** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 21 de março de 2011

Vivendo o tempo perfeito de Deus

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." (Eclesiastes 3:1)

Muitas pessoas reclamam da falta de tempo para seus afazeres. Em reportagens veiculadas pela mídia é comum vermos declarações de pessoas que dizem por exemplo: "eu gostaria de ter um dia com 36 horas". Mas se pararmos para analisar, se o dia tivesse 36 horas ao invés de 24, o ser humano dos tempos da modernidade, cheio de coisas para fazer e que dorme e acorda pensando nisso, arrumaria um jeito de achar que 36 horas não mais seriam suficientes e logo lamentariam por um dia de 48 horas.

Não há falta de tempo. O que falta para nós, muitas vezes, é sabedoria para administrar o tempo. O dia tem 24 horas. Deus errou? Deus é perfeito em todas as Suas obras. A Palavra diz que há tempo para todas as coisas. Qual o segredo então para usarmos bem o tempo e não nos sentirmos agoniados e prisioneiros de agendas e compromissos sem fim?

À luz da Bíblia, o primeiro passo é entendermos que não há coisa mais importante e prioritária do que buscar o Reino de Deus em primeiro lugar. Foi isso que Jesus disse em Mateus 6. Ele inclusive, entendendo as necessidades humanas, disse para lançarmos sobre Deus a nossa ansiedade, buscarmos a Deus em primeiro lugar, pois fazendo assim todas as coisas que precisássemos nos seriam acrescentadas pelo próprio Deus.

A ansiedade é um dos problemas que potencializa a falta de tempo, ou melhor, provoca ou cria uma sensação em nós de que o tempo é curto para tanta coisa.

O que temos que fazer é respirar fundo, elevarmos o nosso pensamento a Deus, e fazermos o que fazemos com o computador quando ele começa a travar de tantos programas, que muitas vezes só estão instalados na máquina, mas nem usados estão sendo. O que a gente faz? Formata o HD, formata o computador, certo?

Então, quando você chega a um ponto em que seu tempo não está sendo bem aproveitado e você só tem tempo para a vida profissional e a vida pessoal e familiar nem existe mais , é hora de formatar a "máquina".

Ninguém melhor do que o Senhor para entender desta "máquina". Ele é o fabricante e entende perfeitamente como funcionamos; Ele nos criou, afinal! A Bíblia é o nosso manual de instrução e ela contém preciosos ensinamentos para vivermos de forma saudável tanto física como espiritualmente.

Para nós termos um tempo bem administrado é fundamental que tenhamos tempo para Deus.

Daniel era um exemplo: ele orava três vezes ao dia. Oração é alimento espiritual. Orar, ler a Palavra, aprender com o Senhor. Nós tomamos café da manhã, almoçamos e jantamos. Mas como temos alimentado o nosso espírito? Estamos cuidando do nosso tempo para que possamos fazer isto de forma adequada? Ou estamos desnutridos espiritualmente porque as coisas do dia-a-dia têm tomado toda nossa atenção e estamos sem tempo para isso?

Colocando nossa vida em ordem a partir das instruções da Palavra, a primeira coisa é: priorizar a nossa relação com Deus. E isso não significa passar os sete dias da semana dentro da igreja, esquecendo a família, o trabalho, vida pessoal e social. Não é assim que nos tornamos mais ou menos espirituais. Precisamos ter equilíbrio em tudo.

Deus, família, igreja, trabalho, ministério. Precisamos conciliar tudo isso com sabedoria.

Deus sempre em primeiro lugar. Nossa comunhão com Ele, estarmos sempre ligados em pensamento com o Senhor, louvando, falando de Jesus, orando todos os dias. Depois temos que ter tempo para nossa comunhão com a família, nossos pais, maridos e esposas, filhos, parentes. Há quanto tempo você não liga para aquela sua tia que mora longe? Para aquele seu primo que ainda não conhece Jesus? É muito importante ter tempo para a família, pois ela é uma benção de Deus e não cuidar dela é não cuidar e não dar importância a algo que Deus nos deu e que pelo qual Ele preza tanto.

Jogar a família para escanteio é algo infelizmente comum entre pessoas obcecadas pelo trabalho e também as que quando se convertem passam tanto tempo dentro da igreja que se afastam dos parentes; parecem até que estão vivendo em outro mundo. Mas Jesus disse que uma candeia acesa é para ser colocada em cima da mesa para iluminar os que estão na sala. Então se você entregou sua vida a Jesus e está seguindo os passos Dele, vai agradá-lo muito se for à igreja, mas O agradará também se além disso você for luz para sua família, principalmente entre os que ainda não conhecem a verdade libertadora da Palavra de Deus. Não se afaste dos seus familiares, seja canal de benção para eles.

