** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








quarta-feira, 30 de março de 2011

O inexplicável querer de Deus

"Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.

Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.

Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.

E reuniram-se os príncipes, os capitães, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles." (Daniel 3:24-28)

Solução inexplicável para um problema ou situação. E que só pode ser experimentada pelo os que têm fé nas promessas de Deus. O milagre é assim. Lógica passa longe da experiência de um viver ou presenciar um milagre. Neste livramento que Sadraque, Mesaque e Abednego tiveram da parte do Senhor, podemos aprender lições importantes.

Eles experimentaram o milagre porque sempre foram obedientes ao Senhor. Experimentaram o milagre porque não negaram ao Senhor, mesmo no momento em que isso poderia significar a morte deles.

Se eram tão tementes ao Senhor, Deus não poderia tê-los livrado inclusive de irem para dentro da fornalha? Mas por que Ele não fez assim e permitiu que os seus três servos fossem lançados ao fogo ?

Precisamos entender que o agir de Deus tem propósitos e muitas vezes passamos por situações estranhas, onde não encontramos explicações plausíveis para o que está acontecendo. Acima de tudo devemos estar conscientes de que quando entregamos nossa vida nas mãos de Deus, ela já não é mais nossa. Deus assumiu o controle e nos leva segundo o querer do Seu Espírito, sempre cuidando de nós, por mais complicado que seja o momento que estejamos por ventura vivendo.

Infelizmente em nosso meio, muitos irmãos têm a feia mania de pensar e falar que quando uma pessoa passa por uma provação é porque ela está em pecado; está sendo disciplinada e açoitada por Deus.

Vejamos o exemplo de Jó. Era um homem riquíssimo, com uma família grande, servo de Deus, com o coração reto perante o Senhor. Passou por uma prova com dores e perdas incalculáveis. Imagine de uma só vez um homem que tinha tudo passar a ter nada. De uma só vez, ele perdeu os 10 filhos, seus animais, suas posses. Satanás o acusou diante de Deus dizendo que Jó só adorava a Deus e era fiel porque Deus dava tudo para ele. Deus permitiu que Jó fosse provado para o próprio Jó ver o tamanho do amor de Deus por ele e conhecer mais sobre a soberania do Altíssimo. No final da prova, Jó reconheceu que Deus era soberano sobre sua vida e foi restituído em dobro sobre tudo quando perdeu. E o inimigo de nossas almas mais uma vez teve que engolir a derrota vendo a vitória de um homem que ainda perdendo seus filhos e seus bens louvou o nome do Senhor.

Outro exemplo de que a provação não acontece só em caso de pecado, está em João 9. Jesus viu um cego de nascença e se aproximou para curá-lo. Os discípulos vendo o cego logo perguntaram a Jesus o motivo de o homem ter nascido sem enxergar. Eles questionaram se a enfermidade era por culpa de um pecado cometido pelo próprio cego.

"Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus." (João 9:3)

A resposta de Jesus esclarece de uma vez por todas essa questão.

Sadraque, Mesaque e Abednego eram servos fiéis e foram parar dentro de uma fornalha, sendo guardados pelo poder de Deus, também para que se manifestassem neles a obra de Deus, o grande livramento.

"E reuniram-se os príncipes, os capitães, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles." (Daniel 3:27)

O rei Nabucodonosor não desafiou os servos do Senhor e sim o próprio Deus ao perguntar se haveria algum Deus que pudesse livrar os três homens da fornalha. A ira do rei era tão grande que ele mandou que a fornalha fosse acessa sete vezes mais. Tudo isso porque os servos de Deus se recusaram a se curvarem diante de uma estátua de ouro feito a mando de Nabucodonosor.

"E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?" (Daniel 3:15b)

Se Nabucodonosor pudesse ler Isaías, veria de imediato a resposta do próprio Deus por palavras.

"Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" (Isaías 43:13)

Mas ele literalmente viu, presenciou, a resposta de Deus testemunhando o maravilhoso livramento de Sadraque, Mesaque e Abednego, que provaram do Senhor um grande milagre de uma promessa.

"Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." (Isaías 43:2)

Os três servos passaram por grande provação que poderia significar a morte para eles. Mas de nenhuma forma negaram ao nome do Senhor. Quando honramos a Deus, Ele nos honra.

"Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo." (1 Samuel 2:30b)

Admirado vendo livramento, o rei Nabucodonosor voltou atrás de sua declaração, que antes duvidava do poder de Deus. O Senhor fez obra tal que o rei mudou o decreto e em vez de dizer ao povo para se prostrar diante de uma imagem de ouro, decretou pena gravíssima para quem blasfemasse contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego. Como Deus muda as situações em favor de Seu povo e para a Sua glória! E o rei reconheceu que só Deus poderia livrar!

"Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este." (Daniel 3:29)

Tudo isso aconteceu na vida daqueles três homens de Deus para que se manifestassem as obras de Deus, para que o nome do Senhor fosse glorificado e exaltado e para que seus servos fossem honrados, porque os humilhados, por Deus, são exaltados.

"Todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus e são chamados pelo seu propósito." (Romanos 8:28)

Quando a provação termina, vem a honra de Deus.

"Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de Babilônia." (Daniel 3:30)

Devemos confiar em Deus em qualquer situação, sabendo que na prova Ele também está conosco e tudo está no controle absoluto Dele. A Bíblia diz que Ele sempre nos conduz em triunfo.

Não precisamos, não podemos, não devemos "ensinar" Deus a trabalhar. "Deus faz assim, Deus faz assado". Confiar é: Senhor, seja feita a Sua vontade. Seja lá qual for o seu veredicto, a sua resposta, eu sei que ela será a melhor solução para mim porque o Senhor é perfeito, tudo coopera para o meu bem, estou nas Suas mãos e minha vida é para te glorificar".

Obedeça sem murmurar e sem tentar entender ou procurar uma lógica. Para fazer milagres, Deus começa a tratar com você a partir do inexplicável. Você pode não entender agora, mas depois saberá. Jesus disse: Não temas, crê somente!

"Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra." (Salmos 46:10)

Louve ao Senhor aí onde você está. Está no vale? Louve. Está no topo? Louve.

Assisti à uma pregação de uma missionária (infelizmente não gravei o nome dela) esta semana e vou reproduzir aqui o que ela disse, pois me impactou, apesar de ser simples o raciocínio, mas muito poderoso, porque é de Deus.

Ela disse: dar sete voltas em torno das muralhas de Jericó louvando é com a gente, derrubar as muralhas é com Deus!

Tocar o mar com o cajado é com a gente, abrir o Mar Vermelho é com Deus!

Ir ao tanque de Siloé para lavar os olhos e enxergar pela primeira vez como o cego de nascença é com a gente, fazer o milagre de um cego ver é com Deus!

Deus poderia derrubar as muralhas de Jericó sem que o povo precisasse dar sete voltas em torno da construção. Mas Deus quis de outro jeito.

Deus poderia livrar o povo de Israel das mãos de faraó de qualquer outra forma, mas Ele quis abrir o mar. Ele poderia abrir o mar sem que Moisés precisasse tocar nas águas com o seu cajado. Mas Deus quis que fosse assim.

Deus poderia curar o cego como fez com outros, simplesmente tocando nos olhos deles, ordenando, ou dizendo "vai, a tua fé te salvou" (Marcos 10; Mateus 9). Mas com o cego de nascença Deus quis fazer diferente.

Deus poderia impedir que o rei Nabucodonosor perseguisse e mandasse para a fornalha seus servos. Deus poderia mandar um anjo para apagar o fogo de uma forma milagrosa. Mas Deus quis que eles fossem colocados no fogo para Ele mesmo entrar lá e mostrar ao rei que o desafiou que quando Ele age ninguém pode impedir. Seu poder é tão grande e ilimitado que Ele não faz esforço para fazer um milagre. O versículo 25 diz que o Quarto Homem da fornalha passeava de um lado para o outro com os seus servos ("tirou onda"!)

Deus trata individualmente conosco. Não fomos feitos em série. Ele nos chama pelo nome, ou seja, Ele sabe TUDO a nosso respeito.

"Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda." (Salmo 139:16)

Deus sabe tudo ao seu respeito. Não questione a Deus pelo que você está passando. Num primeiro momento, na provação, é normal pelo nosso lado humano perguntar "meu Deus, por quê? Por que comigo?" Aproveite para buscar mais intimidade com o Senhor Jesus, na certeza de que Ele cuida de você verdadeiramente. E quando a provação acabar, a vitória vai chegar e você será honrado e o nome do Senhor exaltado. Porque Ele é o Deus Fiel, que não muda e sempre cumpre as Suas maravilhosas promessas.

Que estas palavras tenham falado ao seu coração e você sinta o refrigério de Deus! Somos mais que vencedores porque Ele é quem luta e vence por nós! Preencha seu coração e sua mente somente com palavras que te dêem esperança, que mantenham sua chama da fé acesa! Toma a sua arma, que é a Palavra!

"Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus." (Efésios 6:17)

Deus te abençoe e manifeste em sua vida o livramento, a provisão, a solução! Em tudo você seja coberto com a Graça e a Paz do Senhor!















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.