** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fazendo a oração de Jó

Deus tem falado muito comigo através do livro "A oração de Jó". Quando eu comprei esse livro eu não fazia ideia do que e como Deus falaria comigo a respeito de um dos assuntos mais importantes da nossa vida: o perdão.

Eu não estava procurando um livro sobre perdão, porque no momento não estava magoada com ninguém para precisar de ler sobre isso. Aliás, eu não estava procurando nenhum livro porque entrei na loja para comprar um DVD de presente. Mas eu vi a capa do livro com esse nome impactante e uma ilustração de um homem orando de joelhos, apoiado numa cadeira. Comprei.

E o livro ficou "rolando" para lá e para cá na minha casa, até que uns dois meses depois da compra eu e meu marido começamos a lê-lo. Eu altamente recomendo este livro abençoador. No fim do artigo você pode ver as informações para procurar em sua cidade.

O que tinha de tão especial na oração que Jó fez e trouxe à ele por parte de Deus a cura da sua doença horrível, uma família nova e todos os bens que ele tinha restituídos em dobro e longevidade?

Jó isolou a sua dor, o seu inconformismo, os maus conselhos que recebeu, deixou de lado os seus próprios e imensos problemas e em vez de orar para pedir por ele mesmo, Jó fez uma oração sincera para que Deus abençoasse seus amigos, inclusive os que tinham falhado com ele.

Era a oração que Deus queria que Jó fizesse. Uma oração com o coração entregue à Deus, com o foco na misericórdia de Deus. Que exemplo nos deu Jó! Um homem que sofreu dores terríveis no corpo e na alma e quando entendeu realmente que Deus era soberano e estava no controle de tudo, passou a orar a Deus pelas necessidades de outras pessoas.


"E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía" (Jó 42:10)

É maravilhoso ver o agir de Deus de uma forma tão linda, que expressa o verdadeiro amor, que não busca seus próprios interesses.

"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor." (1 Coríntios 13:4,5)

Jó viu que seus amigos também tinham necessidade de serem abençoados e libertos das atitudes pecaminosas. Jó mudou o foco da sua vida. Passou a orar pelas outras pessoas com o mesmo fervor que orava por uma causa própria. É esta oração que Deus quer que façamos.

Deus sabe de todas as nossas necessidades e promete supri-las Nele. Ele diz em Sua Palavra que podemos pedir o que quisermos, que se cremos que ao pedirmos já estamos recebendo, Ele o faz segundo a vontade Dele, que é boa, perfeita e agradável.

O Senhor é o nosso Pastor e nada nos faltará, como diz a promessa no Salmo 23. Estamos descansados nisso e podemos clamar a Deus porque Ele promete e cumpre. Mas o que Deus quer de nós é que também façamos a oração que Jó fez.

Limpe o coração, porque a mágoa é um lixo que faz mal, traz doenças e tranca a vida. Libere o perdão. A falta de perdão é uma barreira que atrapalha o nosso relacionamento com Deus. Não adianta posar de bom moço, de bom cristão dando dízimos, ofertas, visitando doentes ou fazendo outra coisa em favor da Obra de Deus, se você não perdoa.

"Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta". (Mateus 5:23, 24)

Se você tem algo contra alguém, se um amigo te magoou ou uma pessoa se levantou contra você e te caluniou, fez você ter prejuízos em qualquer área - moral, emocional, material - mesmo que você não tenha mais contato com essa pessoa, ore por esta pessoa. Mas ore com o coração sincero, pedindo a Deus que tenha compaixão e misericórdia dela. Enquanto você orar por ela, Deus vai te curar nas suas emoções e você sentirá liberando o perdão, sentirá alívio. E Deus sentirá orgulho de você e você será curado no corpo e na alma e passará a desfrutar um verdadeiro relacionamento com Deus!

"E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro" (Jó 42:12a)

Muitas pessoas, inclusive que conhecem a Palavra de Deus, estão vivendo uma vida sem resultados, em agonia, andando em círculos, simplesmente porque não perdoam. Pare para pensar que além de ter seu relacionamento com Deus sendo atrapalhado por isso, e consequentemente a vida travada, quem não perdoa não se sabe colocar no lugar de quem precisa do perdão. E na verdade, todos nós precisamos, pois já fizemos, estamos fazendo ou vamos fazer algo do qual precisaremos sermos perdoados.

Às vezes é muito difícil perdoar. A dor é tão grande que você não pode sequer imaginar perdoar quem te fez tanto mal.

Saindo do culto, peguei um táxi em frente à igreja. O taxista logo me perguntou se eu era cristã. Disse que sim e ele começou a contar sua vida, a desabafar, dizendo que estava afastado da igreja há quase 10 anos. Sentindo muito vontade de voltar a ter aquela comunhão com Deus, mas ficou tão magoado com a igreja que frequentou e com a família de sua ex-mulher que colocou na cabeça que nunca mais queria saber de igreja. Ele não perdoava o que a ex-mulher e a família dela fizeram ele passar.

