** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

VOCÊ SERVE A DEUS CORRETAMENTE?

Você já se fez essa pergunta?

“Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus.” (Romanos 7:4)

Grande parte dos cristãos não entende o que é a lei e também não entende o que significa quando a Bíblia diz que morremos para a lei. Que lei é essa? É a lei de Moisés, que começou com os dez mandamentos enviados por Deus a Moisés, que liderava o povo judeu desde que o Senhor o chamou para esta missão, que começou com a libertação do povo da escravidão em que viviam no Egito. A lei começou com dez mandamentos, mas ao longo do tempo foram sendo introduzidos vários preceitos que chegam a cerca de 613 ordenanças. Guardar dias de luas, sábados, não comer certos tipos de alimentos, jejuns com o objetivo de purificar-se para Deus, quando hoje, por causa do que Jesus fez na cruz, fomos purificados pelo Seu sangue e não são mais as obra da carne que precisamos, pois o Espírito com Sua obra em nós é o que nos santifica verdadeiramente.

“...sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.” (Gálatas 2:16)

A Bíblia diz a respeito dos dois pactos bem diferentes: a lei e a graça, ou seja, a Antiga Aliança, feita pela lei de Moisés, e a Nova Aliança, pelo sangue de Jesus. Por não entenderem essas diferenças, a maioria dos cristãos mistura lei com graça. Dizem que estão debaixo da graça de Deus, mas continuam a cumprir ordenanças do tempo de Moisés, quando a Palavra diz que Jesus acabou com a lei.

“Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.” (Romanos 10:4)

Desta forma, se você não compreende que não precisa mais fazer coisas da lei porque Jesus fez tudo por você e você continua fazendo, você está sendo desobediente. Mas se você ainda não compreende, Deus lhe revelará através da Palavra Dele. Paulo explicou essa diferença aos romanos através de uma ilustração sobre casamento e viuvez. Veja em Romanos 7:2-4.

“Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal. De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias. Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus.”

Ou seja, quando Jesus morreu, isto é, sua carne foi entregue por nós, pelos nossos pecados e Ele encravou na cruz toda condenação que estava sobre os homens e quando Ele ressuscitou deixamos de seguir o Jesus da carne e passamos a servir o Jesus glorificado, o que ressuscitou, o que vive e reina para sempre.

Agora que Jesus ressuscitou você pertence a Ele, ao Jesus que vive, não ao Jesus com uma coroa de espinhos, mas ao Jesus com uma coroa de glória. Foi Ele que te comprou a preço de sangue. Ele te chamou. Você é um espírito com o Senhor (1ª Co. 6:17). Você não serve ao Jesus da lei, ao Jesus que cumpriu toda a lei e disse “está consumado”. Você serve ao Jesus que ressuscitou. Esta é a Nova Aliança! Agora o justo vive pela fé! Não pela carne, não pelo o que vê!
"Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?" (Gálatas 3:2;3;5)

Mas o que vemos mundo afora é o quê? Crentes lavados e redimidos no Sangue de Jesus vivendo pela carne. Sacrifícios, correntes, achando que para receber uma benção tem que levar um objeto “ungido” consigo. A fé fica onde? Nos objetos? Naquilo que acaba? A glória de Deus se manifesta em objetos ou em vasos de honra? Amados, a fé é a certeza das coisas que se esperam. A fé é na mente, no coração. Não está em objetos e sim em nós.
“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.” (Efésios 3:20)

Alguém pode dizer “ah, mas eu fiz a campanha do pão e do vinho e a minha família se converteu”. É mesmo? Então a Palavra de Deus precisa de algo perecível para acontecer ou ela acontece porque Deus mesmo vela para que ela se cumpra? Se você fez uma campanha e Deus te deu a vitória não foi pela campanha, foi pela sua fé, porque Deus é misericordioso e não olha a aparência, olha o coração. Se numa igreja o pastor convocar os membros para uma campanha, por exemplo, para Deus abrir portas de emprego e o Zezinho, desempregado, não se envolver, ele será tachado de homem sem fé”. Porque o homem vê pela aparência, o homem quer ver o Zezinho lá com a carteira de trabalho respingada de óleo ungido.

Mas Deus vê o coração, Deus não precisa que você faça isso. Ele te sonda e te conhece. Além do mais, óleo ungido é o símbolo do Espírito Santo. Mas por causa do que Jesus fez, hoje aquele que recebe o Senhor como Salvador, é um espírito com Ele. Não precisa mais de símbolo, porque é o próprio Espírito que habita nele. Está selado com o selo da promessa para sempre (Efésios 1:13). Muitos não compreendem essas verdades e por isso estão servindo a Deus, como Paulo disse, com zelo, porém sem entendimento.

“Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.” (Romanos 7.6)

Agora você vive pela fé no que Jesus fez e te prometeu. É por graça! Mas não ache que é porque vivemos pela graça e não precisamos mais seguir a lei de Moisés é que não há regras. Não se engane. Aliás, em muitos casos é mais difícil viver santamente na graça. Por exemplo: na lei de Moisés você poderia apedrejar uma prostituta ou uma adúltera. O que Jesus ensinou? Perdoe. Na lei o adultério era consumado quando houvesse flagrante. E na graça? Jesus disse que só em você pensar estar com outra pessoa senão o seu marido, isso já é adultério. Fomos chamados para a obediência. Não mais para o sacrifício da carne.

“Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” (Romanos 6:15-16)


Convido a você que está lendo esse recado a ir à seção de downloads de estudos e fazer uma leitura do estudo bíblico “O JEJUM QUE DEUS QUER” . Não é um estudo apenas sobre o tipo de jejum que Deus quer de nós, mas é um tratado para que você, entenda à luz da Palavra de Deus, a diferença entre o velho e o novo pacto e o que você deve saber para servir a Deus em espírito e em verdade e frutificar sobremaneira para o Senhor.

“Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.”
(Romanos 11:6)

Graça e Paz!

Um comentário:

  1. Como eu poderia estar fazendo o downloads de estudo de O Jejum que Deus quer. Pois tentei e não consegui por favor.

    rcsseguros@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.