** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 14 de março de 2011

Ser disciplinado por Deus

"Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso" (Jó 5:17)

A Bíblia quando fala da relação de Deus para conosco toca no assunto disciplina ou correção. Muitos crentes sentem arrepio só de pensar nisso. Disciplina soa sempre como algo negativo, que remete a dor, provação, tribulação. Vamos pensar sobre esse tema com base no que diz a Bíblia.

Deus é um pai cuidadoso, detalhista e que não quer deixar Sua cria crescendo de qualquer forma sem que instruções sejam dadas. Como diz um pastor amigo meu, Deus não cria filhos mimados. Somos filhinhos do Papai, não filhinhos de papai.

Se Ele ensina, aponta, exorta e você não obedece, fique certo de que mais cedo ou mais tarde a correção vem e junto com ela a lição seguida das constatações" Ah, se eu tivesse ouvido Deus", "Ah, se eu tivesse agido com sabedoria"...

Ser disciplinado por Deus às vezes pode ser dolorido, mas como diz Romanos 8:28, TODAS as coisas cooperam para o bem dos quem amam a Deus e são chamados segundo o Seu propósito. O fato é que mesmo chorando ou fazendo beicinho espiritual, o Nosso Papai não deixa de corrigir Seus escolhidos por amor do Seu nome e pelo incondicional amor que Ele tem por nós.

Se você está passando por disciplina de Deus, considere-se um privilegiado. Pois a Bíblia diz que Deus disciplina aquele que Ele ama e se precisar, açoita. E vai além: diz que quem fica sem correção é bastardo e não filho. (Hebreus 12:6-8).

Se você fosse um filho da perdição, certamente a correção passaria longe de você. Mas Deus te ama e quer colocar você na linha. Ouvir atentamente a voz de Deus evitaria aquelas belas puxadas de orelha do Pai, mas sem correção filho Dele não fica e Ele faz assim porque Ele é bom, porque Ele é um Pai maravilhoso.

O que precisamos entender é que a disciplina nos coloca na condição de necessitados de aprender algo de forma intensiva. Disciplina e açoite é para quem não fez o dever de casa. Assim como o estudante que em vez de se dedicar aos estudos durante o ano todo, precisou em poucas semanas estudar intensamente para recuperar o tempo perdido e não ser reprovado. No caso dos estudos, nem sempre a aprovação é conquistada. Mas no caso de Deus e nós, Ele sempre nos levanta, nos sustenta para que sejamos aprovados. O nome Dele não pode ser escarnecido e nem Sua Palavra pode voltar vazia.

A disciplina de Deus tem umas etapas que às vezes demora para entendermos que estamos passando por ela. É diferente do sentido da provação. Porque na provação você pode passar por uma sem ter feito nada de errado; ela pode acontecer, por exemplo, para Deus provar para você e para dar testemunho do poder Dele na vida do crente, como aconteceu com Jó, Daniel e Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, por exemplo.

Já a disciplina é a própria correção de Deus, que é uma tribulação provocada pela nossa teimosia e pecado. Por isso é importante estarmos em comunhão, obedecer ao Papai mesmo quando acharmos em nossa santa ignorância que o nosso jeito poderia ser melhor, mas acima de tudo obedecer. Não conheço um crente que não tenha pronunciado pelo menos uma vez na vida a célebre citação "obedecer é melhor do que sacrificar". Mas nem sempre isso é considerado e aí vem a correção.

Pois bem, chegada a disciplina, o Espírito Santo que nos ensina todas as coisas faz a nossa ficha cair, nos acorda. Simplesmente porque o Senhor nos ama de tal maneira e vela para que Sua Palavra se cumpra. Pense: se o pecado separa o homem de Deus, mas em Cristo Jesus com Sua Graça derramada em nossas vidas, Romanos 8 diz que NADA poderá nos separar do amor de Deus, então vem o Consolador e intercede por nós com gemidos inexprimíveis porque a Bíbia diz que não sabemos orar como convém, muito menos em pecado, seja ele qual for.

O Espírito Santo nos desperta do sono da teimosia, da rebeldia, da procrastinação, do adiamento de mudança de atitude.

Para que atitudes sejam mudadas e o nome do Senhor seja glorificado por isso, muitas vezes precisamos de correção. Porque há casos que Deus usa pessoas para avisar, se revela em sonho, mostra na Palavra e mesmo assim a pessoa não entende ou finge que não entende. Na disciplina não tem chance para má interpretação. Deus pega pelo braço mesmo e mostra: "meu filho, é isso, isso, isso e isso. Eu quero desse jeito, porque Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito. São pensamentos de paz e não de mal a fim de te dar o fim que desejas" (Jeremias 29:11)

A ficha cai e a comunhão volta. A disciplina termina com uma lição de vida que o Senhor nos dá e tudo é feito para a glória do Seu nome. Mesmo Ele nos corrigindo, seja permitindo que passemos por algum problema ou que simplesmente nós colhamos algo que plantamos errado, seja lá o que for, o fato é que mesmo na discplina Ele nos ama incondicionalmente, preservando a nossa vida, provando o Seu amor e infinita misericórdia.

No final da lição, estamos mais íntimos Dele, entendemos onde erramos e ficamos até constrangidos em pensar: "poxa, se eu tivesse feito como Deus tinha me instruído em Sua Palavra não precisaria ter passado por isso". Mas se passou, meu amado, é porque tinha que ser assim para você dar testemunho e ser benção com a sua experiência para outras pessoas. E mostrar a elas que mesmo sendo corrigido e açoitado, Seu Pai faz tudo cooperar para o seu bem e cuida para que você não seja envergonhado e nem o nome Dele escarnecido. A fidelidade de Deus nos sustenta.

A disciplina pode parecer dolorosa, mas seria bem pior se você não estivesse passando por ela. Seria bem pior se um parente seu não estivesse passando por ela. Não tenha pena, é Deus cuidando, é Deus corrigindo. Ore, ajude em oração para Deus dar força e sabedoria. E na hora que uma pessoa estiver sendo claramente disciplinada não é a hora de colocar o dedo na ferida e nem de julgar. Observe isso como uma lição para você também, ore por essa pessoa e veja Deus agindo na vida dela. Na disciplina, Deus molda nosso caráter, cura nossas feridas, ajusta o que estava fora do lugar.

Ele é tremendo. Ele reverte o quadro, transforma maldição em benção, transforma desobediência em obediência, maus frutos em bons frutos. Porque a obra é de dentro para fora. É a obra do Espírito Santo. No final de tudo, Deus reestabelece, aponta o caminho correto e o disciplinado fica grato a Deus, porque a repreensão de Deus produz frutos abençoados. Vemos como é maravilhoso termos um Deus que se importa com cada um de nós. Que pára as 99 ovelhas para ir em busca daquela que estava perdida e a faz voltar ao rebanho, ao Caminho. Louvado e engrandecido seja o nome do Senhor!

Medite nessas palavras para a glória do nome do Senhor Jesus.

Tenham uma semana abençoada!

Que a Paz e a Graça do nosso Deus inundem os seus corações!

Um comentário:

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.