** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A igreja precisa de restauração, não de reforma.


Muitas pessoas não sabem a diferença entre reforma e restauração. Consultei um site sobre arquitetura onde a explicação é bem simples. 
Restauro é uma intervenção feita sobre um bem histórico, visando manter sua identidade, seus aspectos característicos de época e sua autenticidade, para que futuras gerações tenham acesso ao estilo cultural histórico com o máximo possível de sua identidade original.
Quando se faz um trabalho de restauro é necessário restabelecer o mais próximo possível a obra original, porém sem cometer um falso histórico (quando uma obra tem características históricas, se faz passar por antiga, porém é um edifício novo, muitas vezes imitando o estilo original do artista), também é importante que se deixem transparecer os traços do tempo sobre a obra, lhe conferindo identidade temporal.
Também é importante manter a função original da obra e é é fundamental que se busque fazer uma assimilação com os materiais e estilos construtivos originais da edificação, para que se tenha assegurado o seu valor histórico. Para se adequar as especificidades da construção, são necessários estudos para analisar as técnicas originalmente empregadas na obra. 
Reformar é fazer uma intervenção sobre algum bem, aproveitando parte de sua estrutura sem o compromisso de manter a identidade original do patrimônio. 
Saindo da arquitetura e indo para a história do cristianismo vemos como essa comparação se encaixa perfeitamente. O que foi feito há 500 anos foi uma reforma que tirou a identidade do povo de Deus, que afastou os seguidores de Jesus dos princípios e das raízes da fé no Messias de Israel. A Reforma foi feita por Roma. Mas a restauração de todas as coisas já está sendo feita pelo nosso Salvador.


Há um movimento mundial de judeus e não-judeus voltando-se para a doutrina dos apóstolos, como na igreja do primeiro século. O modo de viver de acordo com a Lei do Senhor, antes dos interesses políticos e econômicos e do paganismo se infiltrarem na igreja. Esse movimento é necessário para que ocorra a volta de Jesus e Ele mesmo está à frente disso. Ele vem para uma igreja restaurada, uma noiva com a qual Ele se identifique e reconheça. Não uma noiva paganizada, interesseira, metida em escândalos, rebelde. 
"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de todas as coisas, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio". Atos 3:19-21

A igreja do Senhor precisa de restauração, não de reforma. Jesus falou que volta quando ocorrer a restauração de todas as coisas. Precisamos voltar ao primeiro amor, às raízes da fé, como na igreja do primeiro século, sem dogmas humanos, sejam católicos ou até mesmo protestantes. A Bíblia contém todas as instruções de como devemos proceder. Assim faziam os crentes do primeiro século. Paulo, Pedro, João, Tiago escreveram cartas com as recomendações todas, pautadas na Lei do Senhor. Pra quê inventar? 

Os crentes precisam ler a Palavra de Deus, de Gênesis ao Apocalipse e não ficar selecionando só o que acham mais legal. Lutero, tão enaltecido pelo meio teológico, nunca deixou de ser padre, continuou adorando Maria e além disso foi um grande antissemita autor do livro "Sobre os judeus e suas mentiras", livro de cabeceira de Hitler, que o utilizou para fazer o que fez no Holocausto. 

Nesse livro Lutero diz que judeus são porcos que merecem ter seus bens saqueados. Verdade que não podemos ignorar as vantagens da Reforma Protestante, mas também não podemos tapar o sol com a peneira e não enxergar as atrocidades feitas em nome da Reforma. 

Milhares foram mortos por Calvino tb. Procurem saber sobre o absurdo que é o monumento no topo da maior igreja luterana da Alemanha: chama-se "porco-judeu". 

Como pode uma igreja que diz seguir um Messias judeu, que quando voltar para reinar, pisará no Monte das Oliveiras, reinará de Jerusalém, ser tão antissemita? Precisamos ser como os bereanos, buscar a verdade. 

Vamos avaliar as nossas ações e tudo aquilo que fazemos dizendo que é para Deus. Natal, gente? O que tem a ver Natal com seguidor de Jesus? Pesquisem, estudem, Deus nos deu inteligência para isso. Será que um dia da nossa vida vamos enfim parar para analisar: porque eu festejo isso? Porque que como aquilo? Porque eu comemoro isso? Qual a origem dessas coisas que eu faço? Essas coisas estão em conformidade com a Bíblia, que é o nosso manual de sobrevivência nessa selva louca que é o mundo? Se não são, porque eu devo continuar fazendo?

Seguir a Jesus não é trocar de religião. É estar disponível para ser transformado por Ele e andar como Ele andou. Eu não consigo nem imaginar Jesus montando árvore de Natal, uma tradição pagã de invocação de demônios. Claro que muitos cristãos nem sabem disso, eu também não sabia até o dia que eu resolvi estudar. 

Comecem a fazer isso e se surpreenderão com um monte de coisas que fazem por tradição ou no automático. Coisas estas que estão muito longe de Deus. 

Vamos servir ao Senhor em Espírito e em verdade, buscando de todo o coração a verdade, ainda que tenhamos que, pelo Senhor, reavaliar os conceitos que aprendemos. A Verdade é a Bíblia. Só ela.

Permita que carpinteiro de Nazaré restaure você. Ele conhece o projeto original. E é para uma igreja verdadeira, uma noiva verdadeira, que Ele volta. 

Shalom! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.