** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








sábado, 11 de julho de 2009

Aprendendo a confiar em Deus

Foto: Divulgação/Internet

Você está se sentindo como o gatinho da foto acima? Tranquilo, passando por uma fileira de cães de guarda? Ou só de olhar para a foto já sente um arrepio? (risos)

A Bíblia conta que no reinado do rei Dario foi assinado um decreto que proibia que qualquer pessoa orasse a Deus ou fizesse qualquer pedido a outro homem, a não ser ao rei.

"Todos os presidentes do reino, os prefeitos e sátrapas, conselheiros e governadores concordaram em que o rei estabeleça um decreto e faça firme o interdito que todo homem que, por espaço de trinta dias, fizer petição a qualquer deus ou a qualquer homem e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões." (Daniel 6:7)

Ao saber disso, Daniel foi para o seu quarto e começou a orar a Deus. Os homens do rei Dario foram atrás de Daniel, viram que ele estava desobedecendo ao decreto e contaram ao rei. 

"Então, o rei ordenou que trouxessem a Daniel e o lançassem na cova dos leões. Disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, que ele te livre." (Daniel 6:16)

A Bíblia conta que o rei Dario perdeu o sono nesta noite. E de manhã cedo foi à cova dos leões e chamou por Daniel. Veja também o desfecho da história. 

"Chegando-se ele à cova, chamou por Daniel com voz triste; disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?Então, Daniel falou ao rei: Ó rei, vive eternamente!O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum.Então, o rei se alegrou sobremaneira e mandou tirar a Daniel da cova; assim, foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus." (Daniel 6:20-23).

O livramento de Deus é para quem confia Nele! E você? Confia no Senhor de verdade?

Muita gente diz: "eu confio em Deus". Ou incentiva a alguém dizendo "confie em Deus".  Será que você realmente confia em Deus ou essas frases saem da sua boca, mas no fundo existe aquela pontinha de medo?

A palavra confiar significa "entregar aos cuidados de", "ter confiança", "ter fé". 

Confiar significa muitos mais do que acreditar, do que crer. Se uma pessoa falar "eu acredito em Deus", diz a Bíblia que nada de mais ela está fazendo, pois até os demônios crêem e tremem diante de Deus (livro de Tiago). 

Confiar é entregar e não querer mais aquela preocupação. Quando uma noiva atarefada contrata uma empresa para administrar todas as etapas do casamento, da cerimônia à festa, ela paga - e caro - para não ter com o que se preocupar. Então ela confia os cuidados deste evento tão importante nas mãos de alguém capacitado para isto.

Quando temos um problema ou um sonho que queremos realizar estamos diante de uma questão pautada em dois pilares. O primeiro pilar é o que depende de nós. E o segundo pilar é o que não depende de nós.

Um exemplo: se você vem pedindo a Deus para que Ele te ajude em algum projeto, seja em que área for, não vai adiantar você pedir e ficar de braços cruzados. É um emprego melhor que você tem pedido a Deus? Então os seus dois pilares são: aquilo que te é possível fazer e aquilo que não é possível a você. 

O que é possível a você: preparar o seu currículo, ler mais, procurar sempre aprender e fazer contatos. 

O que é impossível a você: abrir a porta de emprego, convencer uma pessoa que recebe 300 currículos por semana a contratar você, que de repente não tem um monte de cursos e nunca morou no exterior. O que é impossível a você, para Deus é possível. E é neste segundo pilar onde você não deve se meter. Porque este é o trabalho de Deus.

Quando vamos fazer alguma tarefa em dupla as responsabilidades são bem definidas. Suponha que você e uma irmã, por exemplo, vão fazer um almoço para 10 pessoas. Vocês combinam: uma faz o arroz, a salada e compra os refrigerantes, a outra faz a carne e a sobremesa. Com as tarefas bem definidas cada uma se empenha no seu dever e não se perde tempo. No final todos saem satisfeitos. 

Agora suponha que vocês tenham combinado essa divisão de tarefas. Mas na hora de colocarem a mão na massa, você fique com receio de que sua irmã não vá conseguir fazer uma sobremesa saborosa e cause um vexame diante dos convidados. E você está lá fazendo o arroz e cortando os legumes da salada, mas de olho na sua irmã. E toda hora você pergunta ela: "e aí, você sabe o que está fazendo? Vai dar certo? Mas esse jeito que você faz esse doce é diferente do meu jeito. Ih, não sei não, hein...".

