** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

2013: Ano de Intensificação, Ano de Descanso

Olá, queridos!

Quanto tempo, não é mesmo?

Bom, em primeiro lugar creio e profetizo para as nossas vidas um ano de 2013 tremendamente abençoado, porque certamente a mão de Deus está sobre nós os que cremos. Que seja assim para a glória de Deus!

Quero compartilhar com vocês as palavras proféticas que o Senhor ministrou na virada do ano para o coração da congregação a qual eu faço parte (www.academiadafe.com.br) . E creio totalmente que é PARA TODOS OS QUE CRÊEM, ou seja, para a igreja de Cristo ao redor desta Terra. 

As duas palavras-chaves para o ano de 2013 são INTENSIFICAÇÃO E DESCANSO.

2013 é ANO DE INTENSIFICAÇÃO, é ANO DE DESCANSO. 

Eu fiquei pensando com relação a essas palavras-chaves INTENSIFICAÇÃO e DESCANSO. Num primeiro momento o que se pode ter é uma impressão de incoerência. Como algo pode ser intenso e ao mesmo tempo dar descanso, dar paz? 

Meditando sobre algumas passagens bíblicas vamos vendo que Deus trabalha com um padrão: o homem descansa (confia, espera a promessa) e Ele faz (concretiza a promessa). Simplesmente porque Deus quer a nossa alegria, o nosso progresso, a nossa vitória! A benção do Senhor enriquece e com ela não traz desgostos, disse Salomão (Provérbios 10:22).

Uma das passagens que mais mexe com o meu coração e dá um exemplo do cuidado de Deus, do nosso papel e do papel do Senhor nas situações está em 2 Crônicas 20.


Ele disse: "Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: ‘Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus. Amanhã, desçam contra eles. Eles virão pela subida de Ziz, e vocês os encontrarão no fim do vale, em frente do deserto de Jeruel. Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês’ ". (2 Crônicas 20:15-17)


Conseguimos perceber no versículo 22 que a posição que devemos adotar é essa: adorar ao Senhor, louvá-lo. Porque quando fazemos isso de coração Ele muda a situação. Ele opera! Não precisamos pelejar, Deus faz isso por nós!

Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados. (2 Crônicas 20:22)

E no versículo 29 vemos o resultado de confiar e esperar em Deus: PAZ! 

O temor de Deus veio sobre todas as nações, quando souberam como o Senhor havia lutado contra os inimigos de Israel. E o reino de Josafá manteve-se em paz, pois o seu Deus lhe concedeu paz em todas as suas fronteiras. (2 Crônicas 20:29-30)

Deus quer que nós tenhamos um posicionamento correto, o posicionamento de descanso na nossa crença de quem somos em Cristo e de quem é o nosso Deus. A verdade é que muitos cristãos estão vivendo sobrecarregados e ansiosos o tempo todo e por tudo, quando o Senhor mesmo em sua Palavra nos dá uma ordem sobre esta questão:

Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? {Pois a todas estas coisas os gentios procuram.} Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 
(Mateus 6:25-33)

Deus é verdadeiro e fiel em tudo o que diz e promete. Se Ele fala que não é para andar preocupado porque Ele mesmo cuida para que tudo nos seja suprido, então podemos confiar! 

Veja bem: quando fazemos contas e elas não batem para suprir as necessidades ou recebemos uma notícia que angustia o nosso coração, naturalmente ficamos preocupados. Uma coisa é ficar preocupado naquele primeiro momento, outra coisa é andar preocupado. Pessoas ficando sem dormir, tendo insônia crônica, tomando medicamentos controlados para ansiedade. Nosso remédio é a Palavra! 

O descanso é uma das promessas mais maravilhosas de Deus para nós e a agitação do mundo, as preocupações do dia-a-dia desviam o nosso foco e assim deixamos de aproveitar o milagre do descanso. O milagre do descanso, o descanso de Deus não é o descanso natural. O descanso de ir para um local paradisíaco e "esquecer" de tudo e ao voltar ficar preocupado novamente. O descanso de Deus é ter um coração que crê e espera o melhor de Deus ainda que as circunstâncias sejam completamente desfavoráveis. 

O descanso dá paz, alivia, guarda o coração. Deus está nos dando esse mandamento: não fiquem ansiosos, Eu estou cuidando de tudo. Descanse porque você tem um Pai que está cuidando de você! Faça a sua parte e aquilo que não compete à você, descanse, espere em Deus porque Ele sempre faz o melhor. Não force mais a barra! Vamos lembrar da passagem que fala sobre as irmãs Marta e Maria. Uma se importava em ouvir de Deus, em parar para ouvir, em descansar em Deus. E a outra se agitava e não desfrutava do descanso. 


E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. (Lucas 10:38-42)

O inimigo sabe que quando deixamos de descansar em Deus deixamos de nos fortalecer em fé, abrimos espaço na nossa mente para todo tipo de pensamento negativo e preocupações. A mente vira um grande campo de batalha. O inimigo adora ver um cristão preocupado, duvidando do socorro e da provisão de Deus e ele promove diversas situações nesse sentido, as chamadas setas ou dardos inflamados que Jesus disse e que Paulo disse que poderíamos apagar. Devemos nos revestir do poder de Deus, proteger nossa mente com o capacete da salvação, ou seja, a consciência mediante a Palavra de quem somos em Cristo, a nossa realidade espiritual: estamos assentados em lugares celestiais com Cristo, somos propriedades exclusivas de Deus, ministros de uma Nova Aliança, somos justiça de Deus, protegidos e gravados nas palmas das mãos do Senhor. 

Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem vencido tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. (Efésios 6:13-17)

Sem descanso, ficamos agitados e não recebemos o melhor de Deus, não desfrutamos da paz que excede todo o entendimento. Fomos feitos para o louvor da glória de Deus e por isso vamos desfrutar de tudo o que Deus tem para nós, inclusive o descanso de Deus. O descanso só traz benefícios. 

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7)

Deus nos ama tanto e ama trabalhar em nosso favor! 

Porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalha para aquele que Nele espera. (Isaías 64:4)

Lutar com as próprias forças não nos dá paz, só nos sobrecarrega. O dom da fé nos dá a capacidade de crer nas promessas de Deus, em ter a certeza de que Ele realmente opera ao nosso favor. O nosso trabalho é descansar em Deus. Isso traz paz ao nosso coração. Por várias experiências próprias eu sei que a falta de descanso em Deus "atrasa" as bençãos. Só gera mais ansiedade e a sensação de que as coisas demoram a chegar. Mas experimentando o descanso em Deus fica bem forte a consciência de que Ele nunca falha, nunca atrasa e enquanto a vitória está a caminho vamos conhecendo mais Dele, nos relacionando melhor, ficando mais perto de Deus.

QUANTO MAIS DESCANSO, MAIS INTIMIDADE COM DEUS TEMOS, CONSEGUIMOS SABER MAIS DELE E MAIS EXPERIMENTAMOS OS CUIDADOS DELE, MAIS  VITÓRIAS NOS ALCANÇAM!

O segredo do sucesso do cristão é O DESCANSAR EM DEUS. Depositar toda a sua confiança em Deus, saber que tudo o que somos e temos é por meio dEle e para Ele! 


Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo". Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto. Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. (Salmos 126)

Que o seu 2013 seja de descanso para que você experimente uma intensificação sobrenatural do mover de Deus na sua vida. Assim seja, para a honra e para a glória do Nosso Deus, em nome de Jesus! Amém! 


Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. (Provérbios 4:18)










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.