** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








terça-feira, 22 de novembro de 2016

O plano de Deus em Levítico 23: Jesus nas festas bíblicas


"Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras" (Lucas 24: 44-45)

Que o Senhor abra o nosso entendimento para que possamos compreender as Escrituras, porque as Escrituras falam a respeito Dele! A respeito de Yeshua HaMashiach, Jesus O Messias. Por isso é de fundamental importância que estudemos as Escrituras. O que são as Escrituras? As Escrituras compreendem a Torá ou Lei de Moisés (Pentateuco: 5 primeiros livros da Bíblia), Profetas, Salmos e escritos. 

Ou seja: o que se chama de Antigo Testamento. Não gosto desse termo Antigo Testamento, porque Testamento é coisa para morto e Deus está vivo. Portanto usarei o termo correto biblicamente correto: Antiga Aliança. Deus é Deus de aliança, não de testamento. 

Pare para pensar: uma aliança não anula outra. Mas um testamento mais recente anula o anterior. É assim que a igreja tem interpretado a Palavra de Deus, o que gera uma grande confusão. Pois os 10 mandamentos que são da Antiga Aliança não foram anulados pela Nova Aliança; que é justamente encravar os mandamentos do Senhor nos nossos corações através do Sangue de Yeshua/Jesus, conforme Jeremias 31. O Senhor diz em Jeremias: "farei UMA NOVA ALIANÇA". Ele não diz: farei um novo testamento. Um nova aliança complementa a anterior. Um testamento anula o anterior. 

"Disse Yeshua/Jesus: Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido". (Mateus 5:17-18)

Portanto, como Yeshua/Jesus mesmo disse em Lucas 24, a Antiga Aliança fala a respeito Dele. A igreja do Senhor precisa voltar a ler a Antiga Aliança. Muitos de nós fomos ensinados que o "Antigo Testamento" era passado, que não temos que nos prender mais à ele e que agora temos que ficar apenas no "Novo Testamento", pois o "Velho Testamento" é só histórico e não mais prático. 

Mas senão entendemos as Escrituras ("Antigo Testamento") não temos como compreender os escritos dos apóstolos de Yeshua ("Novo Testamento"). Para compreender, por exemplo, Apocalipse, temos que estudar o livro do profeta Daniel, o livro de Ezequiel, o livro de Gênenis, o livro de Joel, etc. 

Por não estudar as Escrituras cometemos erros de interpretação porque queremos interpretar a Bíblia, sendo que ela não precisa disso. A Bíblia explica a própria Bíblia. Apenas precisamos que o Senhor abra o nosso entendimento para compreendermos as Escrituras e não mais ignorá-las. 

Para entender quando Yeshua/Jesus volta, sem achismos escatológicos, eu tenho que entender o plano de Deus, eu tenho que estudar a Antiga Aliança. Principalmente as festas bíblicas, ensinadas pelo Senhor em Levítico 23. 


Eu creio que Yeshua/Jesus virá no período da Festa das Trombetas/Yom Kippur/Tabernáculos, que dependendo do ano cai em setembro ou outubro. Acho que o ano 5777 é um ano de alerta. (Recomendo que assistam esse vídeo de menos de 10 minutos falando sobre o 5777 https://www.youtube.com/watch?v=IC98wHrDZWw) 

Acabamos de entrar no ano 5777, pelo calendário bíblico. Eu creio que será um ano
onde acontecimentos importantíssimos envolvendo Israel (o relógio de Deus e das profecias). Em 5777, Jerusalém vai completar seu jubileu, em maio. Meses depois Israel comemorará 70 anos de fundação. O Nosso Salvador disse para olharmos para a Figueira (Israel é chamado na Bíblia de Figueira ou Oliveira), em Mateus 24 para discernirmos a época de Sua vinda. 

Ele disse que não passaria da geração da Figueira sem que tudo acontecesse (tribulação e Sua segunda vinda). Pelo Salmo 90, sabemos que uma geração na Bíblia tem 70 anos, quando muito 80. Israel completa 70 anos em 2017/5777. É o fim de uma geração para o nascimento de outra. E por falar em nascimento, em 23/09/17 acontecerá o grande sinal do céu que João viu e relatou em Apocalipse 12. 

