** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








quarta-feira, 21 de março de 2012

A única coisa que agrada a Deus

"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6a)

Sem fé você não vive a vida que Deus tem para você. Sem fé você não consegue orar por uma pessoa que te persegue ou prejudica (e isso é mandamento de Cristo: orar pelos os que nos perseguem). Sem fé você não pode ver um diagnóstico médico mudar diante dos seus olhos e sentir essa transformação do seu corpo. Sem fé você não pode conquistar aqueles alvos tão altos quanto as muralhas de Jericó. Sem fé você não pode ter nada disso, porque a fé é o segredo da vitória do cristão.

Deixando de exercer a nossa fé paramos de receber de Deus as promessas, os livramentos, as provisões, as bençãos. Deixamos de ver o mover de Deus na nossa vida e passamos a contemplar as obras Dele na vida dos outros que crêem! Deus quer que todos os filhos Dele desfrutem! O acesso é livre, basta crer!

Para exercer a fé não temos que ser religiosos. Temos que ser convictos de que aquilo que Deus fala em Sua Palavra é a realidade e baseada nela é que avançamos sobre todos os obstáculos.

Não importa o quanto religioso você seja. Aliás, isso não importa mesmo para Deus. Porque a religiosidade é uma casca, criada pelo homem e não por Deus, que muitas vezes esconde quem somos verdadeiramente. A religiosidade é uma capa de aparência. Não precisamos dela porque Deus nos vê por dentro.

O sentimento religioso acaba mais afastando as pessoas de Deus do que aproximando-as Dele. O sentimento religioso faz a gente sempre ter a sensação de ter que provar as coisas. Acaba sendo prejudicial para as transformações que precisamos em nosso interior.

Essa capa nos atrapalha a sermos quem somos, ou melhor, a sermos aquilo o que Deus quer que sejamos: íntimos dEle, pessoas de relacionamento aberto e saudável com um Deus que é Pai, não com um Deus cuja imagem vem sendo pintada há séculos como aquele ser castigador pronto para dar cajadadas a todo instante. Deus disciplina, Deus corrige, mas Ele é cheio de graça e misericórdia. Deus é amor, diz a Bíblia. Amor ágape, amor incondicional.

É por isso que ter cara de crente ou não ter cara de crente não faz a menor diferença. O que faz a diferença é exercer o dom que Deus dá: o dom da fé! Somente isso agrada a Deus. Sem fé é impossível! Você pode doar tudo aos pobres, pode abandonar qualquer coisa para servir a Deus, mas se isso for apenas um ato religioso, esquece. Não terá efeito a não ser a sua infelicidade, porque você vai estar fazendo algo baseado em qualquer coisa, menos na fé.

Muitos cristãos estão pondo de lado a genuína fé e criando a sua própria fé, o seu próprio conceito de fé. Fé para muitos de nós acaba sendo aquele sentimento de coisas que podem dar certo: "tô com fé que isso vai se resolver".

O GRANDE ERRO SOBRE A FÉ:

*FÉ NÃO É SENTIMENTO. O que a Bíblia diz que a fé é?

"Ora, a fé é a CERTEZA de coisas que se esperam, a CONVICÇÃO de fatos que se não vêem" (Hebreus 11:1).

Uma pessoa convicta é aquela que não arreda o pé sobre um assunto, não adianta você argumentar. A convicção tem provas, ela não é baseada em sentimentos. Então porque associamos nossos sentimentos com a fé?

Se associarmos nossos sentimentos à fé vamos cair em medo, desistência, ruína. Imagina você ter planejado algo com a orientação de Deus, orou sobre aquilo e prestes a acontecer um problema se levanta como uma muralha, fazendo você se sentir impotente?

A fé mudou?

