** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Renovação de Deus



"Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo". (Tito 3:5)

Eu amo a Palavra de Deus! Especialmente neste versículo da carta à Tito, o apóstolo Paulo estava explicando que é pela misericórdia (perdão que recebemos sem merecer, mas pela compaixão de Deus para conosco) que o Senhor nos salvou, nos criou para sermos Dele eternamente. E isto foi através do Sangue precioso de Jesus, o Sangue do Cordeiro perfeito que foi derramado em favor de muitos.

É tremendo saber que Ele fez esse sacrifício por nós não por merecimento, por que não merecíamos, mas por graça (favor imerecido), conforme diz Efésios 2:8.

Mas eu quero falar sobre a última parte do versículo: o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.

O Espírito de Deus nos renova através da Sua Palavra, da oração, da comunhão com Deus.

"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele." (Lamentações 3:22-24)

Espere no Senhor, ou seja, coloque a sua esperança, os seus projetos, os seus sonhos, tudo seu nas mãos de Deus. Ele é Deus Fiel que renova a Sua bondade, amor e perdão sobre a nossa vida todas as manhãs. Você já refletiu nisso? Que todo dia que você acorda é uma nova chance que você recebe para refazer algo errado, tomar uma nova posição, continuar a lutar? Todo dia que você acorda Deus renova o favor Dele sobre a sua vida, sobre a nossa vida. Peça a Deus para te renovar, reabastecer suas forças. Deus é fiel. Todos nós precisamos de ser renovados a cada dia da nossa vida. Se você não for renovado é muito fácil cair em tentação para desistir, para fazer algo que você sabe que não é bom para você etc.

Somos bombardeados por pensamentos de diversas naturezas. São notícias de catástrofes, ameaças de doenças, rumores de guerra, violência para todo lado, doutrinas espirituais estranhas que levam pessoas à destruição.

Estes são os sinais dos fins dos tempos, os sinais da volta de Jesus. O mundo olha atônito para esses acontecimentos, mas se as pessoas lessem mais a Bíblia ao invés de deixá-la aberta pegando poeira numa estante (geralmente fica no Salmo 91, pode perceber, eu fazia isso quando não era crente), veriam que tudo o que está acontecendo não é novidade. Deus já avisou há centenas de anos pela boca de profetas e por Ele mesmo, Jesus. Já ouvi gente dizer: "volta de Jesus? Isso é papo de crente".

Sabe o que eu acho engraçado? Que as pessoas só acreditam na parte da Bíblia que interessa para elas, na que é conveniente. Se a parte da Bíblia diz que: o Senhor te abençoa, te guarda e te farta de bens aí a pessoa acredita, fala "amém", que lindo. Mas se a parte da Bíblia diz: Jesus vai voltar para buscar seus servos, os crentes, e ai de quem ficar aqui na Terra, aí é "viagem de crente". Então, tá!

O fato é que se não temos o conhecimento da Palavra, essas notícias causam pânico, medo do futuro. Quem é salvo, isto é, quem entregou sua vida ao Senhor e vive pela fé na Sua Palavra, sabe para onde vai. Para a eterna glória preparada por Ele para os seus filhos. Mas nem todos têm esse conhecimento.

Num mundo em que se prega a cada dia mais a auto suficiência humana, qual o papel de Deus?

Para muita gente, Deus é "o cara lá de cima" que criou o mundo em 6 dias, descansou no sétimo e de lá pra cá tem assistido de camarote à decadência humana. De vez em quando Ele fica bravo e manda uma tsunami, um terremoto. Às vezes Ele fica de bom humor e manda um dia bonito para as pessoas irem à praia, fazerem um piquenique ou casarem num campo verdejante. É essa a visão que muitas pessoas têm de Deus.

"O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. "(Oséias 4:6)

O que se prega hoje em dia é que o homem é auto suficiente, não precisa de Deus. Porque quem se auto ajuda, vai precisar de Deus para quê? E essa visão se espalha por várias áreas. Na questão espiritual, quero usar de exemplo o assunto do momento da mídia que é o espiritismo. Aliás, a mídia, a TV Globo principalmente adora esse assunto. Toda novela tem algo inspirado na doutrina de Allan Kardec. Mas temos visto este ano a grande mídia explorando bastante este assunto, não só na TV mas também no cinema.

Como ex-espírita eu falarei brevemente sobre isso só para ilustrar o assunto, deixando claro que a análise é em torno da doutrina e não das pessoas. A doutrina espírita prega a reencarnação como forma dos homens serem purificados. Agora, pense o seguinte: já viu que coisa mais incompatível é o você falar que acredita em Jesus, que Jesus é o grande mestre e não fazer nada do que Ele diz ou prega? Se você tem um mestre, você segue o que ele fala. Mas no caso do espiritismo não é isso que acontece na prática.

Se Jesus diz que o sacrifício que Ele fez na cruz foi para aperfeiçoar de uma vez por todas todos os que Nele crêem, para que eu vou precisar vir à Terra 23 vezes para reencarnar e me aperfeiçoar? É como se o Sangue de Jesus não tivesse validade, sendo que a Bíblia diz que quem Nele crê, por crer no sacrifício Dele, foi aperfeiçoado de uma vez por todas.

O espiritismo é uma doutrina totalmente contrária ao que Jesus diz e ao que Ele fez por nós. Usa o slogan "reencarnação: justiva divina". Pai do Céu...Deus é justo e por causa da Sua justiça Ele não permitiria que viéssemos à Terra várias vezes para pagar os pecados das vidas passadas. Não é esse o método de limpeza de pecados e perdão de Deus. Ele mesmo diz em Isaías 43:25 "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro".

