** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








quinta-feira, 14 de maio de 2009

Deus muda de idéia?


Muito se discute acerca deste tema que divide as lideranças evangélicas em todo o mundo. Isto porque a Bíblia, quando vista aos olhos da lógica, pode ser apresentada como contraditória, surgindo assim essa dúvida gerada principalmente pela falta de conhecimento sobre quem é Deus.

Numa análise fria, a Bíblia mostra de um lado um Deus que é soberano e de outro, um Deus com sentimentos humanos e que pode até mesmo errar. De uma lado, a Bíblia Sagrada fiz que a oração de um justo é poderosa e eficaz (Tiago 5;16) e nos coloca versículos que, para muitos, demonstram a mutabilidade divina. Veja os exemplos a seguir:

1)    Gênesis 6:6,7

2)    Êxodo 32:14

3)    I Samuel 15:11

4)    II Reis 20:1-6

5)    Jonas 3:9

Certamente estes versículos criam um grande conflito na mente de muitas pessoas. Como Deus pode arrepender-se de alguma coisa? Será que algo fugiu ao seu controle? E sua presciência? Poderia Deus se surpreender com alguma coisa?

Temos que primeiramente compreender o que é a linguagem antropomórfica que a Bíblia por várias vezes utiliza ao descrever a Deus. Antropomorfismo significa atribuir características humanas em um ser que é sobre-humano. Um bom exemplo do uso desta linguagem é o que lemos em Gênesis 2:2, que afirma que Deus, após criar todas as coisas, descansou. Certamente o nosso Senhor não estava cansado, ofegante, mas Ele parou e contemplou tudo quanto havia criado, até porque sendo Ele espírito, não poderia se cansar (Isaías 40:31).

Quando a Bíblia relata que Deus se arrependeu, certamente há mais um exemplo de antropomorfismo, ou seja, Deus se mostrou irado com o grau de depravação do homem e até mesmo insatisfeito. Mas em nenhum momento, algum coisa fugiu de Seu controle; afinal conforme está escrito em Romanos 1:28-32, Deus entregou aqueles povos a todo tipo de sentimento imundo.

Não podemos esquecer em nenhum momento da presciência de Deus. Ele já havia previsto todas as coisas. Não há surpresas para Deus.

Na passagem citada acima, no livro de Êxodo, Deus mostra a Sua misericórdia, e que através de um justo, muitos são salvos da ira de Deus. O uso de misericórdia da parte de Deus não significa que Ele mudou de idéia. Romanos 12:2 diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Sabemos que Ele tem o melhor para os Seus filhos. Filipenses 2:13 mostra que é Deus quem coloca o querer e Ele mesmo faz o realizar. Logo, até mesmo o ato de pedir perdão e de arrepender-se vem de Deus.  O livro de Atos diz que é o Espírito quem nos convence de nossos pecados. Até mesmo a oração de Ezequias foi algo colocado por Deus em seu coração.

Na passagem citada do livro de Jonas, a palavra arrependimento pode ser usada como misericórdia divina. O fato dEle usar de misericórdia não significa mudança de planos, mas na realidade quem mudou foi o homem, que abandonou seus maus caminhos. A misericórdia divina já fazia parte de seu plano, o qual Ele mesmo havia previsto e pré-ordenado.

A Bíblia afirma que o salário do pecado é a morte, mas aquele que se arrepende, alcança misericórdia, ou seja, aquele que antes estava condenado passa a ser salvo. Deus mudou de opinião? Evidentemente não. Tudo faz parte de um plano perfeito preestabelecido por Ele, que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade (Efésios 1:11)

“Eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim. Eu anuncio o fim desde o princípio, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam. Eu digo: O meu propósito subsistirá, e farei toda a minha vontade”.  (Isaías 46:9-10)

Este texto comprova a presciência de Deus e que Ele faz todas as coisas conforme a Sua vontade. Pensemos juntos: Se Deus pré-ordenou todas as coisas conforme os seus propósitos, e se Ele sabe de tudo o que vai acontecer, pode Ele se surpreender com alguma coisa? E pode Ele se arrepender de alguma coisa? Pode Ele mudar de opinião através das nossas orações? Somos nós porventura mais inteligentes que Deus para convencermos a Ele de algo? Deus é um ser imutável?

“Mas o conselho do Senhor permanece para sempre, e os intentos do seu coração de geração em geração” (Salmos 33:11)

“Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje, e eternamente.” (Hebreus 13:8)

Como pode Deus se arrepender de alguma coisa se em Números 23:19 está escrito: “Deus não é homem para mentir, nem filho do homem para se arrepender”. Tiago 1:17 diz que em Deus não há nem sombra de mudança.

O caminho de Deus é perfeito. A crena num Deus que muda de opinião traz uma grande insegurança. Se crermos deste modo, teremos que crer que a salvação se perde (Isaías 51:6 diz que não se perde), que Ele não é tão sábio quanto parece, e principalmente que o mundo fugiu ao seu controle. Louvado seja Deus, que é imutável, conforme está escrito em Malaquias 3:6 “Eu, o Senhor, não mudo”. 

FONTE: www.cristovivebotafogo.com

8 comentários:

  1. ótimo, esclareceu minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  2. deus nao muda de ideia por q ele mao é homem .. aprendam isso brasil. deus é fiel sempre nos é q falhamos.

    ResponderExcluir
  3. Você responde o fato X, usando o versículo que se adapta a sua crença que está contido no fato Y, mas se fizer o contrário, sua crença desaba
    Exemplo:
    Você pode achar que deus não se cansa, como está escrito em Isaías 40:31, mas na verdade ele teve que descansar como vemos em Gn 2:2 (e no sétimo dia, descansou ...)

    Está vendo que é um mero ponto de vista, que com um simples inverter de ordem se torna vago e impreciso, como é toda a escrita bíblica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não descansou porque estava cansado,mas para dar o exemplo da guarda do sábado para seus filhos.ELE sabia que precisaríamos de um descanso,portanto devemos seguir Seu exemplo.

      Excluir
  4. Joe, eu acho que quem tem um mero ponto de vista é vc, pois Deus é imutavel. O descansar de Deus em Gn 2.2 no original é contemplar. Ele parou para contemplar a obra que tinha realizado e nao porque Ele ficou cansado de tanto trabalhar, Ele nao é como a natureza humana que precisa de renovacao. E o trecho de Isaias que vc citou mostra que quem precisa de renovacao sao os homens que se cansam.

    " Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."

    Isaías 40:29-31

    Procure ver nao o meu ponto de vista e nem o seu, e sim o que Deus quer te revelar. Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso.Ele "descansou" no sábado apenas para contemplar sua obra e para dar o exemplo da guarda do dia santo.Devemos seguir seu exemplo hj,pq ELE não muda.

      Excluir
  5. Beatriz Costa 12 agosto de 2013 12:42

    Amem!! Marina, este estudo tirou muitas duvidas que tinha... Edifico a minha fé.

    ResponderExcluir
  6. Joe, se arrependa das suas falas enquanto a tempo... pois senao no dia do Juizo vc verá as pessoas X subindo e as Y ficando. Vc quer ser quem? X ou Y?

    Lembre-se da cidade de Ninive... se arrependeu e obteve a salvação!

    Deus seja contigo!
    Amem!

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.