"E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.” 

Não deixem de assistir a esse vídeo do irmão Hélio Girotto, que é um estudo completo sobre essa passagem que é um dos grandes mistérios da escatologia, do estudo do fim dos tempos: Porque o Livro do Apocalipse pode ter previsto o ano 2017 https://www.youtube.com/watch?v=I-J55NAbHoE

Eu creio que um mudança drástica acontecerá para culminar no retorno do Messias, que em breve vai acontecer. Momento de aperto. 

Isso não só é possível como realmente provável, pois no dia 13/10/16, um dia após o YOM KIPPUR/O dia do Perdão, o feriado bíblico mais sagrado, a UNESCO, que é formada em grande parte por países antissemitas, declarou que os judeus não tem qualquer relação com o Monte do templo e com o Muro das Lamentações (Kotel, o muro que restou da destruição do segundo templo), ignorando fatos históricos e comprovados por escritos e achados arqueológicos. 

O mundo está sendo entregue ao Islã. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se pronunciou sobre isso ontem deixando claro que Israel não vai aceitar essa mentira. O triste é que até o Brasil votou a favor dessa resolução descabida. Mas Deus está no controle. É preciso que haja tamanha tensão para acontecer o tão famigerado acordo de paz ao qual se refere o profeta Daniel, em que o anticristo firmará um acordo de paz com Israel por 7 anos. Sendo que na metade da semana, ou seja 3 anos e meio, o anticristo vai quebrar o acordo, vai se se dizer Deus e exigirá adoração. Israel, cujo mandamento principal é o SHEMA: ouça Israel Adonai nosso Deus, Adonai é UM,  (Deuteronomio 5 e Marcos 12), não aceitará isso e então será a grande tribulação. 

Quando estudamos as festas bíblicas, que erroneamente o meio cristão chama de festas dos judeus - quando o Senhor deixa claro em Levítico 23 “essas são as MINHAS festas” e nessas festas participam judeus e os gentios que se voltaram para Deus - podemos entender as profecias melhor. 

O Senhor falou a Moisés “fala ao povo de Israel”. Israel é a Oliveira, quem é natural da Oliveira (judeus) ou quem foi enxertado na Oliveira (gentios, não-judeus) através de Jesus/Yeshua é povo de Deus, povo de Israel. (Romanos 11).

"Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do Senhor, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades” Levítico 23:1,2. Nos versículos que seguem o Senhor enumera e explica as festas que o povo deve guardar. São 8 festas: 1 semanal e 7 anuais. 

Jesus/Yeshua é e cumpriu as primeiras 4 festas e as últimas 3 festas todos os que amam a volta do Senhor devem aguardar o seu cumprimento profético. As festas acontecem de modo duplo. Ou seja, aconteceram uma vez no passado e outra um tempo depois através de Yeshua/Jesus. 

FESTA SEMANAL

Sábado/Shabbat -> Festa semanal. "Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações” Levítico 23:3. Jesus/Yeshua seguia as leis do Pai, inclusive guardava essa solenidade, o sábado/shabbat. Ele tinha o costume de ir às sinagogas aos sábados, curava no sábado (pois é lícito fazer o bem no sábado ou qualquer obra que seja para Deus e não por interesse próprio). E Ele declarou: Eu sou o Senhor do Sábado. 

Portanto, Jesus/Yeshua é o nosso sábado/shabbat. Paulo declarou: resta um shabbat para o povo de Deus, referindo-se ao nosso Salvador. Não vou esplanar aqui sobre se devemos guardar o sábado hoje ou não. Apenas deixo para reflexão o que o Senhor disse: "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”. Mateus 5:17-19

Vários pretextos, inclusive difamatórios, são usados na tentativa de evitar a observância sabática exigida pela lei de Deus, entre eles: "O quarto mandamento não encontra-se no Novo Testamento", "Jesus e Seus discípulos violaram o sábado", "Cristo aboliu o sábado na cruz do Calvário" e, "o sábado é destinado apenas aos judeus". Estas alegações além de serem destituídas de fundamento bíblico, classificam diretamente Jesus de pecador ao incrimina-Lo de transgressor da lei.

