** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








terça-feira, 15 de maio de 2012

O que você precisa saber sobre CONFISSÃO

Para começar eu gostaria de dizer que de todos os artigos que foram escritos e publicados neste blog, este é um dos mais importantes, senão o mais importante. Portanto antes de continuar a ler, ore a Deus pedindo a Ele que abra o seu entendimento, ilumine os seus olhos espirituais, para que Ele te revele a vontade Dele e que você venha a dar muitos frutos para Deus e usufruir de uma vida vitoriosa em todas as áreas, como é da vontade Dele. Faça aí sua oração com simplicidade. Deus não precisa de palavras rebuscadas, Ele é seu Pai. Basta que você ore em nome de Jesus pedindo e Ele fará. 

Bom, agora que você orou eu creio que Deus vai te revelar preciosidades e arrancar de você conceitos errados que andam te impedindo de viver na plenitude das coisas de Deus. 

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (1 João 1:9)

Guarde bem esse versículo, pois depois voltaremos a vê-lo. 

A maioria das pessoas - tanto quem nasceu em berço evangélico como quem conheceu a Palavra de Deus e teve uma experiência com Deus depois de adulto, vindo de outras religiões  - parece ter uma ideia equivocada sobre o que significa se confessar. 

Eu, por exemplo, estudei durante toda minha infância e parte da adolescência em um excelente colégio católico. Lá o termo confissão sempre era declarado com a necessidade de confessarmos nossos pecados a  Deus e ao padre. Mais tarde descobri que biblicamente isso é um erro. 

Assim como é um erro declarar nossos pecados para o pastor, para qualquer sacerdote de qualquer religião que seja. Nenhum deles, por mais espirituais que sejam ou pareçam ser, têm o poder de perdoar nossos pecados. Esse poder pertence somente a Deus. Você pode até desabafar com as pessoas se quiser, mas contar a elas seus erros achando que assim será perdoado é um equívoco. 

No original grego a palavra CONFESSAR é HOMOLOGEO, que significa DIZER A MESMA COISA QUE DEUS DIZ. 

Confessar no sentido puro e verdadeiro, de acordo com a Bíblia, portanto é FALAR O QUE DEUS FALA. É entrar em concordância com o que Deus diz a nosso respeito. E se o que Deus diz é a Verdade (Ele é a própria Verdade) é com isso que eu devo concordar e assim essa verdade se manistesta!

Tudo aquilo com o qual eu concordo, eu declaro. Confessar é concordar com Deus. Confessar não é falar o quanto eu sou pecador, miserável, falar que só faço besteira, que eu não presto. Isso não é confissão! Sim, você erra e eu também. Deus sabe das nossas condições humanas. Todos os dias pisamos na bola em alguma coisa. Temos defeitos, mas quando Deus nos olha Ele nos olha segundo o Sangue de Jesus. E pelo Sangue de Jesus, no espírito somos perfeitos! Na carne temos defeitos. Errou? Peça perdão a Deus, se aproxime dele não se achando um derrotado, um fracassado, porque se você é um espírito com Ele você é mais que vencedor. Aproxime-se de Deus reconhecendo que errou, mas declarando imediatamente o que a Palavra diz a seu respeito.

Quer um exemplo? Vamos supor que você tenha cometido um erro e isso não sai da sua cabeça. Está sobre você um sentimento de condenação que não te deixa em paz. O que você deve fazer? "Oh, Deus, como eu sou ridículo, nem sei como o Senhor me ama! Será que o Senhor me ama mesmo? Eu não mereço! Oh, Deus!" Meu irmão, eu repreendo esse pensamento diabólico em nome de Jesus! 

Deus te ama incondicionalmente! O que você deve fazer nesse caso é CONFESSAR = FALAR O QUE DEUS FALA A SEU RESPEITO. E uma declaração saudável seria essa: Senhor, eu posso até não me sentir perdoado porque os meus sentimentos podem me enganar, mas eu CREIO que eu já fui perdoado porque a Palavra diz que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus!

CONFESSAR não é falar qualquer coisa! CONFESSAR é falar de acordo com o que Deus diz, portanto é fundamental ler a Bíblia, conhecer a Palavra para que você declare o que está nela.  


PECAR é errar o alvo. Se você, por exemplo, não consegue deixar uma prática que você sabe que te faz mal, você está errando o alvo, está pecando. O que você deve fazer? Falar que você não presta? Falar que você não consegue? Falar que não tem jeito? Bom, amado, não é isso que Deus fala sobre você e se você dá uma declaração totalmente oposta ao que Deus diz, simplesmente você está chamando Deus de mentiroso. 


