** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Descansar em Deus é obedecer à Ele

"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:21,24,25-33)

Essas maravilhosas palavras do Senhor Jesus acalmam o nosso coração diante de tantos afazeres, compromisso e metas que temos e vamos acumulando. Um dos maiores desafios do cristão é viver o DESCANSAR EM DEUS.

Esse DESCANSO não tem nada a ver com desistir, largar de mão, deixar pra lá. O DESCANSAR EM DEUS é uma atitude de fé. É quando eu pego aquilo que tanto tem me preocupado, coloco à parte e em vez de me ocupar prejudicialmente com tal coisa, eu foco em Deus, busco mais intimidade com Ele. E então como disse Jesus, quando eu faço isso todas as coisas vão sendo resolvidas.

A nossa vida é dividida em duas condições:

1) Há coisas que devemos e podemos fazer.
2) Há coisas que precisamos, mas não podemos fazer, não temos tal capacidade.

Dos maravilhosos milagres que Deus operou e que estão registrados na Bíblia, o Espírito Santo me fez meditar em dois deles e que mostram claramente essas duas condições da nossa vida: a passagem do povo de Israel pelo Mar Vermelho (livro de Exodo, capítulo 14) e a ressurreição de Lázaro (livro de João, capítulo 11)

As duas situações tinham algo em comum: o impossível.

As duas situações tiveram um segundo ponto em comum: o milagre de Deus.

As duas situações tiveram um terceiro ponto em comum: o papel do homem no milagre de Deus.

Quando o povo de Israel fugia do faraó e estava encurralado (pois atrás do povo estava o exército dos egípcios e à frente estava o Mar Vermelho), o Senhor mandou que Moisés dissesse ao povo:

"Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver". (Êxodo 14:13)

Imagine você agora nesta situação: desarmado, com soldados atrás de você e o mar à sua frente. Qaundo Deus mandou Moisés dizer ao povo que o livraria, provavelmente muitos entre eles devem ter pensando no famoso COMO. Deus vai fazer? Ok! Mas COMO Ele vai fazer? Não tem jeito!

Sim, é por isso que Ele é Deus. Porque Ele faz o que nós não podemos, o que não está ao nosso alcance. Ele faz o que é papel Dele, sendo Deus.

Neste caso, a ordem que Deus de foi: façam a sua parte, o que eu ordeno, e aí então eu farei a minha.

"Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco." (Êxodo 14:15-16)

Geralmente o que Deus nos pede é simples. Ele disse ao povo para seguir em frente e à Moisés para tocat o cajado no m ar e assim Deus abriria o mar. É tão simples que parece ridículo! E assim podemos refletir nas atitudes do nosso dia-a-dia: o que o Senhor nos pede é simples! O fardo Dele é leve e o jugo é suave. Ele nunca nos pede algo impossível. E se for difícil, Ele mesmo nos fortalece!

"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." (Josué 1:9)

No outro milagre, o da ressurreição de Lázaro, vemos também que o Senhor deu uma ordem às pessoas que estavam perto do túmulo do servo de Deus. E a ordem foi simples, foi viável em termos de condições humanas: remover a pedra que vedada o túmulo.

"E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela. Disse Jesus: Tirai a pedra." (João 11:37-39)

Jesus não disse: eu vou tirar a pedra. Ele disse: tirem a pedra. Foi uma ordem e os homens obedeceram.

"Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir". (João 11:40-44)

O impossível era livrar o povo das mãos do faraó. O impossível era trazer a vida de Lázaro de volta, depois de já em estado de decomposição. O impossível de Deus acontece quando a gente obedece.

O DESCANSO DE DEUS É BUSCAR A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR ANTES DE SE PREOCUPAR COM AS QUESTÕES QUE APARECEM PARA NOS DESAFIAR. ESTÁ A NOSSO ALCANCE FAZER ISSO, DO CONTRÁRIO DEUS NÃO NOS ORDENARIA. O DESCANSAR EM DEUS É FAZER A NOSSA PARTE E CONFIAR NA AÇÃO DO IMPOSSÍVEL, QUE SÓ DEUS PODE FAZER.

Por isso, meu irmão, minha irmã em Cristo, o que o Senhor quer de nós é que tenhamos com Ele um relacionamento de pai e filho, onde o Pai sabe o que é melhor para os filhos e os filhos obedecem ao Pai.

