** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








sábado, 16 de maio de 2009

Shows Gospel: adoração a quem?

 Foto: Divulgação/Site oficial Régis Danese


Não, este não é mais um artigo condenando os eventos de música gospel. E sim, este é um artigo convidando o leitor a refletir sobre o assunto. Em sete anos de convertida eu nunca havia ido a um “show” gospel (coloquei entre aspas porque o nome “show” não me faz sentir à vontade. Ninguém faz um show para Deus e sim um culto a Deus).

Mas No último dia 12, fui pela primeira vez numa gravação de DVD evangélico. Foi do cantor Régis Danese, sucesso absoluto nas rádios cristãs de todo país e alcançando inclusive o ranking das mais tocadas em dials seculares. Quem ainda não ouviu o louvor que diz assim“Entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com minha estrutura, sara todas as feridas…”certamente um dia vai ouvir. A letra “Faz um milagre em mim” tem sido muito usada pelo Senhor para quebrantar corações, para despertar o interesse de muitas pessoas em conhecer Deus. Isto é maravilhoso. Lá mesmo no fim do evento, Danese fez o apelo e muitas pessoas levantaram suas mãos e confessaram Jesus como Salvador. Glória a Deus! Teve salvação naquele lugar.

Mas entre o anúncio da entrada do cantor até esse momento final, algumas coisas aconteceram. Coisas para pensarmos a respeito.

Sabemos que a música é um instrumento que Deus usa de forma maravilhosa para alcançar Seu povo. Deus habita no meio dos louvores, diz a Palavra. A Biblia cita em diversos momentos a importância de louvar a Deus em qualquer situação. Por exemplo, foi louvando a Deus que as muralhas de Jericó caíram . Davi louvava e demônios eram expulsos. Deus opera poderosamente através da manifestação espiritual que é o louvor ao Seu nome.

Nos últimos anos tem aumentado bastante, graças a Deus, o número de pessoas que estão conhecendo a Palavra de Deus e entregando suas vidas ao único Senhor, Jesus Cristo, inclusive através de louvores. Podem reparar.  Sempre tem aquela pessoa que diz assim : “eu não sou da igreja, nem quero ser, mas eu adoro essas músicas evangélicas”. Deus trabalha da forma que Ele quer na vida da Sua ovelha. Vai convencendo, vai mudando o pensamento até a pessoa entender que não há como resistir a esse amor ágape, a esse amor maravilhoso e incondicional que é o do nosso Deus para conosco.

Ao mesmo tempo que o louvor é usado para converter pessoas e assim glorificar o nome de Jesus, ele também está sendo usado para produzir não apenas ministros de louvor, mas artistas e fãs, ao invés de verdadeiros adoradores.

A Bíblia diz em Gálatas 5 que uma das obras da carne é a idolatria. Não é coisa do diabo. É da nossa carne. A natureza humana tem essa tendência. De querer tocar, ver para crer. Idolatria não é apenas adorar imagens, mas é colocar no centro das atenções qualquer outra pessoa ou coisa que não seja Deus. No momento que você pede um autógrafo para o Regis Danese ou para a Aline Barros, que seja, você está dando glórias ao homem.

Se eles cantam bem e tocam o coração das pessoas, ore por eles, e agradeça a Deus por eles, pois os dons e a chamadas vieram de Deus e não deles mesmos. Admire o dom e a quem deu. Glórias ao Criador e não à criatura.

O erro não é apenas dos irmãos-fãs. Também é dos ministros-estrelas. Estrelas que fazem exigências em seu camarim e que aceitam dar autógrafos.

E os gritos histéricos? Lá na gravação do DVD do Danese na hora que ele entrou no palco da casa de shows foi uma gritaria, até “lindo” eu ouvi.  Além de tudo, é falta de respeito. O cara é casado e a esposa estava presente. Tem muito crente sem noção. Viver na carne dá nisso. O próprio Régis disse: “gente, aqui não é mais um show, isso aqui é um culto a Deus”. Eu creio que essa era a intenção dele e Deus vê o coração de cada um. Mas não era o que muitos ali na Via Show estavam fazendo.

Outro momento, foi quando um dos convidados, o irmão Lázaro (ex-Olodum) entrou para louvar, fazendo sua participação no DVD. Foi uma gritaria sem fim. Parecia que era um show de rock e o Metallica estava entrando.

Depois de todo esse relato e reflexão, eu quero dizer que como Paulo falou em uma das suas epístolas, o que importa é que Cristo seja pregado. É verdade. Apesar de todas essas questões citadas, havia ali gente sendo restaurada por causa dos louvores, gente se convertendo. Porém, deve fazer parte da nossa consciência cristã o fato de que toda honra e glória tem que ser dada unicamente a Deus. Isso é maturidade espiritual. É receber a Palavra de Deus sem se importar se é o pastor titular ou o substituto. Porque quem fala à igreja não é homem e sim Deus.  O Senhor quer verdadeiros adoradores. Não fãs e colecionadores de autógrafos de cantores gospel. Glórias ao Criador e não às criaturas.

A minha oração é por esta visão madura da igreja de Jesus. E que muitos outros cantores talentosos sejam levantados por Deus para glorificar o Seu Santo Nome e fazer a  Sua obra: louvando, pregando com a voz e com o testemunho e se recusando a ser um artista para ser um ministro de Deus.

Graça e Paz!

Um comentário:

  1. poxa concordo com vc, conversando isso com minha mae ela smpre fala: nao devemos escandalizar...
    eu acho q nao é a igreja q tem q se adaptar ao mundo e sim o mundo a igreja!
    uam ves teve um "show" de uns cantores de hip-hop la na igreja, e eu estava presente.
    ao sair a minha amiga pergunto: q foi nao ta gostando
    eu repondi: só achei um pouco estranho
    ela: pq?
    eu: nao é abitual vc ver pessoas com esse tpo de vestimenta nem com essas musicas e esse jeito de agir dentro da igreja...
    ela: mas esse é o jeito deles...
    SAI EU FIQUEI PENSANDO, é usado por Deus, amem
    vem assim como estais, amem
    mas nao podemos escandalizar e misturar padroes de diferentes origens, até pq acaba se confundindo ainda mais pra quem nao entende mto sobre oq se trata..
    o mesmo sobre as haves GOSPELS!

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.