** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Como é que Deus cura?

Eu ouvi esta pergunta em um culto e gostaria de compartilhar aqui no blog. Todos sabemos que Deus cura. Que Ele é poderoso para fazer uma pessoa cega enxergar, para fazer uma estéril ser mãe, para fazer um viciado em drogas ser liberto da dependência química, para curar completamente uma pessoa condenada pela medicina. Sim, Deus pode!

Mas quando paramos para analisar, por exemplo, porque há pessoas que crêem na cura de Deus, mas não recebem essa cura? Será que Deus escolhe pessoas para serem curadas? Será que Deus quer curar o seu vizinho, mas não quer curar você?

A cura tem a ver com alguns processos. Um deles é o cuidado que devemos ter com a nossa saúde. Não é muito fácil, pois é forte a tentação para relaxar na alimentação, na atividade física etc. Mas é importante termos esse cuidado. Mantermos uma vida saudável e isso ajuda na cura e na manutenção da cura.

Outro fator, que na minha opinião é o mais importante, é o pensamento. Sua mente está cheia de quê?

Eu conheço pessoas que mal sentem uma dor de cabeça já pensam que estão com um tumor no cérebro. É essa a mente de Cristo? É esse o pensamento em linha com a Palavra de Deus? Claro que se você sentir uma dor e ela persistir, procure um médico. Afinal, ele foi capacitado por Deus para te orientar. E sabendo sempre: o médico dá o diagnóstico, mas a última palavra vem do Senhor.

Se você já ouviu por aí "somos o que pensamos", isso não é nenhuma novidade para a Bíblia.

"Porque, como imagina em sua alma, assim ele é" (Provérbios 23:7a)

Uma pessoa que só pensa no mal, em coisa ruim, com negativismo, ela atrai exatamente isso. Eu também li uma reportagem algum tempo atrás sobre um estudo que dizia que 90% das preocupações das pessoas nunca se cumprem.

E o que faz as pessoas adoecerem principalmente são as preocupações. Geram insônia, taquicardia, dores de estômago e vários outros tipos de reação que o organismo pode ter em função do pensamento.

Deus quer uma vida saudável para os seus filhos. Por isso Ele diz para guardamos a nossa mente.

"E toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo" (2 Coríntios 10:5)

Deixar o pensamento cativo à Deus é o seguinte: veio uma situação que te aflige? Comece a pensar no que Deus diz a seu respeito: "Filho, você é meu. Sou teu Deus e te guardo, ninguém te arrebata das minhas mãos, sou o Deus da justiça, da cura. Sou o Deus do impossível". Quando você se apega à Palavra de Deus, isso gera um alento ao seu coração, gera esperança e conforto ainda que você esteja passando por um problema complicado de se resolver ou quiçá nem solução, aos olhos humanos, exista. Mas Deus pode!

Quero dizer, obviamente, que é normal que tenhamos preocupações. Mas há um limite. Preocupação demasiada gera mais problemas ainda. Está preocupado com alguma coisa? Coloque sua confiança em Deus, entregue a situação nas mãos Dele e descanse o seu coração. Olha que conselho precioso o apóstolo Paulo deu à igreja. Você vai ver como esses três versículos são poderosos e resumem o motivo desse post.

"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças." (Filipenses 4:6)

Você fazendo isso, acontece o que ele diz no verso 7: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." Entregando a ansiedade, os pedidos, os problemas ao Senhor, virá sobre você uma paz, seu coração será guardado daquele aperto que dá quando estamos diante de situações complicadas e a sua mente estará guardada do negativismo, das setas que o maligno joga na sua mente do tipo "você não vai conseguir", "não vai dar certo".

No verso 8, Paulo completa dizendo:

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento".

Seja isso que ocupe o nosso pensamento. O que importa é o que Deus diz ao nosso respeito. O que importa é o que Ele pode fazer.

"Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós" (Efésios 3:20).

Quantas pessoas agora precisando ouvir esse conselho poderoso de Deus! Quanta gente tomando anti-depressivos, remédios de tarja preta para ficar mais calma, lotando consultórios de psquiatras quando ouvir e crer no que Deus diz resolve qualquer problema!

Deus cura com a mudança de pensamento. Se você mudar a mente, a vida muda, o corpo muda. Entenda a importância que há nos seus pensamentos. Se o pensamento não for mudado, não acontecem mudanças de verdade.

As pessoas não são ensinadas conforme a Palavra de Deus a mudarem seus pensamentos. Então ela se viciam em ansiolíticos. Se parar de tomar, já era! Não aconteceu mudança nenhuma. Mas Deus sim é que transforma a partir da Palavra. Leia a Palavra de Deus.

Quando mudamos o nosso pensamento, experimentamos o que Deus tem para nós!

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

Não se conforme com o laudo médico, com a sentença negativa do juiz, com qualquer coisa que deixe o seu coração triste. Não aceite! Deus pode mudar isso! Mas antes mude o seu pensamento. E aí sim você vai, com a mudança da sua mente, experimentar a perfeita vontade de Deus!

Se vc pensa de uma forma errada e nem sabe, peça a Deus para te mostrar, te esclarecer. Antes de qualquer decisão, por boba que seja, peça orientação a Deus. Você vai ver como esta pequena mas grandiosa atitude de confiança e submissão a Deus vai fazer diferença na sua vida.

"E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus, não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus" (2 Coríntios 3:4-5)

Que estas palavras toquem o seu coração e guardem o seu pensamento na certeza de que Deus tem sempre o melhor e que Ele quer curar sim!

A Paz do Senhor!












3 comentários:

  1. verdade mari, conheço pessoas que por não
    conhecerem, e outras por não confiarem na
    palavra de Deus, se sentem perdidas,
    como se não houvesse mais motivo para viver,
    perdidas em preucupações que rotularam como
    problemas, realmente a palavra de Deus nos
    alenta como em (Mateus 6:26)
    "Olhai as aves dos céus não semeiam,
    nem segam, nem ajuntam em celeiros;
    e vosso Pai celestial as alimenta,
    não tendes vós muito mais valor do que elas?"
    essa é uma verdade que sempre me acalmou
    em meios aos problemas, Deus tem o controle
    de tudo, Glória a Deus pela tua vida!
    que Ele continue te usando cada vez mais,
    falou muito comigo.
    Paz amada!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo e verdadeiro seu estudo.
    Deus nos cura, mas antes precisamos querer
    e acreditar nessa cura. Renata

    ResponderExcluir
  3. Estou passando por um momento muito difícil na minha vida. Tudo que eu era, tudo o que eu tinha, desmoronou. E não sei muito bem como reconstruir. Ler o que você escreveu me esclareceu muito e me ajudou a conseguir forças para continuar lutando. Que Deus continue tocando muitas vidas através do seu ministério e que te abençoe cada dia mais!

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.