Jesus ao mencionar a destruição de Jerusalém (que ocorreu aproximadamente 40 anos após a Sua ressurreição), alertou os Seus seguidores dizendo: "Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado." (Mateus 24:20 RA). Ora, se o quarto mandamento iria ser eliminado na cruz do Calvário, por que Jesus alertou quanto a sua observância em meio a um acontecimento futuro, ainda mais sobre condições extremamente severas? Por que os seguidores de Jesus/Yeshua deveriam orar para que a fuga não ocorresse no sábado?

Mas sábado é só para judeu? Leia Isaías 56. 

A maior prova bíblica que as festas so Senhor são estatuto perpétuo e não mudou nada com a morte do Messias é Daniel 7:25. Para mim este versículo é suficiente para matar de vez essa questão vejamos as escrituras: “E perseguiras os santos do Altíssimo e magoará os santos do Senhor e cuidarás em mudar o tempo e a Lei.” O que mudou com a morte e a ressurreição do Senhor foi que o véu do templo foi rasgado e temos acesso direto ao Pai. A salvação é apenas através de Jesus/Yeshua. Não guardamos os mandamentos para sermos salvos, mas guardamos porque somos salvos. Em Apocalipse, Jesus/Yeshua ressurrecto afirma a João o mesmo que disse em Mateus 7.

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” Mateus 7:22-24

Vale destacar. A Bíblia explica a própria Bíblia. Segundo João, “qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade. 1 João 3:4. Logo, iniquidade é desrespeitar a lei. Iniqüidade vem do Grego: ανομια [anomia] (Substantivo feminino). De ανομος [anomos] (α [a] -como uma partícula negativa- "sem", e νομος [nomos] "lei" = "sem lei". Negação da lei. Ilegalidade, falta de conformidade com a lei, violação da lei, desacato à lei, iniqüidade, impiedade.

***Quando guardamos o sábado lembramos do Deus que tem o nosso senhorio, que criou o mundo em 6 dias e no sétimo contemplou tudo e principalmente sabemos que estamos separando um dia só para o Senhor, mas não conforme queremos, mas como Ele, o Senhor do Sábado, ordenou. E fazendo isso estamos anunciando a volta Dele e o Seu Reino, o Grande Sábado/Shabbat Gadol, o Milênio, o reinado de mil anos. 

FESTAS ANUAIS

1)Páscoa/Pessach: significa “passagem”, “passar por cima”, em inglês “passover”. 

No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a páscoa do Senhor. Levítico 23:5

Foi quando Deus ordenou aos hebreus que marcassem as portas das casas com o sangue do cordeiro para que o espírito da morte não entrasse em suas casas, quando Deus mandou as pragas pelo fato de Faraó não querer libertar o povo. Todos os que fizeram isso foram salvos. Quando o povo foi tirado do Egito com mão forte e poderosa do Senhor, Ele ordenou ao povo que comemorasse as festas dEle, tanto para lembrar do livramento do Senhor, como para viver uma festa profética que no futuro veio a se cumprir através de Yeshua. 

Cumprimento: Jesus/Yeshua, o Cordeiro de Deus, sem pecado, sem defeito, se entregou por nós e Seu Sangue vertido no madeiro foi o sacrifício perfeito para a salvação de todos os que O recebem como Senhor e Salvador, sejam judeus ou gentios. Jesus/Yeshua é a nossa Páscoa, o Cordeiro que foi imolado por nós. Jesus, o Verbo que se fez carne, a Torá viva, foi encravado em nossos corações numa Nova Aliança profetizada em Jeremias 31. 

Quando festejamos a Páscoa bíblica de acordo com as instruções bíblicas, não com coelhos de chocolate, lembramos e agradecemos ao Senhor pelo livramento que Ele deu aos nossos antepassados na terra da escravidão e festejamos e agradecemos pela vinda do Messias, o Cordeiro de Deus, que pelo Seu precioso Sangue nos livra da morte e nos dá a vida eterna. 

