** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








terça-feira, 28 de abril de 2009

Campanhas e correntes: o crente precisa disso?


                                                            Fotos: Divulgação/Internet

Como todo modismo, eu quero crer que um dia isso vai passar. Pelo título já deu para perceber que estou falando de um artifício muito utilizado nos últimos anos por igrejas evangélicas: as campanhas ou correntes.

É artificial no sentido literal da palavra. É uma criação humana. Não faz parte dos mandamentos de Jesus a necessidade de se fazer campanhas para ver Deus operar.

Apocalipse 22:18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro”.

Este artigo quer propor a todos os cristãos que amam a Jesus e Sua Palavra a rever os conceitos, a voltar à genuína graça de Deus. O que está na Palavra é suficiente para vivermos uma vida de abundância e de intimidade com Deus. Não é preciso inventar nada, não há necessidade de se adotar estratégias humanas para convocar o povo para orar. Deus não precisa de ajuda! A obra Dele é perfeita.

“Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.” (Gálatas 1:6-8)

O que mais se tem feito atualmente no meio evangélico é acrescentar coisas à Palavra. Coisas estas que não são da recomendação de Deus ao ensino do modo de viver cristão. E toda vez que se é acrescentado algo na Bíblia o resultado é a destruição. Por quê? Porque se a Palavra de Deus é perfeita (e ela é) não há necessidade de se inventar mais nada, apenas de viver por fé naquilo que está escrito. Deus quer que Seu povo viva de acordo com a Sua Palavra. As pessoas parecem não perceber, mas essas “novidades” apresentadas como “atitudes de fé” estão na verdade dizendo “olha, Deus, estamos fazendo isso para dar uma ajudinha pro Senhor. É que as pessoas não estão entendendo, então fazendo assim fica mais fácil”. Sabe o que é isso? É dizer ao Oleiro como Ele tem que fazer a obra. É querer as coisas do jeito humano e não do jeito de Deus. Isso é soberba. É não acatar a soberania de Deus. PARA TER ATITUDE DE FÉ É PRECISO VIVER REALMENTE POR FÉ. FÉ É O QUE SE ESPERA, SE TEM CERTEZA, APESAR DE NÃO SE VER. COMO EU POSSO TER UMA ATITUDE FE FÉ ME APEGANDO A COISAS MATERIAIS?

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” (Provérbios 16:18)

Tanto isso é verdade que hoje se vê uma igreja neurótica, ministérios frios e uma multidão de evangélicos afastados da casa de Deus. A paz de Deus que excede todo o entendimento fica só nas páginas da Bíblia porque a Palavra não está sendo praticada. Ela está sendo usada para justificar práticas, o que é bem diferente. A Bíblia diz “se creres verás a glória de Deus”. Basta crer! Deus nos deu o dom da fé para isso. Os dons e a chamada são irrevogáveis (Romanos 11:29), não se perdem! Basta crer, a fé é suficiente. As obras da fé não estão baseadas em coisas visíveis, mas em coisas invisíveis. 

Por exemplo, a Bíblia diz que o Senhor jogou o nosso passado pecaminoso no mar do esquecimento. Que agora que temos Jesus como Senhor e Salvador somos novas criaturas, chamados para viver uma vida com Deus. Mas por conta dessas “novidades” religiosas vemos por aí  pessoas amadas por Jesus, lavadas e redimidas no Sangue do Cordeiro, fazendo regressão ao últero da mãe para entender traumas do passado! Ou seja, estão dizendo: “Deus, a Sua Palavra é mentirosa”. Porque se Deus fala “esquece o que passou, agora viva por fé nas minhas palavras” e a pessoa resolve através de um ensinamento satânico ver lá no passado porque ela era assim e assado, está contrariando Deus! Obedecer é melhor que sacrificar.

Nesta onda de invenções, as campanhas e correntes que podem parecer muito espirituais, mas devem ser vistas com bastante cautela pelo povo de Deus. As pessoas precisam pensar como a Bíblia diz.

“Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo” (I Co 2:16).

Ou seja, nós temos a mente protegida pela Palavra. Devemos conferir coisas espirituais com coisas espirituais. Mas as pessoas não estão estudando a Bíblia. Estão ocupadas em correntes, campanhas, almoços, cházinhos etc. Não param para analisar “isso é de Deus? O que a Bíblia diz sobre isso? Isso está na Bíblia? “. Se não está na Bíblia, não é para nós. Nossa mente deve estar em sintonia com Deus sempre.

“e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (II Co 10:5b)

 A Bíblia é clara e evidencia a vontade de Deus para nós, o que agrada e o que desagrada ao Senhor. Veja comigo este trecho da carta aos Romanos. Capítulo 12, versículos 1 e 2.

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Paulo diz que o que é agradável a Deus é o nosso culto racional. Ou seja, é você saber com consciência a quem você está cultuando. Não tem nada a ver com transe coletivo. É raciocínio com a mente de Cristo. É saber e entender que na hora que você está em um culto você está ali porque Deus te chamou e se Ele te chamou Ele tem o melhor para sua vida. Basta você crer nisso, sem se importar com as consequências, e não desistir. Persistir, orar e nunca esmorecer.  A mudança de vida é através da mudança da mente e isso é feito pela Palavra. Se antes você pensava em desistir, hoje você conhece a Palavra e sabe que o Senhor é contigo, que Ele te dá forças, que Ele te direciona. É pela Palavra que vencemos, tomamos posse das promessas e fazendo isto vamos viver, vamos experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. A Palavra é suficiente para nos levar a esse nível de vida espiritual.

O povo de Deus precisa crer e confiar no que Deus promete. Essas campanhas e correntes funcionam como uma barganha com Deus. Na verdade, uma espécie de “pagar pra ver”. As pessoas vão para ver se funciona. Se fosse um culto normal talvez não a igreja não ficasse tão lotada. Mas é só pendurar uma faixa assim: “Campanha do pão: venha 7 quartas-feiras e receba o milagre nas suas finanças” para encher a igreja. A pessoa vai leva um pão pra casa e ignora que o Pão da Vida é suficiente e que não se vive pelo o que vê e sim pelo o que crê.

Um misticismo evangélico que dá nojo. É rosa, é arruda, é fita, é aliança de plástico para simbolizar aliança com Deus, como se a Nova Aliança feita pelo Sangue de Jesus tivesse sido em vão! É triste ver um povo pelo qual Jesus morreu na cruz ficar acreditando e pautando sua vida espirtiual nesse tipo de coisa que não tem o menor fundamento bíblico. Achando que uma rosa liberta, uma rosa tira espírito mal de dentro de casa. Parece um teatro de fantoches. 

Verdade que há muitos testemunhos em campanhas, mas sabe porquê? Porque Deus vê a fé da pessoa e Ele é misericórdia. Ele não vai deixar de abençoar a pessoa que está crendo no poder Dele, apesar de ela não entender que não precisa de uma campanha para alcançar o favor de Deus. Mas a vontade de Deus é que vivemos pela graça, por que a graça Dele nos basta! Maturidade espiritual! 

Estão usando a Bíblia para fazer marketing nas igrejas, em vez de empregar a Palavra de Deus para levar conhecimento ao povo. Por exemplo, vemos na foto postada no início da mensagem. Lenços ungidos...será que era o apóstolo Paulo distribuía seus lenços? Aliás, ao povo é que levava peças de Paulo para casa e não o contrário. Se Deus curou através das peças de Paulo com certeza seria por causa da misericórdia Dele com a ignorância do povo. 

"E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles." (Romanos 16 : 17)

Deus quer um povo que ande por fé! Um povo que acredita na Palavra Dele! Se Deus disse, eu acredito, vai acontecer, não preciso de ir numa corrente, numa campanha, eu só preciso de crer com todo o meu coração e não duvidar de jeito nenhum! Jesus morreu na Cruz, pagou um preço altíssimo pela nossa salvação e para herdarmos as promessas. Que Deus é esse que depois de ter feito tudo isso e ter falado TUDO ESTÁ CONSUMADO, exige que você faça campanhas e correntes para ser abençoado? Ele disse o seguinte:

Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7)

É a Palavra que tem que permancer, não o misticismo!