Só que Deus não tem culpa das atitudes maléficas que muitas pessoas se dizendo cristãs tomam. E como tem gente apenas frequentadora de igreja, como se fosse um clube, e se dizendo cristã, mas na verdade suas atitudes desmentem isso, pois Jesus não compactua com egoísmo, falsidade. São apenas pessoas religiosas, que acham que por estarem frequentando uma igreja são cristãs e são salvas. Deus não nos quer religiosos, Ele nos quer íntimos Dele! Que o Senhor tenham misericórdia e salve essas pessoas que ainda enxergam a igreja como um clube para frequentar aos domingos e não tem o menor compromisso com a Verdade.

Durante o trajeto, eu falei da oração de Jó para o taxista. Os olhos dele se encheram de lágrimas e houve ali um quebrantamento. Ele disse que queria voltar para a comunhão com Deus e eu expliquei a ele que isso poderia acontecer a partir do momento em que ele orasse como Jó orou. Só voltar a frequentar igreja não faria ele experimentar a verdadeira comunhão. Ele precisava perdoar. Oramos ao sair do táxi e eu creio que Deus fez uma obra naquele momento na vida daquele irmão.

Eu fiz a oração de Jó há uns dois meses, perdoando quem me magoou e orando para que Deus abençoe e se revele a essas pessoas. E o resultado não é apenas estar experimentando o favor, a honra e a bondade de Deus, mas é que me sinto mais íntima do meu Pai! Não há mais barreiras, a mágoa saiu.

O livro "A oração de Jó" contém um modelo de oração que estou compartilhando a seguir. Sabemos que a oração é uma conversa, um relacionamento com Deus e não uma reza de palavras prontas e repetitivas. Mas este é um modelo. Você pode lê-lo orando para entender a essência da oração, mas faça do seu jeito. Orar é conversar com o seu Pai.

A oração que Jó nos ensina é aquela em que nos humilhamos diante de Deus, que nada tem a ver com se fazer de coitadinho e de verme da terra, mas sim em reconhecemos que Deus tem todo o poder e que somos dependentes Dele e que por isso podemos ficar tranquilos que a vitória e a solução são consequências do relacionamento que temos com Ele. Ensina também que devemos deixar de ser egoístas e orarmos também pelos amigos e também pelos que nos prejudicaram, pedindo que o Senhor tenha misericórdia deles assim como Ele teve e tem de nós.

"Senhor, não há nada nem ninguém que se compare a Ti. Eu me humilho diante do Senhor. Sonda o meu coração e exponha todas as razões e temores que atrapalham profundamente a comunhão com o Senhor. Ajuda-me a confiar em Ti em meio às provações, pois elas abrem os meus olhos e meu coração para ver o Senhor como realmente És! Senhor, quanto àqueles que se levantaram contra mim, eu oro para que afastes dele a Sua ira, perdoa-os e os abençoe profundamente, em nome de Jesus, amém".

Que a oração de Jó seja uma atitude diária na sua vida e você desfrute do amor, da misericórdia e da restituição de Deus e a Graça e a Paz do Senhor se manifeste todos os dias em você! Em nome de Jesus! :)

Consulta: "A oração de Jó", Sandra Querin. BV Films Editora, 2009.

5 comentários:

  1. A Paz querida! Leio sempre o Vivo pela Fé e Deus sempre te usa nas mais lindas palavras. Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir
  2. paz! estou procurando mais informações sobre este livro e vim parar aqui. Aleluia! Em mi9nha cidade, várias pessoas já comentaram que este livro é maravilhoso, então tenho desejado muito le-lo. como não consegui comprar, fui pesquisar na internet comentários sobre o livro.... gerando expectativas.... desde q conheci o seu blog (ontem), mudei minha mentalidade e maneira de orar. Um casal de amigos me prometeu emprestar depois q eles lerem. Então já estou feliz por saber q vou ter oportunidade de ler em breve; sucesso.... ah, coloquei o seu endereço no meu blog.

    ResponderExcluir
  3. senhor Deus peço perdão por tudo que faço e penso sei que não sei o seu proposito em mim mais sinto q estou chegando ao fim que não consigo mais viver nesta dor e angustia que me dar dor de tanto chorar e sofrer pq doi na alma tudo qu eu sinto penso meu Deus pq tudo acontece comigo não consigo ser feliz não aguento mais sofre queria tewr a fé de jô Deus me ajude achart uma saida pois sei q tudo dar errada em minha familia pq eu tenho que sofre pelos erros dos outros perdoei meu irmão também sei que ele também não merece espero q o senhor me der forças...

    ResponderExcluir
  4. Eu creio que Deus está no comando, mesmo que o mundo não tenha notado! Ele é o senhor Deus do universo e o Deus do impossível, quem dele crer não perecerá para sempre pq a Vitória é certa.

    ResponderExcluir
  5. Eu creio que Deus está no comando, mesmo que o mundo não tenha notado! Ele é o senhor Deus do universo e o Deus do impossível, quem dele crer não perecerá para sempre pq a Vitória é certa.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.