** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








quinta-feira, 21 de maio de 2009

Oração e atitude: a hora de marchar

Foto: Alberto Aguilera

A oração é uma arma poderosa dada por Deus a nós. É o nosso contato direto com o Senhor. Orando nós pedimos, agradecemos, louvamos a Deus ou intercedemos por alguém ou por alguma situação. E como devemos orar? Com frases feitas, repetições? Não. Oração é conversar com o Pai. É falar com Ele. E tem uma forma certa para isso: orar no nome de Jesus. Porque o nome de Deus é Jesus. O nome Jesus significa Emanuel, que quer dizer "Deus conosco". Nada adianta repetir frases. Foi Jesus mesmo que disse isso:

"E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos." (Mateus 6:7)

Mais vale uma oração a Deus de todo coração e em nome Dele do que uma reza repetida 300 vezes. 

"Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa." (João 16:24). 

Muita gente já tem esse conhecimento por estar ouvindo e aprendendo a Palavra de Deus. Orando em nome de Jesus, doentes são curados, situações desfavoráveis são revertidas, as bençãos de Deus são manifestas na vida dos que crêem. Mas e quando oramos, oramos e continuamos parados?

O que adianta orar, pedir a direção de Deus, Deus dar a direção e a pessoa não tomar uma posição? Isso gera angústia e murmuração. Podemos acompanhar um exemplo disso na Bíblia. Foi quando o povo de Israel, que era escravizado no Egito, estava sendo conduzido para a liberdade, depois de muito clamor a Deus. Acompanhem:

"E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito?Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto.Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco." (Êxodos 14:10-16)

Nesses seis versículos podemos tirar várias lições importantes para a nossa vida. No primeiro versículo vemos que o povo de Deus TEVE MEDO. Quem confia no Senhor não precisa temer, pois Ele sempre nos conduz em triunfo e nada foge ao Seu controle. Ele é o Bom Pastor que cuida de verdade das suas ovelhas. Mas o Senhor é misericordioso e conhece a nossa estrutura. Em um primeiro momento podemos até sentir medo, mas o Espírito de Deus nos encoraja sempre e assim prosseguimos. Procuramos refúgio em Deus. E foi isso que o povo fez. O povo CLAMOU, orou a Deus. 

Mas depois de clamar a Deus, de orar, os filhos de Israel murmuraram. Chegaram a falar para Moisés "poxa, Moisés, o que adiantou você tirar a gente lá do Egito para passar esse sufoco? Vamos morrer aqui! Era melhor ter continuado sendo escravo lá na terra do faraó!". No versículo 11 e 12 constatamos isso. Uma confissão de derrota, murmuração. Muitas vezes Deus nos promete algo e começa a mudar uma situação ao nosso favor. Mas no meio do caminho acontece uma dificuldade. E muita gente em vez de falar "Senhor, eu confio em Ti. Se o Senhor começou a boa obra o Senhor vai continuar. Eu sei que Tu és fiel e eu estou nas Suas mãos"...em vez de falar isso, muitas pessoas têm uma confissão terrível, do tipo: "ah, Senhor, eu sabia! Estava muito bom para ser verdade! Não tem jeito mesmo! O diabo está me perseguindo e eu estou sem forças!". Foi isso que o povo de Israel fez. Deus prometeu que ia tirar o povo do cativeiro e conduzi-lo a uma terra deleitosa. Mas no meio do caminho houve a perseguição do exército de Faraó e o povo de Israel clamou a Deus, porém em seguida falou um monte de bobagens. 

Então Moisés disse ao povo para não temer porque o Senhor é quem luta pelos seus filhos. Deus ouvindo o clamor do povo de Israel disse a Moisés: "Porque estão clamando a mim? Já não disse que vou conduzi-los à liberdade e a uma terra que emana leite e mel? Diga ao povo que marche! Diga ao povo para ir em frente que Eu Sou com meu povo!" Glória a Deus!

Será que Deus conduz Seu povo para a ruína? Ele é um Deus maravilhoso e bondoso. Não importa o que aconteça no meio do caminho, Deus é fiel e nos conduz para a vitória. 

Percebam no versículo 16 (o último do trecho destacado) a atitude que Deus mandou o povo tomar, ou seja, a atitude que nós como povo de Deus temos que tomar: levanta o bordão, vá em frente! Se tem um mar na nossa frente, Deus abre o mar! Porque ficarmos parados? Prosseguir com Deus é ir com a direção Dele. E se você já orou, Deus disse o que você tem que fazer, o que está esperando? Marche! Deus é contigo!

"Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." (Josué 1:8-9)

Em nome de Jesus, que essas palavras tenham encorajado vocês a seguirem em frente com a orientação de Deus! Um sonho antigo ou novo, uma decisão que precisa ser tomada, um negócio ou um relacionamento que precisa ser desfeito. Marchem! Deus é fiel e tem sempre o melhor para nós!

"Eu é que sei que pensamentostenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais." (Jeremias 29:11)

Sugestão de leitura: 
- estudos bíblicos "O poder da oração e a nossa confissão" e "O poder da língua". Para ler basta ir à seção de downloads de estudos.  
- link do lado direito do blog: como tomar decisão certa?

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.