A fé não muda porque ela não é um sentimento, ela é um dom. Sentimentos mudam como a temperatura ambiente. Mas a fé não muda com as circunstâncias. O que muda com as circunstâncias é a pessoa que não está fundamentada na fé, não está ligada na Verdade, ou seja, na Palavra. Uma fé baseada em coisas que se vêem, em coisas humanas, em fatos concretos, não é fé. Fé é certeza naquilo que se espera e que se sabe que vai acontecer! Por isso a Bíblia diz que é loucura para o mundo.

"Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis" (Romanos 11:29)

Se é um dom de Deus não se perde, não se devolve, não se joga fora: é irrevogável. Assim, a fé sempre vai existir! A questão é: exercê-la e como exercê-la! Você está fazendo isso?

Quem vive pelos sentimentos dança conforme a música que está tocando. Quem vive pela fé faz a música tocar.

CORRIGINDO O ERRO PARA EXERCER A VERDADEIRA FÉ!

O primeiro passo para exercer a fé é nos enxergar como Deus nos enxerga. E para isso devemos constantemente renovar o nosso pensamento de acordo com os pensamentos de Deus. Porque se eu estou em uma situação em que Deus na Bíblia diz que vai dar certo, lá dentro de mim o Espírito Santo fala "Sou contigo", mas aqui fora a "realidade" diz que é impossível eu é que preciso me posicionar e entender verdadeiramente quem é a realidade e quem é Deus.

"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

Transforme a sua mente de acordo com o que Deus diz! Se Ele diz SIM, não importa quem diga NÃO. Somente renovando seus pensamentos em Deus é que você pode experimentar aquilo que Ele tem para te dar. Porque se Deus diz que quer te dar uma viagem inesquecível para um paraíso no Caribe e você olha para sua "realidade" e vê que hoje mal pode pegar um ônibus para ir à praia, você nunca vai descondicionar o seu pensamento com base no que você está MOMENTANEAMENTE passando e nunca vai se ver com os pés nas areias clarinhas e nas águas transparentes no Caribe!

O AR E O VENTO: VOCÊ E A FÉ!

A fé te projeta para a realidade porque a realidade é o que a Palavra de Deus diz! Deus é a realidade do cristão, daquele que crê e vive em Sua Palavra! Esta é a realidade. Deus não é uma utopia, a fé não é uma utopia. A fé é palpável!

Você pode pegar o ar, pode enxergá-lo? Não. Mas uma força chamada vento impulsionar o ar? Aí você poderá sentir o ar no rosto, vai ver as folhas das árvores se mexendo, as roupas do varal balançando, etc. O vento foi capaz de trazer movimento ao ar.

Você pode estar parado em algum momento da sua vida. E vem uma força chamada fé que te impulsiona. Deixe essa força te levar!

Jesus VIA a fé nas pessoas que buscavam por Ele. A fé é visível! É uma realidade! É a certeza!

"Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. VENDO A FÉ que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Filho, os seus pecados estão perdoados". Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico — eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa". Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: "Nunca vimos nada igual!" (Marcos 2:3-5;10-12)

A fé é praticada no nosso dia-a-dia. Fé não se pratica apenas indo aos cultos, cantando os louvores na igreja, falando amém e aleluia. A gente aprende na igreja, lendo a Palavra. E pratica desde a hora que acorda até a hora que vai se deitar de novo. A fé é o vento que impulsiona a nossa vida. Uma vida parada, monótona é uma vida sem a prática da fé.

Exerça esse dom maravilhoso que Deus te deu de graça para você obter tudo de acordo com a vontade maravilhosa Dele, que é sempre te dar o melhor!

Não desperdice sua vida nem as oportunidades de ver as situações mudando e as vitórias sendo conquistadas. Com luta, é verdade, mas temos um Deus luta por nós, que nos garante a vitória pela fé!

“E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. I João 5:4

Viva pela fé! Deus te abençoe!









Um comentário:

  1. Estou adorando o blog. Entro todos os dias para ler as suas postagens e elas têm me ajudado muito em meu crescimento espiritual e avivamento da fé!
    Continue escrevendo e ajudando Jesus a transformar os corações!

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.