** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

SAULO FOI TRANSFORMADO EM PAULO?

Paulo nunca deixou de ser Saulo, nem Saulo deixou de ser Paulo. Deus não mudou o nome dele quando ele teve um encontro com o Senhor. Não há sequer um versículo bíblico que diga que o nome de Shaul (original hebraico) ou Saul ou Saulo (“aportuguesados”) foi mudado por Deus. Deus mudou o nome de Jacó, de Abrão, de Sarai, mas de Shaul não. Ele se chamava Shaul e continuou sendo chamado de Shaul. Mas ele também tinha o nome de Paulo, pois tinha dupla cidadania, sendo também cidadão romano. 



Ele não ganhou o nome "Paulo" após ter reconhecido que Yeshua (Jesus) era o Messias de Israel. O importante de ter essa informação é entender que ele não ganhou um nome romano (Paulo) após se voltar para Jesus. Foi uma doutrina anti Israel que levou a esse falso ensinamento. Esse raciocínio é uma interpretação com um fundo anti-semita que condiz com o que a Igreja Católica Romana tentou empurrar pela goela das pessoas e conseguiu em grande parte, sendo seguida pela maioria dos meios teológicos cristãos. Dizer que Saulo/Shaul passou a se chamar Paulo (um nome romano) após o encontro com o Salvador é uma mentira. Ele sempre teve os dois nomes por causa de sua dupla cidadania. 

A única intenção desse falso ensino é induzir as pessoas a acharem que Shaul deixou o judaísmo, deixou de ser judeu e se converteu ao cristianismo e que o judaísmo era o que fazia Shaul perseguir os seguidores do Messias, o povo do “Caminho’. Quando na verdade o próprio Yeshua, sendo judeu, pregava a Torá e os profetas, pois a Torá e os profetas falam a respeito Dele. O apóstolo Shaul/apóstolo Paulo deixou bem clara a sua identidade. Na maioria das traduções da Bíblia (inclusive uma das mais conhecidas, a João Ferreira de Almeida – que foi um padre católico que nunca deixou o catolicismo) Shaul é chamado de Shaul ou Saul ou Saulo até o momento em que o Senhor aparece pra ele em Damasco. 

Depois desse momento as traduções não chamam mais Shaul pelo nome hebraico dele, seu nome original. E sim pelo nome romano. Uma forma sutil para tentar passar a ideia de que o Shaul judeu e mestre da Lei ficou para trás. Mas ele mesmo diz: “Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui educado rigorosamente na Lei de nossos antepassados, aos pés de Gamaliel, sendo tão zeloso por Deus, assim como estais sendo vós neste dia" (Atos 22:3) 

Sabemos pela Bíblia que Shaul fez o voto de nazireu (raspar cabeça, não tocar em pessoas ou animais mortos, não beber vinho) e circuncidou Timóteo. Um cristão faz essas coisas? Não. Jamais ele poderia ser fundado ou ajudar a fundar alguma outra religião, no caso o cristianismo. Essa na verdade é uma lenda católica abraçada por outros setores do cristianismo protestante. Saul ela muito zeloso da Lei, era uma grande autoridade no Sinédrio (Suprema Corte ou Supremo Tribunal da época, digamos assim) e tinha carta branca para perseguir os israelistas que criam e seguiam o testemunho de Yeshua. Esses israelistas eram chamados de nazarenos ou messiânicos. Não de cristãos. Shaul perseguiu esses hebreus crentes no Messias e a caminho de Damasco o próprio Senhor Yeshua apareceu para ele e a partir daquele momento Shaul foi direcionado por Deus a pregar a Palavra do Eterno tendo a mensagem do Messias Jesus como a salvação aos gentios. Deixou de ser perseguidor e passou a ser perseguido.

"Contudo, sabendo Paulo que uma parte do Sinédrio se compunha de saduceus e outra de fariseus, bradou diante de todos: “Irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus. Eis que estou sendo julgado por causa da minha esperança na ressurreição dos mortos!”(Atos 23:6). Note: ele não falou que tinha sido fariseu. Ele disse no presente: "sou fariseu". 

Aliás, o sistema romano (e pegando carona grande parte da teologia sistemática cristã) também fez de tudo para distorcer o sentido do ser fariseu. Foi graças aos fariseus que as Escrituras foram popularizadas, pois eles criaram um sistema de ensino da Palavra. Jesus quando repreendia aos fariseus, repreendia a uma parte dos fariseus: aos que eram hipócritas. Tanto que o Nosso Senhor mesmo disse em Mateus 23 para seguirmos tudo o que os fariseus mandavam na lei, mas para não nos comportarmos como eles, pois eram hipócritas, não viviam o que pregavam. 

"Então, Jesus pregou às multidões e aos seus discípulos: “Os escribas e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Fazei e obedecei, portanto, a tudo quanto eles vos disserem. Contudo, não façais o que eles fazem, porquanto não praticam o que ensinam". 

