** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O conhecimento leva à vitória!

"E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao SENHOR vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei. Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força. Então todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a fazer grande regozijo; porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber." (Neemias 8:9,10,12)

A falta de conhecimento e entendimento sobre o que Deus diz em Sua Palavra leva as pessoas a se entristecerem, a tomaram atitudes erradas e a viverem uma vida confusa. Hoje crêem, amanhã não crêem mais. As circunstâncias, as aparências falam mais alto, porque o interior não está preenchido das verdades de Deus e assim as pessoas são levadas a agir sem sabedoria.

Nos versículos que lemos acima, grifei um trecho que considero fundamental. Seja lá o que for o que estiver acontecendo com você, eu te pergunto: você já consagrou o seu dia a Deus? Quando você levantou, calçou o chinelo e foi escovar o dentes, você lembrou de antes agradecer por ter acordado com vida e entregou o seu dia nas mãos de Deus, pedindo a Ele para que tudo o que você faça, aja, fale, ouça hoje esteja debaixo da vontade e da orientação de Deus?

Se não fez isso, faça. Se fez hoje, faça todos os dias.

Consagrar o dia a Deus é simplesmente separar seu momento com Deus, seja de 1 minuto ou de 10 minutos, para entregar seu dia, seus pensamentos, tudo o que vai fazer nas mãos do Senhor para que Ele oriente tudo o que você for fazer, assim não tem como dar errado. E caso aconteça algo estranho ou fora daquilo que você esperava, não se preocupe. Você consagrou seu dia a Deus, Ele está no controle. E faz tudo cooperar para o seu bem (Romanos 8:28).

A passagem de Neemias diz que o povo estava triste com a repreensão, com as palavras da lei. Mas os sacerdotes disseram: gente, parem com isso! Este dia foi consagrado ao Senhor, não tem porque ficarmos tristes. A alegria do Senhor é a nossa força! Deus é alegre porque Ele tem certeza do que Ele faz, Ele é sempre vitorioso, Ele é a vitória! E aí o povo entendeu, comeu, bebeu, dividiu o alimento com outras pessoas.

Assim devemos fazer: nos alegrar no Senhor porque consagramos o nosso dia à Ele! E entendendo isso, vivermos a nossa vida, fazendo nossas coisas, crendo nos cuidados de Deus conosco e dividindo esta fé, estas palavras, este alimento espiritual que nos sustenta em fé, com outras pessoas.

Dependemos da orientação de Deus através da Sua Palavra. Tendo a Palavra em mente, cada dia lendo um pouco a Bíblia, ir conhecemos, vendo mensagens, indo aos cultos, vamos sendo preparados. E aí quando precisamos de algo, o Espírito Santo que nos governa nos faz lembrar das palavras. Você está num momento de crise e chega a dizer: "não aguento mais"e o Espírito Santo te lembra o que Ele diz na Palavra: "Tudo posso Naquele que me fortalece". Você diz: eu estou fraco. E o Espírito Santo te lembra: "diga o fraco: sou forte". Precisamos dessas palavras de vida para nos vermos como Deus nos vê!

"Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam." (Provérbios 15:22)

O povo foi orientado por Neemias e agiu corretamente. Acontece que muitas pessoas ainda não deram ouvidos a esta instrução do Senhor.

"Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal." (Provérbios 1:30-33)

Os conselhos de Deus são conselhos de Pai. De um Pai que nos criou e conhece a nossa estrutura, o nosso passado, presente e futuro. Dê ouvidos à Deus!

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios." (Efésios 5:15)

A palavra "néscios" significa débil, infantil. E o apóstolo Paulo alerta em Efésios para não andarmos com infantilidade, falta de maturidade espiritual. Há muitos conceitos errados povoando a mente das pessoas, inclusive das que estão em igrejas, indo aos cultos, tendo uma vida religiosa. Deus não quer de nós religiosidade e sim intimidade! Relacionamento! Andar com Deus é uma vida diária com Ele, não um evento semanal indo na igreja.

E em um relacionamento precisamos ir conhecendo a pessoa. Quanto mais conhecemos, mais sabemos como ela é, como ela se comporta, o que podemos esperar dela, e quanto mais conhecemos mais amamos. Assim é o nosso relacionamento com Deus. Ele é nosso Pai!

Deus tem prazer em se relacionar conosco e o ponto chave desse relacionamento, a maior ferramenta, é a oração, a nossa conversa com Ele. Ele tem prazer em atender as nossas orações. Para ser atendido devemos conversar com Deus com o coração aberto e pedir para que seja feita a vontade Dele nesta situação que nos leva a pedir a ajuda dEle. E assim vai dar certo porque Deus não falha.

Se você conhece a vontade de Deus não tem como a sua oração não ser respondida. Como complemento desse artigo, por favor, separe um momento do seu dia para ouvir a mensagem abaixo que fala de oração respondida. Nela o pastor Hélio Peixoto derruba mitos a respeito desse assunto tão importante, que vai edificar muito você! O entendimento nos faz andar com sabedoria e receber as promessas de Deus, vendo Deus agir nas nossas causas!

Tenha uma semana abençoada com a Graça e a Paz do Senhor Jesus e prove da maravilhosa presença Dele, hoje e sempre! Amém!

Watch live streaming video from exercasuafe at livestream.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.