Nosso Deus tem todo o poder, Ele sempre faz o melhor. Em nome de Jesus, na autoridade do Espírito Santo, eu repreendo todo espírito de ansiedade, de medo, de dúvida, e peço ao Senhor, que tudo sabe, ouve e vê, que o nosso coração seja preenchido da Paz que só Jesus pode dar. Na certeza de que, como está escrito em Romanos 8, TODAS as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus e tudo há de acontecer no tempo certo, como bem disse o sábio Salomão no capítulo 3 do livro de Eclesiastes. Há tempo para todo propósito debaixo do céu.

Deus não sai do controle. Nós é que nos descontrolamos quando deixamos os pensamentos e as preocupações fazerem o nosso coração palpitar, a noite de sono ir embora. Confiemos no Senhor plenamente e não nos ocupemos dos nossos próprios pensamentos, pois Deus é que sabe da nossa vida e fará sempre acima das nossas expectativas porque Ele nos ama demais!

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." (Jeremias 29:11)

A fé na Palavra de Deus nos faz caminhar rumo à vitória. A Palavra é o nosso alimento espiritual e combate os maus pensamentos, a ansiedade, o medo. Não deixe de meditar na Palavra. Uma mente preenchida com os pensamentos de Deus é uma mente vencedora, que não se intimida.

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus". (Efésios 6:10-17)

Que o Senhor te abençoe abundantemente e que Ele seja a sua prioridade. Que o seu relacionamento com Deus seja mais importante do que todas as coisas e assim todas as coisas te serão acrescentadas. Não é você que tem que correr atrás das bençãos, elas é que virão até você.

Isso não quer dizer ficar sentado no sofá. Vá atrás, corra atrás, faça a sua parte. Aquilo que você pode fazer, mesmo sendo pouquinho ou quase nada, nas mãos do Senhor vira milagre. Bata à porta e ela se abrirá.

A Paz do Senhor seja contigo!

9 comentários:

  1. Amém, tudo o que eu precisava ouvir e ler!

    ResponderExcluir
  2. A Paz amada! Fazia muito tempo que não olhava o blog. Mas Deus é tão fiel que preparou o dia de hoje para que eu acessace este blog abençoado e logo pela manhã, receber aquilo que o Senhor tinha para me falar através das suas palavras. Para edificar a sua fé, confesso que esta noite perdi o sono pensando em problemas....após ler esta palavra, meu coração reavivou as promessas do Senhor e eu louvo a Deus pela sua vida, por Ele usá-la para me falar justamente aquilo que eu precisava ouvir.
    Deus te abeçoe, um dia maravilhoso.
    Valquiria

    ResponderExcluir
  3. Sabias palavras que com certeza foi inspirada pelo espírito santo, Sentir um alívio ao ler estas explicações!

    ResponderExcluir
  4. Fui muito edificada por essa palavra. Glória a Deus por sua vida. Que Ele te abençoe abundantemente mais. Danieli.

    ResponderExcluir
  5. Shalom amada... como o nosso Deus eh lindo.. e eu tenho vivido uma grande experiência e fui desafiada a confiar no Senhor, e eu digo que quando comecei a descansar vi o Eterno tomar direção... Devemos somente ter no coração que o nosso Deus tem o melhor para nós.. que ele enxerga o futuro.. Deus abençoe a todos..

    ResponderExcluir
  6. Nossa, palavra muito boa, que confortou meu coração! Deus abençoe! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Amém! É exatamente o que eu precisava ler hoje de novo. =)
    Hoje de manhã, assim que abri meu instagran, havia um poste sobre isso, Descansar em Deus, pra eu me entregar realmente em Deus. E pude me refletir sobre isso, pois nunca havia pensado dessa forma. Sempre me propus a entregar minha história nas mãos de Deus, mas logo já me pegava com pensamentos e novos planos. Mas hoje eu me entreguei com uma grande confiança em Deus, assim que vinha pensamentos de novos planos de mudança na minha cabeça, logo já dizia, Deus já tem planos pra mim, mas tudo no seu tempo e não no meu. O grande erro do ser humano é esse, não sabemos esperar pelas obras que Deus tem pra nós e acabamos nos precipitando nas escolhas. É onde gera todo sofrimento, aflições, decepções, angustias. Se confiarmos realmente e descansarmos em Deus, podemos ter uma vida mais plena. Dificuldades sempre vamos ter, por isso é importante levarmos isso pra nossa vida, descansar em Deus sempre.
    Por acaso entrei nesse blog e justamente hoje rsrs.
    Fique com Deus e uma noite abençoada.
    Fernanda!

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.