** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Deus é organizado. Seja também!

"Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos."(Jó 22:28)

Este é um dos meus versículos preferidos da Bíblia. Quando eu estava no meio de uma crise na minha vida profissional, querendo mudar de profissão depois dos 30 anos, mas com medo e sem saber o que aconteceria se eu arriscasse, Deus me deu essa Palavra. E hoje pensando em toda a caminhada de lá para cá, vendo Deus me abençoando no que eu faço para honra e glória Dele, sou testemunha de como Ele é surpreendente e como é maravilhoso poder aprender com Ele enquanto Ele nos ensina e nos abençoa. Jesus é a melhor companhia que uma pessoa pode ter!

Quanto mais lemos a Bíblia e ouvimos pregações da Palavra de Deus mais temos a chance de aprender sobre o Senhor Jesus e como Ele é, o seu caráter, o que Ele tem para nós e o que Ele espera de nós.

Sabemos que Deus é maravilhoso, Deus é soberano, Deus é fiel, Deus não muda, Deus nos ama incondicionalmente. Sabemos que Ele tem sempre o melhor para nós, que todas as coisas - inclusive as que podem parecer ruins - cooperam para o bem dos que O amam. Sabemos que Ele espera que os seus filhos O ouçam e pratiquem os seus ensinamentos. A vontade de Deus é fazer com que experimentemos o melhor que Ele tem a nos oferecer. Há apenas uma condição para que desfrutemos dos cuidados, das bençãos, da provisão, do escape, das maravilhas desse Deus Todo-Poderoso: obedecer sua Palavra. Não fazer ouvido de mercador e sim de ovelha, porque a ovelha ouve o seu pastor e o segue. Jesus é o nosso Bom Pastor.

"Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra" (Isaías 1:19 NVI)

Mas eu quero falar hoje sobre um outro aspecto do caráter de Deus que tem a ver com organização e planejamento. Deus é muito organizado! Tudo o que Ele faz é milimetricamente pensado e planejado.

"Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado". (Jó 42:2 NVI)

É muito legal refletir sobre essa característica de Deus, sobretudo quando entendemos que já que Ele é nosso pai, convivemos com Ele, temos aprendido dEle, automaticamente recebemos influência de seu caráter em nós, pois Ele habita em nós através do Espírito Santo Dele.

Então se você é filho de Deus, se comporta como filho tendo um relacionamento diário com o Seu Pai, e se o seu Pai é organizado, determinado, faz planos para alcançar seus objetivos, você é assim, certo?

Infelizmente muitos cristãos, muitos filhos de Deus, não estão refletindo as características de Deus em sua vida, como deveria ser. Acham que servir a Deus é ir para o culto todo domingo, bater ponto, marcar uma presença no banco da igreja, dizer que é crente, falar em línguas espirituais, devolver o dízimo, ter um mp3 cheio de músicas gospel. Isso tudo faz parte da prática da fé, mas não é o suficiente para sermos intitulados como filhos do Altíssimo.

Jesus mesmo disse algo que pode ser aplicado a essa questão da identidade espiritual dos filhos de Deus:

"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins". (Mateus 7:15-17)

Se somos árvores boas, devemos dar bons frutos. E isso vale infinitamente mais do que qualquer rótulo evangélico.

Deus estando na nossa vida, em cada detalhe a presença Dele é manifesta. Claro que somos seres espirituais em corpos de carne e há uma luta constante entre a carne e o espírito. A expressão "carne" é usada na Bíblia para falar sobre a vontade humana. A carne tem inclinação para a preguiçosa, o espírito quer ir adiante. A carne não gosta de perdoar, o espírito é longânimo. A carne não gosta de receber ordens, não gosta de ordem. O espírito quebrantado pelo poder do Senhor é obediente e vê a glória de Deus.

Sobre este aspecto, podemos aprender com Deus que ser organizado ou aprender a ser organizado é um caminho para o sucesso em todas as áreas da vida.

Estou aqui falando por mim, uma pessoa naturalmente bagunceira, daquelas que ficavam meia hora procurando a chave, duas horas enlouquecida procurando um documento ou então trabalhando numa mesa toda bagunçada e acumulada de papéis e mais um monte de bugingangas. O Senhor tem me ensinado a ser organizada e assim eu estou provando como é bom e mais produtivo não viver na desorganização. Há paz para trabalhar, o serviço anda e sobra tempo para outras coisas.

Este é apenas um exemplo de como a organização é uma benção para a nossa vida prática diária.

Deus é organizado. Ele projeta, planeja e cumpre. Colocar nossos projetos nas mãos do Senhor mostra como somos organizados espiritualmente. Muitas pessoas colocam a carroça na frente dos bois e depois sofrem com as consequências. Fazem seus próprios planos, não consultam a Deus, não oram, não pedem orientação ao Senhor. Depois chegam para Ele mais ou menos assim: "então, Deus...eu vou fazer isso, isso e isso. Me abençoa, tá?"

