** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Paciência: fruto do Espírito

"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança." (Romanos 5:3-4)

A paciência é um gênero de primeira necessidade na nossa cesta de compras diárias. Ah, se ela realmente pudesse ser comprada no mercado! Tenho certeza de que o dono da fábrica de paciência seria o homem mais rico do mundo! Nem todos nós precisamos de bolo de chocolate ou de uma caixa de parafusos, mas todos nós precisamos de paciência. :)

Mas ainda bem que não precisamos comprar paciência! Ela nos é dada pelo Espírito Santo.

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gálatas 5:22)

A paciência está contida nesses três conceitos bíblicos destacados: longanimidade, mansidão e temperança.

Longanimidade é a capacidade de pensar antes de agir. É o oposto a "pavio curto".

Mansidão é brandura, é a capacidade de controlar o furor, a força. Jesus era manso, mas mostrava força para enfrentar as autoridades poderosas de seu tempo e condenar claramente seus pecados. O cristão tem que mostrar sua sabedoria com mansidão (Tiago 3:13).

Temperança ou domínio próprio: é a capacidade de governar nossos próprios desejos.

Sabe aquela vontade que você tem de dar o troco naquela pessoa que te ofendeu ou foi grossa com você? Você exercendo do domínio próprio é capaz de se controlar. Você tendo longanimidade você pensa antes de agir. Você sendo manso de coração você releva a incapacidade daquela pessoa em ser educada, em agir com sabedoria.

Mas como conseguir isso?

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30)

Conseguimos exercer o fruto do Espírito (entre eles a paciência) aprendendo com a Palavra de Deus, com a intimidade com o Senhor, com o relacionamento com Ele.

Pense numa relação humana: uma amizade que começa e vai evoluindo. Quando vamos ver, os amigos estão parecidos, com os mesmos hábitos, partilhando as mesmas coisas. Assim é com Deus. Quando nos tornamos íntimos Dele vamos aprendendo e tendo hábitos de Deus. Um desses hábitos é a paciência.

Não há fórmulas mágicas para se ter paciência. Paciência é fruto de um relacionamento com Deus. Paciência não é concordar com tudo, mas é ter ponderação para falar sobre seu ponto de vista, para agir em tudo o que fizer.

Que possamos ser mais pacientes em nosso dia-a-dia :)

Deus nos abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.