Esse tipo de comportamento é o mesmo que temos quando dizemos que confiamos a Deus, mas a todo instante falamos com Ele "Senhor, toma conta disto. Senhor, faz assim, faz assado". Hebreus 11:6 diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Se você realmente confia Nele, porque a ansiedade? Porque falar que não entende o que Deus quer com a sua vida? Cuidado com as palavras sem sabedoria. Palavras são sementes que darão frutos no seu prato. Você confia em Deus? Você entregou tudo nas mãos Dele, mesmo? Ou está aí pensando em algum recurso para dar uma "mãozinha" para Deus? 

Deus não precisa da nossa opinião nem das nossas receitas para resolver os problemas. Nós é que precisamos de aprender mais de Deus. Aprender que Ele é soberano e faz todas as coisas cooperarem para o nosso bem.

Diz a Palavra que Deus nunca falha e nunca deixou de cumprir nenhuma das Suas promessas. Jesus Cristo é o mesmo hoje, ontem e sempre será o mesmo. Se Ele prometeu a você uma vida de alegria completa, apenas confie. Por mais que você esteja passando por provas, dificuldades, saiba que uma coisa é certa: o seu milagre, o seu sonho será realizado por Deus. 

O tempo é Dele, não é seu. O jeito de operar é Dele, não é do seu. 

"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais." (Jeremias 29:11)

Ainda que você esteja passando por um deserto, onde um sonho seu parece estar sufocado, aprenda hoje mesmo que o Senhor não é homem para que minta nem filho do homem para se arrepender. Deus é fiel! Ele falou Ele vai cumprir e o modo como Ele vai fazer a obra na sua vida não diz respeito a você. Pois desde o dia em que você entregou a sua vida ao Senhor Jesus é Ele que tem o domínio sobre tudo o que envolve a sua vida.

Como é maravilhoso depender de Deus!

Deus sabe das nossas necessidades, da nossa estrutura. Às vezes quando recebemos uma notícia que nos desagrada, em um primeiro momento ficamos angustiados, até choramos. Mas logo vem o Espírito Santo nos consolar, falar ao nosso coração "meu filho, Eu sou contigo, não temas". 

Você pode não entender, às vezes, os métodos que Deus usa para nos abençoar, para cumprir as promessas nas nossas vidas. Sendo Jesus o Deus Todo-Poderoso encarnado na Terra, precisava Ele cuspir na terra e formar um lodo para passar nas vistas de um cego e com isso produzir o milagre que o fez enxergar? E porque em outras curar Jesus apenas falava e as pessoas eram curadas? 

Ou seja, não importa o meio, importa é que Deus vai cumprir.

Não se preocupe. Mesmo que a situação chegue num nível em que você diga: "desisti de entender isso". Em vez de usar sua boca para proferir palavras de derrota e desconfiança, respire fundo. Lembre de quem você era antes de ter Deus na vida sua. Lembre das coisas que o Senhor já fez por você. Você acha que desta vez Ele vai te virar as costas? Antes, Ele diz: eis que Sou contigo pelos séculos dos séculos. 

Confiar em Deus é um aprendizado. E Deus sabe como e o quê cada um de nós precisa aprender. Deus permite situações não para testar a nossa fé, como dizem muitos por aí. Se Deus é soberano e nos conhece desde antes da fundação do mundo, Ele vai testar a gente para quê? Deus não testa. Deus prova. E nessa prova quem aprende somos nós. 

Na prova aprendemos os cuidados de Deus para com as nossas vidas. Na prova amadurecemos. Na prova damos valor à coisas que antes passavam despercebidas aos nossos olhos. Na prova Deus prova que Ele é fiel. E o que você passou, está passando ou vai passar será uma prova de que Deus é o Senhor sobre tudo e sobre todos. 

Quem sabe você não está precisando de aprender a ser humilde? Quem sabe você não está precisando de entender definitivamente que Deus está no controle de tudo? Quem sabe você não está precisando aprender que as influências e o poder dos homens não passam de pó diante do poder de Deus? Quem sabe você não está precisando amadurecer na fé? Nada é por acaso. 

Deus vai usar as suas experiências para tocar o coração de outras pessoas, para curar outras pessoas, para fazer o amor brotar em outros lares. Somos luz do mundo e sal da Terra.