Ter tempo para ir à igreja é fundamental e não podemos deixar que os afazeres domésticos ou profissionais ou de qualquer outra espécie nos afaste da casa do Senhor. O apóstolo Paulo exortou a igreja a não deixar de congregar. O mínimo é ir à igreja no domingo. Excelente se pudermos ir no culto em um dia da semana, isso depende dos horários dos cultos nas igrejas e dos horários de trabalho de cada um. O importante é não deixar de congregar e não abrir mão de obedecer a este mandamento. Ter essa comunhão na igreja, orando em congregação, ouvindo a palavra, servindo ao Senhor com o nosso culto racional, é algo inegociável.

Ter tempo para o trabalho também é fundamental. Afinal, nosso trabalho é uma benção do Senhor, a porta que Ele nos abriu para prosperarmos, pagarmos nossas contas, sermos benção para sustentar a igreja e os projetos de evangelização, realizarmos nossos sonhos pessoais, etc.

Benção é para ser benção, não é para ser maldição. E hoje em dia temos visto milhares de pessoas fazendo do seu trabalho, que é uma benção de Deus, uma fonte de problemas e doenças. Trabalham tanto que não comem direito. Trabalham tanto que não dormem direito, se estressam facilmente, vivem para o trabalho.

O trabalho não nos pode dominar. É praticamente uma epidemia dos tempos modernos. As pessoas são escravas da sua vida profissional. Querem abraçar o mundo com as pernas, têm problemas em dizer não e por isso vão sempre acumulando mais e mais coisas, levam trabalho para casa e trocam o lazer e a comunhão com a família pelo trabalho excessivo. A preocupação em ser o melhor, em ser mais produtivo, em mostrar resultados, mesmo que sendo a intenção de o nome do Senhor ser glorificado através de tamanha dedicação e esforço, o efeito é o contrário. O nome do Senhor não está sendo glorificado na vida de um crente que deixa a família para segundo plano. O nome do Senhor não está sendo glorificado na vida de um irmão que está tão atolado de serviço que não tem mais tempo de ir à igreja. Pense: a pessoa tem tempo para tudo, mas duas ou três horas para ir à igreja, em pelo menos 1 dia na semana, ela não tem mais.

É importante respeitar nossos limites, é importante dizer não. Um não que você fale pode ser um sim para Deus. Infelizmente muitos de nós só aprendem a lição com correção, disciplina e açoite (leia o artigo sobre a Disciplina de Deus).

Por fim, ter tempo para o ministério. Ministério não é apenas para quem tem algum cargo, mas sobretudo um chamado. Se você tem um chamado para fazer um culto no lar uma vez por semana chamando seus vizinhos e de repente deixou de ter tempo para isso, retome. É seu ministério. Ou então, se você tem um blog de evangelismo como este e tem estado tão atarefado que há meses não escreve nada, retome. Não sejas negligente com o dom que há em ti. Deus vai te usar. Seja lá qual for o seu chamado, de ajudar os pobres, de orar pelos enfermos, de ensinar a Palavra, pregar na internet, seja qual for o seu ministério, tenha tempo para ele. Pois se Deus chamou você é porque há tempo suficiente. Tenha compromisso com as coisas de Deus. Muita gente treme nas bases só de pensar em perder um compromisso com um chefe ou com um cliente, mas e com as coisas de Deus?

Você pode criar um método de administração de tempo, uma agenda, da forma que você se sentir melhor. Organizando as tarefas, tendo a consciência de que as coisas têm limite e que se uma tarefa não for concluída hoje, amanhã você poderá conclui-la ou depois de amanhã, mas não leve essa tarefa para a mesa de jantar. Aproveite o seu tempo e jante com sua família. Tenha tempo para dormir, cuide da sua saúde.

Não há nada mais urgente do que colocar a casa em ordem, rever seus conceitos, estabelecer suas prioridades. Tudo isso de acordo com a vontade do Senhor, com a direção Dele. Agindo assim desfrutaremos, com paz, das 24 horas muito bem criadas por Deus.

Medite nisso e organize seu tempo para a glória de Deus e para que você colha frutos de um tempo administrado de acordo com a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável.

Que a Paz e a Graça do Senhor Jesus os preencha hoje e sempre! Amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.