Deveria fazer assim: "então, Deus, o Senhor sabe que eu desejo muito isso. Mas que seja feita a Sua vontade e se o Senhor quiser que isso seja para mim, que o Senhor envie a provisão, envie pessoas usadas por Ti para me ajudar. Me dê um sinal de que esta é a Sua vontade para mim. E se não for, que o Senhor tire essa vontade de mim e coloque no meu coração a Sua vontade, pois sei que Tu tens sempre o melhor para mim".

Colocar Deus em primeiro lugar é ser organizado!

"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas." (Mateus 6:25-33)

Organize a sua vida!

Se precisa pedir perdão a alguém peça! Se precisa se acertar com Deus em alguma área, faça isso hoje mesmo! Se precisa deixar algum hábito que faz mal para você e para você ama, não adie mais! Deus te fortalece! Podemos todas as coisas em Cristo!

Projete e pratique!

Deus nos ensina isso. Deus quer que a gente sonhe alto, mas não ensina ninguém a ficar sentado no sofá esperando um anjo bater à porta com uma bandeja de ouro e nela a sua benção. Ele quer ver a nossa ação! Se você tem o sonho de uma nova carreira como eu tive e Deus tem me abençoado, projete e pratique: procure se aperfeiçoar na sua área, estude, busque, invista. Não tem como fazer? Eu também não tinha, mas eu tinha e tenho fé no Deus que tudo pode, no Deus que faz acontecer, que abre portas, que planta oportunidades. Siga em frente!

O apóstolo Paulo falou de forma brilhante sobre a necessidade de renovarmos nossos pensamentos de acordo com os pensamentos de Deus. No dia-a-dia somos bombardeados de notícias que desestimulam a nossa caminhada, em vários aspectos. É violência, é crise mundial, é descaso das autoridades com a saúde pública. Sempre as notícias são de uma perspectiva negativa. É preciso saber o que está acontecendo no mundo sim, mas não se deixar levar por esses pensamentos. Quem não renova o seu pensamento na Palavra de Deus está sempre à mercê do que as pessoas falam e acham. Basta você dizer que está querendo montar um negócio para você e vem logo um dizendo: "ih, fulano de tal tentou abrir uma empresa, mas fechou seis meses depois, porque não aguentou. É muito difícil". Ou então você conta para alguém que está sonhando com uma viagem maravilhosa e logo ouve: "ah, mas é muito caro, você vai se arrepender. Não gaste à toa". E bla bla bla...

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

Se foi Deus mesmo que colocou algo no seu coração, meu querido, ouça a voz de Deus e Ele fará com que tudo coopere para que o plano Dele se estabeleça na sua vida. Organize o seu pensamento de acordo com o que Deus pensa a seu respeito, de acordo com o que Ele tem para nós e não de acordo com a opinião das pessoas e nem mesmo de acordo com a sua opinião ou aquele pensamentozinho aí dentro de você que vez ou entra quer lhe dizer que não vai dar, que é melhor deixar para lá.

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro" (Jeremias 29:11 NVI)

Quando Josué recebeu de Deus a notícia de que havia sido escolhido para liderar o povo no lugar de Moisés, Josué teve medo. Mas Deus não disse: Josué, fica sentadinho aí que o Papai vai no seu lugar. Deus disse a Josué: vai, rapaz! Eu sou contigo! Não temas que eu te ajudo!

"Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar" (Josué 1:8-9)

Preste atenção na instrução de Deus a Josué: MEDITA NA MINHA PALAVRA O TEMPO TODO. Ou seja, que a Palavra de Deus esteja no seu coração (no original hebraico quando se fala "coração" neste caso o significado é mente, pensamento) e você cumpra o que está nela. Ou seja: a palavra é a instrução, o planejamento de Deus. Foi tudo organizado para que SE FOSSE CUMPRIDO por Josué, ele veria as bençãos acontecendo. E assim foi bem sucedido Josué em tudo o que fez porque obedeceu, seguiu o plano do Senhor.

E que prossigamos para a carreira que nos está proposta, a carreira da fé. E tudo o que fizermos seja para honrar e bendizer, não com palavras apenas, mas com nossas atitudes, o nome do Senhor!

Tu és o meu Deus, e eu te louvarei; tu és o meu Deus, e eu te exaltarei. (Salmos 118:28)

3 comentários:

  1. Ja li diversos textos sobre organização, mas nunca contextualizado com as palavras de Deus, achei maravilhoso, parece que foi feito especialmente pra mim.Virei seguidora, um abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa ... Exatamente o q estou vivendo. Como Deus eh maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Eu tive a mesma impressão que foi inscrito para mim, chegou em uma ótima hora esse conheçimento avançado e desde já esta refletindo muitos pensamentos em mim. Obrigado irmão, que Deus abênçoe.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.