2) Pães Ázimos

"E aos quinze dias deste mês é a festa dos pães ázimos do Senhor; sete dias comereis pães ázimos”. Levítico 23:6

Essa festa o Senhor instituiu para o povo de Israel (lembrando que não foram apenas os hebreus que foram tirados do Egito por Deus, mas junto com os hebreus, haviam vários outros povos que atravessaram o Mar Vermelho junto com eles) jamais esquecer desse grande livramento do Eterno, quando em fuga não deu tempo nem do pão fermentar, comendo pão sem fermento.

Cumprimento: Jesus/Yeshua é o nosso pão sem fermento (pecado), o pão que desceu do céu. Esse pão ázimo, sem fermento, foi partido
por nós. Ele mostrou através do partir do pão entre os seus apóstolos na última ceia antes de Sua morte que essa profecia iria se cumprir. E se cumpriu no dia em que Ele foi sepultado.

 3) Primícias

“ Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote; E ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá. E no dia em que moverdes o molho, preparareis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao Senhor, E a sua oferta de alimentos, será de duas dízimas de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada em cheiro suave ao Senhor, e a sua libação será de vinho, um quarto de him.Levítico 23:10-13

Estas 3 festas (Páscoa, Pães Asmos e Primícias) são celebradas na Primavera. Todas elas ilustram a redenção realizada e conseguida na primeira vinda do Messias Jesus, quando Ele se tornou no "Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo" - João 1:19 - e quando, através da Sua ressurreição, Ele Se tornou nas "primícias dos que dormem" - 1 Coríntios 15:20. 

4) Festa das Semanas ou Pentecostes/ Shavuot
Esta festa é celebrada 50 dias (7 semanas) depois do dia de Páscoa. Pentecostes é histórico e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo.

O dia de festa era a reunião de todo o povo trabalhador com suas famílias, amigos e os estrangeiros (Dt 16.11). As sete semanas de festa incluíam outros objetivos, além da ação de graças pelos dons da terra: reforçar a memória da libertação da escravidão no Egito e o cuidado com a obediência aos estatutos divinos (Dt 16.12).

Pentecostes é histórico e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez Mandamentos/ Torá no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo.

Seu cumprimento em Jesus/Yeshua fala-nos do estabelecimento do Corpo do Messias Jesus, quando o Espírito Santo de Deus foi derramado sobre os discípulos de Jesus NO EXATO DIA da celebração desta festa de Pentecostes (Atos 2:1). NA FESTA DE PENTECOSTES, COMEMORA-SE, TAMBÉM O CUMPRIMENTO DE Joel 3:1 – O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO. 

E antes do Messias subir aos céus, voltando ao Pai Celeste, Ele afirmou uma última vez:
“…determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas esperassem a promessa do Pai, a qual , disse Ele, de mim ouvistes…mas recebereis poder, ao descer sobre vós o meu Espírito, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém , como em toda a Judéia e Samaria, e até nos confins da terra” (At. 1:4,8)
  • Na Páscoa, lembramos o nosso novo nascimento no Messias; mas, em Shavuot, alegramo-nos pelos primeiros frutos de nossa conversão: o Fruto do Espírito, do batismo do Espírito Santo, dos dons Espirituais, da nossa mudança de atitude, do aperfeiçoamento do nosso caráter;
  • Celebrar Shavuot é reivindicar que nossa vida seja cheia do Espírito Santo, o qual nos revela, cada vez mais, a pessoa do Messias sendo formada em nós;
  • Na Festa de Pesach (Páscoa), nós nos libertamos DE algo que nos prendia. Em Shavuot, nós nos libertamos PARA servir a Deus.
5 - Festa das Trombetas

Estas 3 últimas festas realizam-se no Outono, no sétimo mês do atual calendário judaico. Tal como o número 7 simboliza na revelação bíblica a ideia de "plenitude", as festas do Outono apontam para um tempo de plenitude, algo que se completa, revelando assim um quadro profético do programa redentor de Deus a completar-se muito em breve.

