** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Fé x sentimento

Jesus disse que o homem erra por não conhecer as Escrituras, ou seja, erra por desconhecer o que a Palavra de Deus diz. A Bíblia é o manual de instruções do homem. Há tantas preciosidades nela, que é uma maldade tê-la apenas como enfeite na estante ou aberta no Salmo 91 como se fosse um amuleto.

Hoje quero falar de um assunto que inclusive os que conhecem ou dizem conhecer a Bíblia e são praticantes da fé cristã, por vezes, também caem num erro que pode colocar em jogo a prática do dom mais precioso que Deus nos deu: a fé.

Já reparou em alguém falando (ou até mesmo você) uma frase do tipo: "eu sinto que isso vai dar certo" ou "eu sinto que isso vai dar errado".

O erro do qual estou falando é o de associar fé com sentimento. A Bíblia é a base da fé cristã, onde estão as promessas e as instruções de Deus para os que Nele crêem. Em nenhum momento a Bíblia mistura fé com sentimento. Pelo contrário.

Por vezes, o sentimento que temos não ajuda a nossa fé, por isso não podemos misturar as coisas.

O que é a fé?

A Bíblia responde em Hebreus 11:1. "A fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção dos fatos que se não vêem".

Talvez vc esteja esperando algo que ainda não aconteceu, mas tem a certeza de que ela vai acontecer. É a fé no que Deus diz em Sua Palavra.

E pode ser que esta benção, seja uma promoção, um reconhecimento, seja a conquista da sua casa própria, seu casamento, a cura, a conversão de um familiar etc - seja qual for a resposta que você esteja esperando da parte de Deus - pareça tão distante daquilo que você vê, diante das circunstâncias que se você deixar o sentimento dominar seus pensamentos, a fé começa a ser substituída pelos sentimentos ( de medo, de derrota, de desistência, de dúvida se isso vai funcionar ou não). Fuja desse perigo!

Somos seres humanos, podemos ter medo, mas não podemos deixar o medo nos dominar. E a nossa arma para combater isso é a prática da fé! A fé é a CERTEZA disso que você quer tanto que aconteça, apesar de aparentemente nada estar acontecendo. A fé é loucura para o mundo, mas é a nossa vitória, a vitória que vence o mundo, que vence as circunstâncias desfavoráveis, que vence o mal.

O sentimento quer te desesperar, a fé te dá esperança. O sentimento quer que você aja por impulso, a fé quer que você aja com sabedoria. O sentimento quer que você desista, a fé quer que você avance e continue acreditando.

"As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus."(Lucas 18:27)

É por isso que temos ter bem definida a diferença entre o sentimento e a fé. Fé não é algo que você sabe que tem quando sente um arrepio ou sei lá o que. Aliás, fé não é algo que se sente. Fé não é sentimento. Fé verdadeira é uma atitude baseada naquilo que Deus diz em Sua Palavra.

Você pode estar com dor, com medo do diagnóstico médico, mas por causa da fé você pode crer no que a Bíblia diz em Isaías 53, que pelas chagas de Cristo você JÁ FOI sarado, e tomar posse desta promessa e ver Deus agir. A fé faz você reagir não com base naquilo que você está vendo e sim com base naquilo que você crê.

Confundir fé com sentimento é um passo para a decepção e a desistência. Se você acordar bem hoje, você tem fé. E se você acordar mal amanhã ou receber uma notícia não tão boa assim, você vai agir como? Com o sentimento, deixando a tristeza direcionar seus pensamentos e atitudes, ou vai reagir com fé e declarar que você pode não estar vendo a solução, mas crê na solução porque Deus não mente?

Efésios 2:8 diz que a fé é um dom de Deus. Estamos falando de um dom, da fé verdadeira. Não é essa fé que a gente diz que tem da boca pra fora. Não é a fé no que alguém está falando. A fé em questão é a fé dom de Deus.

Se é dom de Deus é perfeito. Se é perfeito não falha. Mas se você tem fé e sente que ela está falhando, que aquilo que você pede a Deus nunca acontece, está na hora de você rever os seus conceitos. Simplesmente porque a fé não falha. É dom de Deus! Se algo está dando errado não é a fé. Pode se examinar e você verá que algo está errado. Pode ser falta de conhecimento ou sabedoria. Apegue-se à Palavra de Deus e você vencerá.

"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais" (Jeremias 29:11)

Descanse o seu coração na fé, na certeza da sua vitória, porque Aquele que começou a boa obra na sua vida há de completá-la até o dia de Cristo, ou seja, até o dia certo. Deus não chega atrasado, não falha. Deus é fiel!

Tenha uma semana abençoada e colha os frutos da fé, em nome de Jesus, amém!






Um comentário:

  1. Graças a Deus por lhe dar esse conhecimento. Minha alma foi alimentada por esse post, justamente num momento terrível, de perturbações etc...
    Percebi que tinha algo errado, não sei por onde veio a mim a curiosidade de que fé é atitude, então procurei pelo google e encontrei essa mensagem. Deus te abençõe e continue te iluminando.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.