O que ficou mesmo para trás na vida do rabino Shaul não foi a Lei, pois ele mesmo disse em Romanos 7 que a lei do Senhor é santa, justa e boa. Em II Tm 3: 16,17 lemos: “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça…”. Ora, que Escritura é esta a que Paulo se refere? Naquela época não existia ainda o que se chama de Novo Testamento. Assim, a expressão “Toda Escritura” se refere obviamente ao Antigo Testamento. 

O que ficou pra trás na vida de Paulo foi o véu que foi tirado e ele passou a ler Moisés, a lei, com os olhos iluminados. O mesmo acontece quando qualquer pessoa passa a lei o Antigo Testamento enxergando o Messias nos escritos. Tudo fala a respeito Dele. Toda a lei fala de Yeshua, Ele é a Torá viva, o Verbo que se fez carne. O apóstolo Shaul recebeu essa missão de Deus de levar a Torá aos gentios por meio da Obra Redentora de Cristo. Ele pregava aos judeus também, mas o foco era os gentios. 

Paulo foi enviado ao povo que não era judeu para explicar que em Yeshua se cumpriu a Nova Aliança profetizada em Jeremias 31 e que os gentios crentes em Yeshua agora faziam parte da comunidade de Israel. "Estão chegando os dias", declara o Senhor, "quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá". Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles", diz o Senhor.Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior", diz o Senhor. Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. (Jeremias 31:31-34). 

Infelizmente por causa desses ensinos anti-semitas, anti-Torá, anti-Deus, a igreja se dividiu. Paulo mesmo disse que a igreja é apenas uma, há apenas uma noiva. A igreja, a familia de Deus é feita de judeus e gentios. Somos um no Messias. Israel é a Oliveira, alguns ramos (judeus) foram quebrados pois não reconheceram Yeshua como Salvador e Messias e por isso os gentios, as oliveiras bravas, os matinhos, os zambujeiros, foram enxertados na Oliveira, participante da mesma seiva. Somos um.
Grande parte do cristianismo (católico, ortodoxo, protestante, luterano, evangélico) entende e propaga que Deus rejeitou Israel porque Israel rejeitou o Messias. A verdade é que parte dos judeus fizeram isso, mas o Senhor permitiu para que os gentios fossem alcançados. Não podemos esquecer que a maioria dos primeiros crentes em Yeshua eram judeus. 

Olha o que Paulo diz sobre isso: "Indago, portanto: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De forma nenhuma! Ora, eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não desprezou o seu povo, o qual de antemão conheceu" (Romanos 11:1).

É com primor que Paulo explica tudo isso: 

"Uma vez mais pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem prostrados sobre a terra? De forma alguma! Antes, pela sua transgressão veio a salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel. Contudo, se a transgressão deles constitui-se em riqueza para o mundo, e o seu insucesso, fortuna para os gentios, quanto mais significará a sua plenitude! Agora estou falando a vós, gentios. Considerando que sou apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério, na expectativa de que, de alguma forma, possa instigar ciúme entre meus compatriotas a fim de que alguns deles sejam salvos. Porque, se a rejeição deles significa a reconciliação do mundo, o que será a sua aceitação, senão vida dentre os mortos? 

Se é santa uma parte da massa que é oferecida como as primícias dos frutos, a massa toda igualmente o é; se a raiz é santa, todos os ramos também o serão. E se alguns dos ramos foram podados, e, tu, sendo oliveira brava, foste enxertado entre outros, e agora participas da mesma seiva que flui da oliveira cultivada, não te vanglories contra esses ramos. Porém, se o fizeres, recorda-te, pois, que não és tu que sustentas a raiz, mas, sim, a raiz a ti. Então, vós direis: “Os ramos foram cortados, para que eu fosse enxertado”. É verdade. Entretanto, eles foram podados por causa da incredulidade deles.

Porém, tu, que permaneces firme pela fé, não te envaideças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os próprios ramos naturais, de igual maneira não poupará a ti. Considera, portanto, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para contigo, desde que permaneças firme na bondade dele; do contrário, também tu serás excluído. E quanto a eles, caso não permaneçam na incredulidade, serão reconduzidos, porquanto Deus é poderoso para enxertá-los novamente. 

Afinal de contas, se tu foste cortado de uma oliveira brava por natureza e, de forma sobrenatural, foste enxertado na oliveira cultivada, quanto mais serão enxertados os ramos naturais em sua própria oliveira? Irmãos, não quero que ignoreis este mistério para que não sejais presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegue a plenitude dos gentios.E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade". (Rm 11:11-26).

Tanto faz chamar Paulo de Saulo, Shaul ou Saulo ou Paulo. Mas precisamos entender os motivos por detrás dessas coisas que nos foram ocultas, mas que aprouve ao Senhor começar a revelar. 

“Ora, o Eterno é UM SÓ, o qual justificará por Fé o judeu e pela mesma Fé o gentio, anulamos a Torá/Lei por cauda desta Fé?, Nunca, de maneira nenhuma, antes, confirmamos a validade da Torá/Lei”.(Romanos 3:30 e 31)

Meditem e sejam abençoados pela prática da Palavra! Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.