Festa das Trombetas  é chamada de "Rosh HaShanah", ou seja: o cabeça do ano, ou seja, o início do ano novo no calendário bíblico, mas que a teologia sistemática cristão resumiu em “ano novo judaico”. Segundo a tradição judaica, o sopro do “shofar” (trombeta feita de chifre de carneiro) neste dia relembra o toque das trombetas durante a conquista da cidade de Jericó e os cornos do carneiro que Abraão usou para o sacrifício no Monte Moriá.

As Escrituras falam-nos de um tempo em que Israel será reunido na sua Terra através do toque de "uma grande trombeta" - Isaías 27:13 - e, na Nova Aliança, o apóstolo Paulo explica este mistério numa altura em que todos os crentes serão reunidos ao Messias - 1 Coríntios 15:51, 52; 1 Tessalonicenses 4:16-18. E porque nenhum de nós sabe o exato dia deste "soprar da trombeta", a Festa das Trombetas deve motivar-nos à preparação e ao serviço ao Reino de Deus. 

Porém, o próprio Senhor nos deu um indício relativo à sua volta usando a linguagem da festa e uma anologia ao casamento judaico. 

"Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem”. (Mateus 24:36-39)

Observe que vivemos como nos dias de Noé! Iniquidade, perversidade de tal ponto que Sodoma e Gomorra parecem duas santas perto do que vemos hoje. Mas quando o Senhor fala que a respeito do dia de Sua volta ninguém sabe o dia e nem a hora, Ele estava na verdade contando para aqueles que entendiam no contexto do casamento judaico (lembremos que o Senhor falava por parábolas para que nem todos entendessem, mas só os que estivesse ligados Nele) que Ele voltará num momento em que só o pai sabe. 

No casamento judaico, o noivo faz um pacto com a noiva e sua família e cerca de 1 ano depois ele volta para consumar o casamento, numa festa que dura 7 dias (logo abaixo falarei brevemente sobre a festa dos tabernáculos, que está ligada ao casamento do Noivo com a Igreja). Nesse tempo de 1 ano separados, porém com o compromisso estabelecido faltando apenas o ato conjugal para a concretização do casamento, os noivos não se vêem. 

A noiva se prepara, se mantém pura para o seu noivo. O noivo prepara uma morada para receber sua noiva. A noiva não sabe o dia em que o noivo vai buscá-la, mas ela sabe mais ou menos a época. Nem o noivo sabe ao certo o dia, mas apenas o pai do noivo é o único que sabe o dia. E quando o dia chega, o pai ordena ao filho que vá buscar a sua noiva. 

Diferente do de uma cerimônia de casamento convencional, não é o noivo que espera a noiva no altar. Mas a noiva espera o noivo buscá-la. Ao soar da trombeta, anuncia-se “lá vem o noivo!” e então acontece o tão esperado encontro das bodas. 
Conseguem enxergar o encontro dos escolhidos do Senhor nos ares? Ele mesmo declarou que isso vai acontecer. "Ele enviará os seus anjos, com poderoso som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mateus 24:31)

Paulo explicou: "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor'.1 Tessalonicenses 4:16,17

Estaremos para sempre com o Noivo, que casará com a Sua noiva! 

Para complementar esse estudo, recomendo esse vídeo breve, mas muito esclarecedor sobre o arrebatamento:  será mesmo antes da tribulação? O que a Bíblia nos ensina? https://www.youtube.com/watch?v=OCpHwkTr_n8


6- Festa da Expiação - "Yom Kippur 

O Dia do Perdão se segue após 10 dias da Festa das Trombetas é, segundo a tradição judaica o dia estabelecido para que cada pessoa "acerte as suas contas com Deus."Este era biblicamente o dia em que Israel se deveria reconciliar com Deus como nação serva do Senhor - Levítico 16, 23:26-32. O mandamento é para no décimo dia da festa fazer um jejum de água e comida por 25 horas (tanto as pessoas como os animais domésticos) e orar por arrependimento de pecados individuais, congregacionais e da nação. O décimo dia de Yom Kippur é o dia do veredito, o dia do juízo. 

