** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Reconstrua seus sonhos!

De repente você chegou a este blog procurando uma palavra para acalmar seu coração e te dar esperanças, fazer você pensar que há solução para o seu problema. Em nome de Jesus, que tudo o que você ler nas próximas linhas te dê forças e a certeza de que quando colocamos Deus em primeiro lugar e confiamos absolutamente Nele as coisas fluem e o resultado esperado é alcançado.

Pode ser que a sua angústia ou ansiedade sejam por conta daquele antigo sonho que ficou esquecido. Algum projeto que você desenhou na sua mente, agenda, e que por causa das dificuldades ou de outras prioridades da vida acabou ficando de lado. Ou, quem sabe, aquilo que você idealizou - e só de pensar já lhe causa um sorriso - foi paralisado porque você deu ouvidos a quem não deveria dar, acreditou nas impossibilidades mais do que no seu Deus. Se você se encaixa em algumas dessas situações, este artigo é para você. Se você ainda não passou por nenhuma delas, este artigo também é para você, pois devemos estar preparados, como diz a Bíblia, quando o dia da adversidade chegar, pois ele chega para todos.

Para falar de sonhos realizados ou enfrentamento de inimigos podemos encontrar exemplos em várias histórias relatadas pela Bíblia. Quantos e quantos homens e mulheres de Deus podem ser testemunho sobre esta situação!

Só para exemplificar rapidamente antes de nos aprofundarmos na passagem bíblica que é o tema do nosso estudo, quero lembrar que um destes testemunhos de fé que venceu tanto a dificuldade do problema como as vozes contrárias das pessoas que tentavam impedir a vitória, foi o testemunho da mulher que sofria de hemorragia há 12 anos. Quando ela soube que Jesus passaria perto de onde ela estava, não perdeu a oportunidade e em sua mente ela saiu de casa com o pensamento: se ao menos eu tocar na orla do vestido de Jesus eu ficarei curada. Era a certeza que ela tinha.

Agora, imagine a situação: Jesus era seguido por milhares de pessoas e no meio desta multidão, a mulher tinha um objetivo que era tocar pelo menos na ponta do vestido de Jesus. Além de enfrentar a dor e a fraqueza por causa de uma hemorragia que ela escravizava por 12 anos, a mulher também ia enfrentar uma multidão até conseguir tocar em Jesus. E ela conseguiu e sua fé era tanta que no meio de toda aquela gente, com várias pessoas empurrando e tocando em Jesus, o Senhor disse: quem tocou em mim? E os discípulos falaram: Mestre, como perguntas quem tocou em Ti se estamos no meio desta grande multidão que nos aperta? E Jesus disse: Alguém tocou em mim, porque senti que de mim saiu poder (em outras traduções: virtude). E então a mulher foi curada. Esta passagem você pode ler com calma depois em Lucas 8:42-48.

A cura da mulher do fluxo de sangue sem dúvida é um grande exemplo de como agir em fé: OLHE PARA DEUS, NÃO PARA O PROBLEMA. Mas o nosso tema é a atitude de fé, a sabedoria de Neemias diante de um grande desafio do povo judeu.

Podemos aprender várias lições através do testemunho de Neemias. Era o copeiro do rei, pessoa simples, temente a Deus e com a tarefa de reconstruir os muros destruídos de Jerusalém. Das várias lições, este artigo destaca a postura de Neemias perante o desafio da reconstrução dos muros e do ódio dos adversários por causa desta obra.

"E sucedeu que, ouvindo Sambalate e Tobias, e os árabes, os amonitas, e os asdoditas, que tanto ia crescendo a reparação dos muros de Jerusalém, que já as roturas se começavam a tapar, iraram-se sobremodo, e ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento. Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles." (Neemias 4:7-9)

Não é só você que se sente perseguido, ameaçado ou intimidado por alguma pessoa invejosa ou por aquele parente sem sabedoria que tenta minar o seu sonho. Neemias também passou por isso.

Quando nos propomos a fazer algo que vai ser bom para nós e principalmente para honrar e glorificar o nome de Jesus, as dificuldades se levantam e em grande parte das vezes através de pessoas e palavras para nos magoar, nos tirar do foco. Sambalate e Tobias eram essas pessoas inspiradas pelo inimigo. Eles não queriam ver o sucesso de Neemias e a felicidade do povo em ter os muros de Jerusalém reconstruídos. Neste trecho do capítulo 4 do livro de Neemias fica bem claro que para desviar o foco que era a edificação dos muros, os inimigos queriam fazer uma guerra contra Jerusalém, pois envolvido na guerra Jerusalém teria que paralisar a obra dos muros.

"Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disto, nem verão, até que entremos no meio deles, e os matemos; assim faremos cessar a obra." (Neemias 4:11)

Talvez você já tenha passado por isso. Você começou uma obra, um projeto etc, e aí pipocam os problemas e as adversidades. Parece que tudo se volta contra você e passa pela sua cabeça uma vontade de desistir. E aí você começa a se achar incapaz e está a um passo daquele sentimento maligno que é o de autocomiseração. Começa a se achar um perdedor, um fracassado, declarando que nada para você dá certo etc. Não desista! Vamos aprender com Neemias o que fazer neste caso. Vamos revisar o versículo 9, de Neemias 4: "Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles."

Em primeiro lugar: colocar a situação diante de Deus e entregá-la a Ele, pedir para que Ele dirija os nossos passos. Neemias orou a Deus e pediu ajuda.

E depois: agir com sabedoria, vigiando, como diz a Bíblia. Neemias colocou guardas para vigiar a cidade. Vigiar, ou seja, fazer a sua parte agindo com sabedoria e fazendo aquilo que é possível para nós. Devemos fazer o que está no nosso alcance e aquilo que não podemos fazer entregamos na mão do Deus que tudo pode. Não está escrito na Bíblia que devemos orar "Deus, faz isso, faz aquilo" e sentarmos no sofá esperando o milagre acontecer. Deus quer a cooperação do homem. Ele poderia fazer tudo sozinho, como fez os céus e a Terra sem a participação do ser humano, mas Deus quer relacionamento com a gente. Ele gosta de ver o homem envolvido em seus projetos, Ele é o nosso Pai.

Entregando os nossos sonhos, afazeres, projetos nas mãos de Deus, o resultado é vitória. Pode ser debaixo de lutas tremendas, mas a vitória é certa. E Deus nos abençoe e mostra para aqueles que não acreditavam na nossa vitória que Ele faz a diferença na nossa vida. A fé em Cristo é real porque Ele é real.

"Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias. E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra. Também naqueles dias alguns nobres de Judá escreveram muitas cartas que iam para Tobias; e as cartas de Tobias vinham para eles." (Neemias 6:15-17)

Sabemos que a Bíblia é um livro cheio de significados ligados aos números. Deus fez o mundo em 6 dias e ao sétimo descansou. São 7 selos do livro de Apocalipse. As muralhas de Jericó foram derrubadas após 7 voltas dadas pelo povo em volta delas. E outros tantos exemplos que mostram que o número 7 é o número da perfeição de Deus. E a obra dos muros de Jerusalém foi concluída em 52 dias (5+2 = 7). Ou seja, mesmo com os inimigos tentando desviar o foco de Neemias, mesmo com todas as dificuldades, tudo foi concluído no tempo certo. Deus não falha, não se atrasa! Coloque seus projetos nas mãos de Deus e veja as coisas acontecendo no tempo certo. Jogue por terra a ansiedade, que não te acrescenta nada de bom, a não ser problemas de saúde ou atitudes precipitadas.


Que você tenha sido fortalecido com estas palavras, reedifique seus sonhos com Deus e os veja sendo realizados para a sua felicidade e testemunho do poder do Senhor na sua vida! E que aqueles que te perseguiam com palavras ou atos de desencorajamento, sejam alcançados pelo seu testemunho e abençoados para experimentar a bondade desse Deus maravilhoso!

"Deus nos abençoará, e todas as extremidades da terra o temerão." (Salmos 67:7)

Que a Paz e a Graça do Senhor Jesus se manifeste hoje e sempre na sua vida e na vida de todos aqueles que estão ao seu redor! Amém!



4 comentários:

  1. Ufa...segurando as lágrimas aqui querida. Agradeço a Deus novamente pela oportunidade de ter te conhecido. Que o Senhor seja glorificado também nas angustias porque a vitória é certa.

    ResponderExcluir
  2. Marina, qtas palavras abençoadas...
    Sinto emoção ao ler... Estou passando por problemas afetivos muito sérios, quase uma separação... Parece que estou sendo traída. Estou lendo "O Poder da Esposa que Ora" que tem me ajudado, me dado coragem, mas, tem sido muito difícil e doloroso ver a mentira e a falsidade se apossando do homem que eu amo. Caso vc possa me ajudar com alguma sugestão de leitura ou mesmo um conselho amigo, ficaria muito agradecida, pois, não abri essa situação a ninguém e tô me sentindo muito perdida e sozinha... Não quero abrir aqui minha identidade, por isso não deixo meu e-mail, se vc puder deixar um recado pra mim após esse meu eu verei, pois visito seu blog diariamente. Obrigada por tantas palavras de conforto, que Deus conserve sua fé e que continue ajudando a todos que aqui vem.

    ResponderExcluir
  3. Que estudo abençoado!!! Eu quero reconstruir meus sonhos, em nome de Jesus.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Ops, esqueci de colocar meu nome. rsrsrs.
    Renata Martins.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.