Jesus por acaso ensinou a fazer campanhas? Vamos fazer uma campanha pra Deus curar! Que isso! Obra de Deus não é obra do mundo. No mundo as pessoas fazem campanhas, passeatas pra chamar atenção do governo e conseguir um aumento ou outra reivindicação atendida.

A oração do justo pode muito em seus efeitos, a oração da fé levanta o abatido, cura enfermos. Inventam campanhas porque isso é lucrativo. Ou existe campanha sem envelopes? E gera mais lucro pq ensinam as pessoas a dependerem de campanhas. É como uma muleta espiritual. A pessoa vai sendo condicionada a pensar que pra ela ser abençoada ela tem que participar da campanha tal. Mas não é isso que a Bíblia diz. A Bíblia diz SE CRERES VERÁS A GLÓRIA DE DEUS. Temos que agir por fé sempre! Porque sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:16). 

“Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (II Pedro 1:3)

É conhecendo a Palavra que as bençãos se materializam! Porque está escrito, Deus falou, então eu creio, recebo e não duvido. O que acontece? A benção se manifesta! Eu tenho que usar a fé e a fé é da mente e do coração para a boca: CRI, POR ISSO É QUE EU FALEI (II Co 4:13). Se está escrito FOMOS SARADOS PELAS CHAGAS DE CRISTO, a doença aparece e nós, por crermos na Palavra, a confessamos independente do que o diagnóstico médico diga e aí a cura se manifesta porque mantivemos a nossa confiança! E a boca fala o que está cheio o coração.

Você lê na Bíblia milagres que Jesus fez quando esteve aqui na Terra. Feitos maravilhosos: Ele fez mulher estéril ser mãe, cego recuperar a visão, coxo andar, morto reviver. E nenhum desses irmãos levou uma rosa ungida para casa ou participou do desafio da cruz. Foi tudo por fé em Jesus! E Jesus para fazer esses milagres hoje precisa de que seu povo fique de campanha em campanha, andando de muletas espirituais? Ou Ele é o mesmo?

“Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.” (Hebreus 13:8)

TEMOS QUE VIVER PELA FÉ NO QUE ESTÁ ESCRITO NA PALAVRA DE DEUS. A fé está no seu coração que o Senhor trocou um dia, tirando o de pedra e botando o de carne, isto é, um coração sensivel à voz de Deus. AJA POR FÉ. Lembre-se do centurião que tinha um servo enfermo em casa e ele pediu pra Jesus curá-lo e Jesus disse que iria até a casa dele. O centurião falou: Senhor, eu que sou homem dou uma ordem e meu servo obedece. Não precisa o Senhor ir até lá, BASTA QUE O SENHOR MANDE UMA PALAVRA E ELE SERÁ CURADO. A fé desse homem comoveu Jesus, Ele mandou uma palavra e o servo do foi curado. É a fé que move as mãos de Deus. Não é choro, auto-comiseração, nem barganha com Deus.

O que você quer que o Senhor te faça? É SÓ VC ACREDITAR QUE VOCÊ JÁ TEM O QUE ESTÁ PEDINDO EM ORAÇÃO E A BENÇÃO SE MATERIALIZA. Foi o que Jesus disse: “e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.”  (Mateus 21:22)

O centurião fez campanha? Corrente? Não, ele acreditou que apenas uma Palavra de Jesus resolveria o problema! É a fé querido (a), ela é suficiente, é um dom de Deus! Use a sua porque Jesus deu a mesma medida para você, para mim e para o pastor. O sangue de Jesus garante a nossa vitória! Pense nisto!

"Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto." (I Timóteo 4:15).

Graça e Paz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.