FALE O QUE DEUS FALA! Você pode sim conseguir porque a Bíblia diz que você tudo pode Naquele que te fortalece! A Bíblia diz que o pecado não tem mais domínio sobre você! Você pode deixar todas as práticas que te fazem mal porque Deus é contigo! Simplesmente FALE O QUE DEUS FALA! Abra a sua boca e confesse essas verdades! Não pelo o que você vê ou sente, mas porque CRÊ que aquilo que Deus fala sobre você é a verdade, por mais que você ainda sinta muita vontade de praticar algo que você sabe que é errado! A Palavra vai virar esse jogo! 


"Está escrito: "Cri, por isso falei". Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos". (2 Coríntios 4:13)

De uma vez por todas corrija na sua mente o significado dessa palavra, que foi distorcido pelo sistema tradicional religioso e usado por Satanás para impedir o povo de Deus a entender, reconhecer e receber seus direitos como filhos de Deus!

Porque se você se acha incapaz, se você se vê como um perdido, pecador desgraçado, você nunca vai receber de Deus o que Ele tem para você. Da sua boca só saem palavras de derrota. Mude isso agora, meu irmão, em nome de Jesus! O que falamos tem muito poder, diz a Bíblia. Tiago falou que o poder da morte e da vida estão na LÍNGUA. E não no diabo. O que você fala influencia poderosamente a sua vida. Portanto, FALE O QUE DEUS FALA, ou seja, CONFESSE a Verdade.

CONFESSAR É FAZER UMA DECLARAÇÃO QUE MOSTRA QUE EU CONFIO QUE AQUILO QUE DEUS FALA JÁ EXISTE E VAI SE CONCRETIZAR. Lembre-se do capítulo 1 de Gênesis, que mostra como Deus criou o mundo: FALANDO! Pelo poder do falar! "E Deus disse" aparece dezenas de vezes! 

"Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível"(Hebreus 11:3 NVI)

Se seu corpo está com dores e o diagnóstico não é favorável, o que você deve fazer? Proclamar a todo instante que está doente? Não! Pare de valorizar o que você sente. Nós andamos pelo que CREMOS, e não pelo que vemos ou sentimos. CONFESSAR É COLOCAR O FOCO EM DEUS. Não é ignorar as circunstâncias, é reconhecer que elas existem, mas saber e declarar que o nosso Deus é maior que todas elas.

O que você deve fazer é CONFESSAR A VERDADE. E o que é a verdade quando o assunto é doença? Isaías 53: pelas pisaduras de Jesus já fomos sarados! Quando você abre a boca para falar isso, você está falando o que Deus diz que é a verdade. Ou seja, você está confessando! E a Palavra traz à existência aquilo que ainda não existe.

De tanto você falar o que Deus fala, a vida de Deus produz em você aquilo que Ele diz! O corpo vai reagindo à Palavra declarada, vai mudando e pronto! Você fica curado! O médico pode não entender como, nem você mesmo. Mas o poder de Deus é algo que a medicina não explica. E isso foi possível porque você se recusou a enaltecer o que viu e o que sentiu. Você se recusou a concordar com o poder da doença e colocou o seu FOCO EM DEUS, você confessou as verdades da Palavra e elas se manifestaram na sua vida! Não precisamos falar o que achamos ou sentimos e sim o que cremos porque o justo vive pela fé e sem fé é impossível agradar a Deus!

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (1 João 1:9)

Vamos destrinchar esse versículo de acordo com o pensamento de Deus. Se confessar é falar o que Deus fala, temos: Se FALARMOS DOS NOSSOS PECADOS O QUE DEUS FALA, ele é fiel e justo para perdoar...

Vejamos: o que Deus fala dos nossos pecados?

"Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz". (Colossenses 2:13-14)

Deus diz dos nossos pecados que eles foram TODOS perdoados! Portanto é assim que Deus nos vê: perdoados! Quem somos nós para não nos vermos assim? Podemos confiar nisso, a própria Bíblia diz isso:

"Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade".(Hebreus 4:16)

Quão poderosos são os crentes em Jesus que conhecem e que confessam a Sua Palavra! Ou seja, que conhecem e concordam e falam o que Deus fala! Glória a Deus! Tenha uma semana maravilhosa em nome de Jesus!




2 comentários:

  1. Òtimo estudo. Já vi muitos crentes confessando de forma errada sobre si, se chamando de pecadores, miseráveis... Enfim, que Deus possa fazer com que essas pessoas se enxerguem como verdadeiros e amados filhos de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Amém!
    Muito bom esse texto, mais uma vez me abençoou muito. Bjs!

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.