** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Seja um distribuidor das bençãos de Deus

"Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus." (1 Pedro 4:10)

O que é um despenseiro?

Indo ao dicionário verificamos que despenseiro é o encarregado por distribuir os alimentos que estão armazenados na despensa.

O apóstolo Pedro usou a figura do despenseiro para explicar o papel dos filhos e servos de Deus nesse mundo. Somos despenseiros de Deus, podendo distribuir aos outros o que vem de Deus para nós. Deus não abençoa a sua vida para que apenas você usufrua das bondades dEle.

A alegria de ser usado como canal de benção é experimentada por quem realmente tem o Espírito Santo dentro de si. Crente egoísta não existe, se é egoísta está precisando se converter de verdade.

"Assim, há muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você! " Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês! "Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros". (1 Coríntios 12:20-25 NVI)

Ser um canal de benção é ver Deus usando a nossa vida para tocar e abençoar outras vidas, nas coisas simples e nas coisas mais complicadas.

Se o despenseiro é o encarregado por distribuir os alimentos que estão armazenados na despensa, reflita: NÓS NÃO SOMOS A DESPENSA. A DESPENSA É DEUS! Logo toda provisão, todo bem, toda bondade, vem de Deus, não de nós. Então quando Deus abençoa a vida de uma pessoa através da sua vida, a honra e a glória (glória significa demonstração de poder) pertencem à Deus! O abençoador é Ele!

"Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo." (Gálatas 6:14 NVI)

Não se ache poderoso porque conseguiu resolver o problema de alguém, não receba uma glória que não te pertence. Deus não divide a glória Dele com ninguém. Mas sinta-se feliz por Deus ter usado você para concretizar um plano que Ele tinha a respeito de alguma situação.

É maravilhoso ser usado por Deus! E isso não acontece dentro da igreja, acontece muito mais fora do que dentro do templo. Lá na igreja vamos para aprender a Palavra, prestando culto à Deus, separando um tempo da nossa semana para dizer: Deus, estou aqui porque sou grato pelo Seu amor incondicional e venho aprender mais de Ti para ser uma pessoa melhor e usufruir de tudo o que o Senhor tem para mim!

Mas ser usado por Deus acontece em qualquer momento! Se você está na fila de um hospital e aparece uma pessoa se sentindo pior do que você e você deixa essa pessoa passar sua frente, você está abençoando a vida dela, você está sendo usado por Deus. Se você se pode ajudar alguém que está em dificuldade financeira, você está sendo benção. Quando você se dedica à sua família, você está sendo uma benção para ela. Quando você faz o seu trabalho com amor e empenho, você está sendo uma benção para as pessoas que dependem do seu trabalho.

"Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos". (Gálatas 6:7,9)

Nós somos instrumentos. Deus ama usar o homem para fazer a obra Dele. Deus quer a nossa participação. Deus é um Deus de relacionamento. Ele poderia fazer tudo sozinho, assim como fez o céu, a terra e toda criatura. Ele poderia sozinho abrir uma porta de emprego do nada para um filho dEle que ficou desempregado, mas Ele quer usar pessoas que são sensíveis à voz Dele, pessoas que dizem: Senhor, eis-me aqui! Usa-me!

A despensa de Deus está cheia das promessas, do cuidado, da provisão das nossas necessidades e sonhos. É verdade que existe uma despensa no mundo espiritual, como mostra Efésios 1:3:

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo".

Os lugares celestiais em Cristo armazenam toda provisão que precisamos para viver. Ao meditar nesse versículo, eu vejo como que gavetas espirituais sendo abertas ao som de orações feitas exclusivamente em nome de Jesus, aquele que não só tem poder para abri-las, mas que é a própria gaveta, a própria despensa, a própria provisão!

"Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa." (João 16:24 Nova Versão Internacional - NVI)

Deus quer a nossa alegria completa! E como é bom ser usado por Deus! Deus quer que nós sejamos benção para vida de outras pessoas. Foi o que Ele disse a Abraão:

"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção." (Gênesis 12:2 Nova Versão Internacional)

Se a Bíblia, em Gálatas 3:9, diz que somos herdeiros da promessa juntamente com o crente Abraão significa que tudo o que Abraão recebeu também é nosso direito, garantido pela Palavra de Cristo. Tome posse dessa promessa! Seja uma benção para outras vidas e veja também Deus usando outras vidas para te abençoar!

Nos últimos artigos eu devo ter usado algumas vezes a passagem da multiplicação dos pães e peixes para mostrar o agir milagroso de Deus. Volto a usar esse trecho de João 6:5-12:

"Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que se aproximava, Jesus disse a Filipe: "Onde compraremos pão para esse povo comer? "Fez essa pergunta apenas para pô-lo à prova, pois já tinha em mente o que ia fazer. Filipe lhe respondeu: "Duzentos denários não comprariam pão suficiente para que cada um recebesse um pedaço! " Outro discípulo, André, irmão de Simão Pedro, tomou a palavra: "Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente? " Disse Jesus: "Mandem o povo assentar-se". Havia muita grama naquele lugar, e todos se assentaram. Eram cerca de cinco mil homens. Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes. Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: "Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado". Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido." (Jesus 6:5-13)

O menino queria ajudar! Com o pouco que ele tinha, mas ele queria ser usado por Deus. E Jesus fez esse tremendo milagre a partir do pouquinho que o menino tinha. Porque Deus faz coisas extraordinárias a partir de coisas muito simples. Ele vê a simplicidade do seu coração!
Ouça essa canção linda do grupo "Quatro por Um", que conta lindamente essa história e o agir de Deus usando o pouco que o homem pode oferecer. É assim que Deus faz, usa quem Ele quer para me abençoar, para nos abençoar!


Que você tenha uma semana abençoada, trabalhando como despenseiro da multiforme Graça de Deus! Em nome de Jesus, amém!


Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo
Efésios 1:3
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo
Efésios 1:3

Um comentário:

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.