** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








sábado, 22 de agosto de 2009

Unção da ignorância! Pe. Jonas Abib ensina a falar em línguas


Por Leonardo Gonçalves*

Essa eu achei lá no blog da Marcia Gizella. Se você é um daqueles crentes que sonha em ser um pequeno Markito Infeliciano, um homem tocha pra levar o reteté para os quatro cantos do planeta, mas nunca conseguiu falar em línguas, "seus problemas acabaram!" A TV Canção Nova traz até você, o Telecurso de glossolalia, com o Pe. Jonas Abib:




O conteúdo do vídeo é deprimente. O Padre Jonas Abib, um dos mais badalados padres da renovação carismática, ensina os telespectadores a falarem em línguas! Vemos aí a banalização dos dons. A glossolalia, que biblicamente é um dom concedido por Deus para a edificação do crente, é transformada em uma manifestação da vontade humana. Como disse o padre, é só querer e começar a falar:


"Kândala batiriushíba necânda gotiushuba labarí.

A Kândala batiriushiba manicátari kândali.

Uiu baritala bacarishamani kândari kori kândari.

Yuri balaia bandari Nicoticade.

Kandalá karuncunda Labaturishumanoricata.

You baturi bataleibata Shuman necateri

Kundalebat shavi...
"


É, seu Padre: Só faltou mesmo o nariz vermelho para o senhor arrebentar a boca do balão no circão da fé! Mas não esquenta não: Isso a gente providencia para o senhor! (risos)


*Fonte: Leonardo Gonçalves, editor do blog Púlpito Cristão 

3 comentários:

  1. Para quem "vive pela fé", talvez devesse revisar uma passagem bíblica que diz: Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão.
    Vá orar irmão!

    ResponderExcluir
  2. Paulo,

    Quem vive pela fé vive pela Palavra de Deus. Vive com o discernimento do Espírito e não engole qualquer coisa. Quem vive pela fé também pensa. Mas não pensa de acordo com os próprios interesses, mas a Bíblia diz que nós temos a mente de Cristo. Devemos pensar em concordância com a Palavra de Deus.

    Talvez vc precise revisar a passagem bíblica que diz que devemos conferir coisas espirituais com coisas espirituais. Talvez vc também precise revisar a passagem bíblica que diz que devemos sim julgar as coisas, não um julgamento humano, mas de acordo com a Palavra de Deus.

    Falar em línguas espirituais é um DOM de Deus. Não é um idioma que se aprende num curso.

    Então não me venha com o seu discurso de "não toqueis no ungido" para me fazer engolir que uma pessoa, seja padre, pastor ou qualquer um que use algum cargo ou posição de autoridade espiritual, possa falar o que quiser em nome de Deus e estar fora da coerência bíblica...porque as coisas não são assim.

    Nunca vou defender no meu blog nenhum posicionamento que desmereça a Graça de Deus. E o que este padre fez foi dizer que qualquer um pode aprender a falar em línguas como uma coisa automática. Como se o falar em línguas não fosse um Dom de Deus, um ato de comunhão, que o próprio Deus dá. E Deus não dá esse Dom a todos, Ele dá a quem quer. Uns falam em línguas, outros profetizam, outros recebem dom da cura. Todos os dons para edificação da igreja.

    Se vc não gostou da sinceridade, não precisa voltar aqui. Porque eu não sou hipócrita.

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  3. É uma pena ver um monsenhor interpretando o dom de línguas dessa forma, pois são exatamente essas ocasiões que os inimigos de Cristo usam como arma para nos atacar.

    Gustavo Corção escreveu um artigo que ao meu ver é bastante esclarecedor nesse ponto.

    "Para comparar o movimento chamado 'pentecostismo' com a Igreja de Jesus Cristo, comecemos por comparar a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, no dia de Pentecostes ao 'novo pentecostes' que desce sobre cada um dos 25 mil membros do encontro realizado na Universidade Notre Dame (USA).

    Há fenômenos semelhantes, como a 'glossolalia' ou língua estranha falada pelos crentes do Cristianismo no primeiro século, pelos Apóstolos no dia de Pentecostes, e hoje pela multidão dos pentecostistas. Mas a semelhança termina quando ponderamos que Pentecostes foi, para a Igreja nascente, não uma explosão de manifestações espontâneas e multiplicadas, mas, ao contrário, um atingimento de maturidade e de esplendor de ordem. Foi mais uma cristalização eclesial do que uma explosão carismática. Diríamos até que esse grande dia da Confirmação da Igreja vinha pôr termo à anarquia ou à dispersão informe dos primeiros tempos. Assinalemos que, em Pentecostes, com a evidência das línguas de fogo, a descida do Espírito Santo se fazia sobre a Hierarquia para bem marcar o caráter da Igreja Católica. E as 'línguas' que também os Apóstolos nesse dia falaram, usando o dom das línguas que S. Paulo não reprova mas não estimula? Ora, esse ponto de semelhança é na verdade um ponto de oposição porque, enquanto os 'pentecostistas' de hoje falam línguas que ninguém entende, nem eles mesmos, os Apóstolos falavam uma 'língua que todos os vários estrangeiros presentes ouviram e entenderam como a própria'. Torna-se evidente que o Espírito Santo, nesse dia, usou o mesmo dom para exprimir a 'unidade de língua' da Igreja e a sua destinação universal. Formalmente, essa 'unidade de língua' significa 'unidade de doutrina', mas também pode significar a real unidade de língua que a Igreja teria quando recebesse seu o cunho Romano e portanto latino.

    Vê-se assim que o 'novo pentecostes' é dispersador quando o verdadeiro Pentecostes foi congraçador; que o moderno fenômeno é anarquista onde o autêntico é ordenador e hierárquico; que o moderno fenômeno se traduz em manifestações emotivas diversas e mais ou menos chocantes, enquanto o verdadeiro Pentecostes se arremata por um discurso de Pedro que imprime ao mistério pentecostal todo o seu sentido de unidade eclesial. É especialmente digno de nota o arremate do discurso de Pedro e do capítulo II dos 'Atos'."

    Fonte: http://www.permanencia.org.br/drupal/node/516

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.