Profeticamente, esta Festa aponta para o tempo em que Israel como nação será reunida ao Messias Jesus. Já está acontecendo a reconciliação de milhares de judeus no mundo todo reconhecendo que Yeshua é o Messias de Israel. Há mais de 100 congregações em Israel hoje composta por judeus e gentios crentes que professam o nome de Jesus. O americano Sid Roth faz viagens anuais a Israel para pregar sobre Jesus. Uma das últimas visitas dele à terra santa cerca de 2 mil judeus reconheceram que Jesus é o Salvador, o Messias de Adonai. 

No final do tempo da Grande Tribulação, Israel como nação olhará para o Messias "Eu, a Quem trespassaram", e "chorarão por Ele como aquele que chora pelo primogênito" - Zacarias 12:10. Nesse Dia Israel receberá a "remoção do pecado e da impureza" - Zacarias 13:1 - será enxertada de novo na sua própria oliveira natural, e então"todo o Israel será salvo"! - Romanos 11:23-26.

Dia da Expiação recorda-nos que este reajuntamento nacional de Israel está-se aproximando, motivando-nos assim a partilharmos as Boas Novas do Messias "primeiramente ao judeu e também ao gentio" - Romanos 1:16.

7-  Festa dos Tabernáculos ou Festa das Cabanas. 

Este festival da colheita de Outono é chamado de"cabanas", porque Deus mandou que Israel vivesse todos estes dias de Festa em cabanas, de forma a lembrarem o tempo passado no deserto e como só o Senhor é a nossa proteção e segurança. Esta Festa é também chamada de "Festa da recolha" - Êxodo 23:16.

Esta Festa é hoje celebrada como o festival do fim da colheita, acompanhada de grande alegria na provisão de Deus para o Seu povo. Zacarias profetizou que as nações serão um dia “recolhidas" ao Messias. Um dia, todas as nações sobreviventes que atacaram Israel irão honrar o Rei dos reis, o Messias de Israel, ao celebrarem a Festa dos Tabernáculos todos os anos em Jerusalém - Zacarias 14:16-18. 

E quem estiver na presença do Senhor, com o corpo glorificado, irá a Jerusalém adorar ao Rei e celebrar a festa com Ele, mas por amor, não por obrigação como serão obrigados os sobreviventes das nações inimigas de Israel (se não forem, Deus não mandará chuva a essas nações). 

Jesus tabernaculou/habitou entre nós! Mas o cumprimento pleno dessa festa profética se dará no casamento do Senhor com a Sua igreja (Israel: judeus salvos + gentios salvos). Tenda fala de casamento. A festa das cabanas ou tabernáculos é comemorada por 7 dias consecutivos, assim como eram comemorados os casamentos judaicos na época de Jesus/Yeshua. 

Vemos este sétimo mês apontando para o tempo em que Deus irá completar o Seu plano redentor, reunindo o Corpo do Messias (Festa das Trombetas), ajuntando e redimindo a nação de Israel (Dia da Expiação), e juntando para Si todas as nações (Festa dos Tabernáculos).

É por isso que eu creio que Deus nos deu essas festas para discernirmos os seus propósitos proféticos. Eu creio que Jesus virá em Trombetas/Yom Kippur/Tabernáculos, que dependendo do ano cai em setembro ou outubro. 

Porém Israel é salvo pelo Senhor, com uma eterna salvação; por isso não sereis envergonhados nem confundidos em toda a eternidade. Isaías 45:17

Oremos por Israel, pelos nossos irmãos judeus que ainda não reconheceram que o Messias já veio e que em breve voltará! 


Quem comemora as festas do Senhor traz à memória as profecias já cumpridas por Yeshua/Jesus relativas à sua vinda, assim como também anuncia o retorno Dele e o Seu reinado de mil anos.  Que deixemos de vez o paganismo que foi introduzido na igreja, através de dogmas e costumes que estão distantes da Palavra e voltemos às práticas das primeiras obras, como a igreja de Atos, na doutrina dos apóstolos. Uma igreja que estudava a Palavra de Deus, estudava as Escrituras e andava como Ele andou. 

Shalom!

(Este texto pode ser compartilhado sem aviso prévio, desde que ao publicá-lo você informe a fonte: BLOG RESTAURE SUA FÉ)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.