** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








quarta-feira, 9 de novembro de 2016

OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE?

Como entender o contexto e saber um pouco de História nos ajuda a compreender melhor os textos bíblicos e assim a agradarmos a Deus!

Sabe aquela expressão "olho por olho, dente por dente" que aprendemos que é um exemplo de como a Lei de Moisés é ruim e incitava a vingança entre as pessoas?

Essa é só uma entre as centenas de interpretações fora do contexto que a teologia sistemática cristã vem aplicando há séculos.

Olho por olho dente por dente não é "vou furar o pneu do carro do meu vizinho porque ele furou o meu pneu". Ou "vou deixar meu vizinho quebrar o meu retrovisor porque eu quebrei o dele ao entrar na garagem". Olho por olho dente por dente é ter um pneu novo e comprar um retrovisor novo para o vizinho.

Se eu quebro o seu celular, o que a interpretação convencional diz? Que seria justo vc quebrar o meu tb. Mas não foi assim que a Lei ensinou. O justo é que eu compre um outro celular igual para vc. Isso é justiça.

Na verdade, olho por olho e dente por dente é um resumo do senso de justiça, que foi distorcido pelos homens, mas ampliado por Yeshua/Jesus. Assim como toda a Lei, pois Ele mesmo disse: 

"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir (obs: no original esse "cumprir" tem o sentido de plerosai/tornar algo pleno/ampliado). Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra." Mateus 5:17-18


Como mestre, Ele veio nos ensinar como viver nos caminhos do Senhor, andando em justiça estipulada pela Lei do Senhor. Um dos ensinamentos que Ele ampliou foi sobre adultério. A Lei de Deus dada a Moisés condena o adultério. Mas Yeshua mostrou que essa lei estava sendo limitada pelos homens e que ela deveria ter uma interpretação mais ampla. Por isso Ele ensinou: 

"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." Mateus 5:27,28


Como é bom aprender a Lei do Senhor com o Mestre Yeshua! 

Recomendo esse vídeo do professor Matheus Zandona explicando bem sobre essa expressão tão mal interpretada:


Link: https://www.youtube.com/watch?v=nFNqykzyegs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.