Deus não se contradiz. O homem inventa as coisas e diz que foi Deus que falou. A doutrina da reencarnação é mais uma invenção desse tipo e muita gente cai nessa, pauta sua vida sobre isso. Eu mesma já vivi pautada nela por muito anos.

"Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus." (Romanos 10:3)

A justiça de Deus não é reencarnar. Que saber sobre a justiça de Deus? Ela se revela na Palavra, no Evangelho.

"Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé". (Romanos 1:17)

Para entender mais sobre isso, com base 100% na Bíblia, leia o estudo completo e seja esclarecido por Deus através do que Ele diz em Sua Palavra clicando AQUI

Mas voltando ao assunto principal, a renovação não acontece pela nossa própria capacidade. A renovação verdadeira do homem acontece quando ele entrega sua vida ao Senhor e o confessa como Senhor e Salvador. Depois disso, vivemos em um processo de transformações, evoluções, mudanças, lutas, vitórias, tanta coisa que precisamos de sermos renovados. É como o alimento. Tomamos nosso café, ficamos prontos para trabalhar e lá pelo meio-dia, uma hora da tarde, precisamos de renovar o estoque de energia, precisamos de mais alimento. Na vida espiritual, que é a base de todas as áreas da vida, a renovação é de dia em dia e acontece:

1) Na igreja:

Quantas vezes depois de uma semana ou um dia difícil, eu entrei na igreja e saí de lá com as forças renovadas porque ouvi a Palavra de Deus ministrada pelo pastor. Tudo é por causa da Palavra. Não adiantaria eu entrar na igreja, ouvir uma ladainha, ficar repetindo frases. Isto me tornaria apenas religiosa, mas não renovada e preenchida pelo conhecimento das coisas de Deus. Por conhecer que Deus é comigo, que todas as coisas cooperam para o meu bem, que Deus me fortalece e me sustenta até a promessa, a vitória chegar na minha vida. Se eu não tenho acesso à essas verdades de Deus, eu esmoreço facilmente, eu tendo à me deprimir, a desistir. É por isso que ouvir a voz de Deus é fundamental para a sobrevivência equilibrada do ser humano.

2)Quando vc ora na sua casa, no seu cantinho, mesmo que seja no banheiro do seu trabalho

A renovação não acontece apenas quando estamos dentro do templo. Para viver em comunhão com Deus não precisamos largar carreira, família, a vida, para nos confinarmos dentro da igreja. Se fizermos isso estaremos deixando de obedecer ao mandamento do "Ide e pregai o Evangelho a toda criatura." E se largar tudo para viver 24 horas, 7 dias da semana na igreja, se essa fosse a vontade de Deus, Ele não nos prometeria que nos abençoaria com toda sorte de benção em todas as áreas da nossa vida, que alargaria as nossas fronteiras, etc.

Às vezes você precisa apenas de 5 minutos de oração para ter suas forças renovadas, para respirar fundo antes de tomar uma decisão. E isso pode ser feito onde você estiver. A igreja é fundamental para congregarmos e agradarmos ao Senhor com a nossa presença em reverência à Ele. Mas falar com Ele, pedir um renovo, você pode fazer em qualquer lugar. "Deus, esta tarde está difícil, renova as minhas forças". Amado, ore aí em nome de Jesus e o Senhor te animará, te renovará, te dará um sinal do mover Dele na sua vida.

"Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares,ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá". (Salmos 91:7-10)

3)Na comunhão com Deus:

Estar sempre ligado em Deus faz você ser renovado. E viver em comunhão é estar com o pensamento em Deus, nas coisas do Alto. Olha o que diz Romanos 12:2:

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

O que o apóstolo Paulo disse aí foi que não temos que aceitar pensamentos de derrota, esmorecer nas dificuldades, nas palavras negativas, naquela resposta negativa que alguém nos deu e nos frustrou, mas devemos fazer o quê? Transformar a nossa vida, o nosso dia-a-dia, as nossas atitudes através da renovação da nossa mente e aí sim vamos experimentar a vontade de Deus.

Muita gente até crê em Deus, ora, mas no momento da dificuldade, da tribulação, a pessoa começa a se sentir derrotada, tentada a desistir porque na mente dela ficou impregnada só a dificuldade. Ela focou no problema e ele se agigantou. Mas Deus diz: não se conforme, mude seu jeito de agir renovando a sua mente, pensando no que é de Deus.

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento". (Filipenses 4:8)

Não adianta ler isso, achar bonito e daqui a pouco você colocar aí para assistir um filme ou um programa que pregue contra tudo o que Deus diz. Não adianta você ler esse versículo e ficar animado e daqui a 5 minutos colocar uma música com letra deprê ou de conteúdo que jogue por terra tudo o que o Senhor fala. O que não falta aí é música que fala para você desistir, que a vida é sofrer, que você tem que deixar a vida te levar etc.

Precisamos dessa renovação ao longo da nossa caminhada para não cairmos em ciladas, em desânimo.

"O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo". (Sofonias 3:17).

Para finalizar, deixo esse versículo poderoso para você receber eu seu espírito e dizer "Amém!"de onde você estiver:

"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam". (Isaías 40:28-31)

Como é bom conhecer a vontade de Deus através da Sua Palavra! O conhecimento liberta!

Deus é maravilhoso! Que Ele te renove poderosamente para que você prossiga em sua jornada de fé e conquistas em nome de Jesus! Assim seja! Amém! :)

2 comentários:

  1. Glória a Deus por ter restaurado nossas vidas. À Ele toda honra e toda glória. Seu estudo está muito lindo e verdadeiro. Realmente inspirado pelo Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  2. Oh GLORIIIIIIIIAAAAAAAAA! Coisa linda, coisa boa de se ler. Abençoados sejamos! Amém! Que DEUS nos abençoe!

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.