Eu me lembro agora de um entendimento que o Senhor me deu diante de uma situação financeira desfavorável. Eu dizia para Ele: "Senhor, porque isso está acontecendo? Se a Sua Palavra diz em Malaquias 3:10 que na vida do obediente o Senhor repreende o devorador, o Senhor derrama bençãos. Eu tenho feito isto e não estou vendo acontecer".

Em momento algum eu duvidei de Deus. Apenas falei com Ele que não estava entendendo a situação. Que com certeza alguma coisa estava errada, e como a Palavra de Deus não tem falhas, eu é que deveria estar fazendo algo errado. Pedi ao Senhor que me mostrasse. E Deus cumpre mesmo a Sua Palavra. Em Jeremias 33:3 Ele diz "invoca-me e Eu te responderei. Anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que tu não sabes". Converse mais com Deus. E peça olhos iluminados para entender a Palavra.

Então, o Senhor me fez enxergar naqueles versículos do livro de Malaquias o motivo pelo qual eu não estava recendo a promessa da provisão financeira. Veja:

"Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos." (Malaquias 3:10-11)

Eu lia, relia. E continuava: "mas Deus eu dou o dízimo, mesmo numa situação difícil eu não deixo de ser fiel à esta Palavra. Não entendo ainda, me mostra, Pai". E então veio a revelação no início do verso 11: "Por vossa causa".

A ficha caiu!

Não seria pelo meu dízimo (que aliás não é meu, é de Deus. Nós não damos o dízimo, nós devolvemos o dízimo. Nós damos, sim, oferta). Seria por minha causa. A Palavra é clara: por vossa causa. É pelo seu comportamento, pela sua vida. E Deus me fez ver onde eu estava errando. Pedi perdão, corrigi o erro e na mesma semana vi o Senhor agir poderosamente na minha vida material, com a provisão que eu precisava. Preciso dar glória a Deus! Glória a Deus! 

Amado (a), não adianta nada você ser o maior contribuinte da casa de Deus e não perdoar uma pessoa. Não adianta nada você amar todo mundo, mesmo aqueles que te perseguem, e na hora de você ser fiel à Palavra de Deus, você começar com desculpas e deixar para depois. 

Seguir a Palavra é uma questão de confiança em Deus. Examine-se.

Enquanto você continuar achando que não tem nada para melhorar, que as coisas têm que ser do seu jeito, você não vai receber o que lhe é por direito. 

"Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:10). Humilhar-se diante de Deus não é falar "eu não presto, eu sou o micróbio do cavalo do bandido". Isso é apenas usar de palavras sem sabedoria. Pois se você é feito à imagem e à semelhança de Deus, xingando-se estará xingando Àquele que te criou. Mas humilhar-se diante de Deus e falar: Senhor, eu dependo de Ti. Se eu estiver fazendo alguma coisa errada, me mostra. Eu quero melhorar. Faz em mim segundo o Seu querer, pois o Senhor é que sabe de todas as coisas". Isso é depositar total confiança em Deus. E aquele que confia no Senhor, diz a Bíblia, habita seguro e sem temor do mal.

Coloque um louvor nos seus lábios, adore a Deus. Porque quando você louva de coração e não apenas da boca para fora ou porque acha a música bonita, você está demonstrando confiança. Estou tão seguro em Deus que eu canto para Ele, eu O louvo, O agradeço por saber que Ele faz o infinitamente mais. E vou sim viver para contar as obras do Senhor.

Convido a você que acabou de ler essa mensagem a ir à seção de downloads de estudos e baixar o "poder da língua". Com certeza, a confiança deve estar na nossa boca. Porque a Bíblia diz "cri, por isto é que falei".

Deus honra quem O honra. Se você prefere ficar com o que Ele diz em vez de se impressionar com um diagnóstico médico ou uma sentença judicial desfavorável ou um marido irredutível que pede o divórcio, saiba de uma coisa: é Deus quem dá a última palavra! 

Graça e Paz!

2 comentários:

  1. Louvo a Deus por sua vida, tenho acompanhado o seu trabalho evangelístico e educativo, trazendo estudos da Graça de Deus com uma simplicidade jornalística de fácil compreensão, esteja convicta, persevere e avance.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Deus falou comigo poderosamente, nessa tarde.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.