito, mas isso aqui é o que eu tenho: são cinco pães e dois peixes".

Eu fico imaginando que neste momento alguns ali devem ser debochado do menino ou acharam que ele estava brincando. Mas Deus nunca brinca com os nossos sentimentos, Ele conhece os corações.

"E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam. E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca." (João 6:8-12)

O menino apresentou a Deus o que ele tinha para oferecer. Ele confiava plenamente no Senhor. Ele não se preocupou com o que achariam dele. Ele não pensou "ah, não vou nem oferecer, não estou capacitado para ajudar em nada". Precisamos entender o seguinte: DEUS NÃO PRECISA DA NOSSA AJUDA. NÓS É QUE PRECISAMOS DA AJUDA DE DEUS. Quando Ele te chama de filho, Ele não pergunta quanto você tem, o que você é porque Ele já sabe tudo ao seu respeito, ama você do jeito que você é. Mas tenha certeza: Ele quer mudar a sua vida. E para isso Ele quer apenas a sua entrega total.

Deus é 8 ou 80. Não dá para ser mais ou menos de Deus. Ou você é cristão ou você não é. Ou você é o mesmo na sua casa, no seu trabalho e na sua igreja ou você é apenas um religioso que verdadeiramente não tem compromisso com Deus e vive de aparência.

"Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração". (1 Samuel 16:7)

Aparentemente era ridícula a ideia de um menino com um cestinho com cinco pães e dois peixes oferecendo isto como alimento para 20 mil pessoas. Mas o Senhor não viu a quantidade, até porque Ele sendo Deus poderia fazer milagre do jeito que quisesse sem precisar de nenhum pão. O Senhor viu a disponibilidade do menino. O "Eis-me aqui" do menino foi o ponto-chave para o milagre acontecer, mais uma vez digo, não que Deus precisasse disso, mas Deus quer relacionamento conosco, quer a nossa participação, o nosso envolvimento.

"Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele." (Marcos 10:15)

Estar envolvido com Deus não é ter uma carteira de membro de igreja, ir aos cultos e ter uma coleção de CDs evangélicos. Ter compromisso com o Senhor é pensar Nele de forma apaixonada, colocando Ele em primeiro lugar em nossa vida, em tudo o que fizermos.

Sabe quando você está apaixonado por alguém? E em tudo o que você pensa está incluída essa pessoa motivadora dos seus suspiros? Que você seja apaixonado por esse Deus, tanto quanto Ele é por você!

Não importa se você só tem cinco pães e dois peixinhos. Não importa se você ainda não conseguiu largar aquele vício maldito que te faz sentir inferior e ter até vergonha de falar com Deus.

Importa é que você se entregue totalmente ao Senhor e entregue o seu caminho a Ele, de uma vez por todas. Chega de ser de Deus só de vez em quando ou só pela metade.

"Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia." (Salmos 37:3-7)

Tenha tempo para Deus, porque viver sem tempo para Deus é perder tempo.

”Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus.” (Daniel 6:10)

Daniel administrava 40 cidades numa época em que não havia avião, telefone, internet. Era uma responsabilidade imensa. A Bíblia diz que ele parava para orar três vezes por dia, mesmo com esses afazeres todos e sem as facilidades da modernidade. Ele nunca mudou essa rotina. Nada era desculpa para Daniel deixar Deus para depois.

Mas o segredo é entender que para Daniel o seu relacionamento com o Pai era prioridade. Ele não arrumava um tempo para Deus simplesmente. Ele arrumava tempo para administrar as 40 cidades, porque a prioridade dele era o Senhor.

Se você parar algumas vezes por dia para falar com o Pai, nem que seja por 5 minutos, isso vai trazer resultados incríveis para a sua vida e em todas as áreas.


Muitas vezes nos queixamos de falta de tempo e gostaríamos até que o dia tivesse 48 horas. Mas se o dia tivesse 48 horas com certeza reclamaríamos e gostaríamos que ele tivesse 96 horas e assim por diante.

Tenha tempo para Deus e Deus fará o seu tempo ser suficiente para tudo. Glorificamos a Deus quando vivemos uma vida equilibrada. Essa é lição que Deus me deu e creio, em nome de Jesus, que de 2012 em diante viverei baseada neste pilar: DEUS EM PRIMEIRO LUGAR.

Deus está em primeiro lugar na sua vida quando você tem tempo para Ele, para aprender mais de Deus, para desfrutar das bençãos que Ele te dá, para viver sua vida familiar com alegria, para viver os sonhos que Ele realiza. Daniel foi muito honrado por Deus.

"E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna." (Marcos 10:29-30)

Jesus está dizendo o seguinte: é impossível que alguém que Me coloque em primeiro lugar e abra mão de coisas que estão ocupando o Meu lugar (primeiro/prioridade) não receba a recompensa cem vezes maior em vida e muito mais na vida eterna!

Deus não quer que você abra mão dos seus sonhos! Ele quer realizar os sonhos que Ele mesmo te deu. Sirva a Deus com tudo o que você tem. Se você é médico, sirva a Deus colocando Ele em primeiro lugar em sua vida e no seu trabalho O sirva também tratando cada um de seus pacientes como Deus te trata. Se você é professor, glorifique a Deus também com o seu trabalho, fazendo o melhor como se fosse para Deus, pois na verdade o é.

Sirva a Deus com os seus cinco pães e os seus dois peixinhos. Isso é ser espiritual. E assim você provará da bondade, do favor, dos milagres de Deus em sua vida! E será usado por Deus para abençoar outras vidas!

Que a Paz de Cristo preencha seu ser e que a maravilhosa Graça Dele te faça se sentir verdadeiramente amado. Esteja disponível como barro nas mãos do Oleiro e você será um lindo vaso de honra para a glória do Senhor!

Um comentário:

  1. Amei Marina! Cada vez aprendo mais. De fato, o Senhor te usa constantemente para falar comigo. É impressionante. Seu blog é minha página inicial.(sem brincadeira).
    Muito obrigada pelas mensagens sempre carregadas de ternura, incentivo e principalmente, FÉ.
    Obrigada mesmo! Beijos

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.