** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 4 de abril de 2011

Para ver Deus agir

"Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam. E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca. Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido. Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo." (João 6: 9-14)

Esta passagem bíblica tão conhecida relata muito mais do que um grande milagre. Ela traz a revelação não de como o milagre acontece, porque para isso não há explicação; é poder de Deus e ponto. Ela nos mostra que atitude devemos tomar para ver Deus agir nas nossas vidas, nas nossas causas, nas nossas necessidades.

Em primeiro lugar, devemos enfrentar o problema, a situação. No caso, João 6 conta que o problema era uma multidão de cinco mil homens, fora mulheres e crianças, com fome e para saciar toda aquela gente não havia outra coisa senão cinco pães e dois peixes.

Em segundo lugar, descanse em Deus, espere no Senhor. Note que quando os discípulos perguntaram a Jesus: "o que são 5 pães e dois peixinhos para tanta gente?", Jesus não respondeu que era pouco, ou seja, Jesus mostrou que não importavam as circunstâncias, Ele sempre terá a melhor resposta. Deus responde com poder, com solução. Deus não fica conversando com os nossos problemas. Então não converse com os seus problemas, não dê ouvidos a eles para que eles não se agigantem. Não desconsidere nem faça de conta que o problema não existe, mas não valorize, pois você sabe que Deus é infinitamente maior que qualquer dificuldade que apareça no seu caminho. Jesus então respondeu aos discípulos: mandem as pessoas se sentaram na relva. Ou seja, espere.

"Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra."(Salmos 46:10)

"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor."(Salmos 40:1)

Terceiro lugar: Deus age depois que você obedece. Depois que o povo sentou para esperar o que Jesus iria fazer, ai foi que Ele agiu. "E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos..." (versículo 11). Muitos de nós estamos "atrasando" a nossa benção porque não sabemos esperar em Deus. A ansiedade toma conta, arrumamos uma forma de fazer a coisa do nosso jeito e o resultado dessa desobediência é ver a vitória indo para longe.

"E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?" (Lucas 18:7)

Enquanto a pessoa não obedecer e não entregar verdadeiramente o problema na mão de Deus e esperar Ele agir, sabendo que o tempo de Deus é perfeito, ele não receberá a resposta de Deus. Depois que as pessoas se acomodaram na relva foi que Jesus começou a realizar o milagre da multiplicação.

Quarto lugar: seja grato. O sentimento de gratidão deve estar presente no coração do cristão que tem aceso na memória o sacrifício que Cristo fez por ele e por todos os irmãos. Independente do que estiver acontecendo, seja grato. Porque nada nesse mundo pode ser mais importante do que a salvação. Deus te chamou, você foi alcançado, Ele teve misericórdia de você porque Ele quis (Romanos 9:11-16), foi Ele que te escolheu, não foi você que resolveu querer a salvação (João 15:16, Efésios 2:8) e sim porque Ele te amou primeiro (1 João 4:19).

A gratidão é um sentimento, não é um estado de espírito. As pessoas aprendem a FICAR gratas por algo, mas deveriam aprender a SEREM gratas. "Em tudo dai graças" (1 Tessalonicenses 5:18).

Simplesmente seja grato. Não porque Ele está trabalhando a seu favor, mas simplesmente porque Ele é, porque Ele existe, porque Ele é Deus, porque Ele é o seu Deus. Jesus antes de fazer o milagre acontecer, deu graças. Dê graças porque o seu milagre vai acontecer por causa desse problema.

Em quinto lugar, devemos reconhecer que se não houver uma intervenção divina não vamos conseguir vencer. Ou seja, devemos estar cientes e reconhecer a nossa dependência do Senhor. Devemos clamar a Deus! Assim, em vez de ficarmos valorizando o problema, nosso foco estará em Deus, em sabermos que dependemos Dele e por isso estamos bem, pois Ele tem a solução, seja qual for o caso. Os discípulos chegaram para Jesus apresentando o problema para Ele, dizendo que a quantidade de comida era muito inferior à necessária para aquela quantidade de pessoas. E Jesus apresentou a questão, dando graças. Apresente o seu problema a Deus, com gratidão, sabendo que Ele está no controle. Dê graças por ter um Deus Vivo, dono de todo poder!

Depois de partir os pães e os peixes, Jesus mandou que os alimentos fossem distribuídos e nessa distribuição o milagre foi acontecendo.

Deus nos deu a fé, que é um dom, não se compra, não se herda de pai e mãe. Esta fé que é dom de Deus é para que creiamos nas obras Dele, na Palavra Dele. Se você crê, então obedeça. Jesus disse: senta na relva, espera que Eu vou fazer a obra. Se você ficar de um lado para o outro, rolando na grama desesperado, Ele não vai agir. Toda ação tem uma reação.

O milagre é um trabalho em equipe. É você com Deus. Você obedece esperando e Deus opera agindo com Seu poder. Esperar em Deus não é deixar de orar, de lutar, deixar para lá. Esperar em Deus é confiar plenamente na ação Dele, sem procurar explicação para o modo como Ele vai agir, porque os pensamentos Dele são mais altos que os nossos, mas sabendo que Ele fará o melhor. Quando sabemos esperar em Deus, vemos o milagre acontecer e o nome do Senhor é exaltado.

Olha que interessante esta revelação que traz a Palavra de Deus. Quando você começa a ter um problema, quando uma situação ruim se levanta contra você, Deus já sabe o que Ele vai fazer e como Ele vai fazer! Aleluia! Observe com atenção os versículos 5 e 6 de João 6.

"Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer."

Apareceu a doença? Recebeu aquela má notícia? O advogado disse que você perdeu a causa? Deus já sabe e sempre soube como e quando Ele vai resolver essas questões. Ele muda laudo, sentença e situação para o cristão que confia de verdade na ação Dele. Para o cristão que senta na relva e espera o que Deus vai fazer, porque deposita toda sua confiança na Palavra.

Jesus já sabia desde o início o que Ele ia fazer. Já sabia que ia multiplicar os pães e os peixes a ponto de todos ficarem satisfeitos de tanto comer e ainda sobrar 12 cestos cheios de comida. Deus é soberano, sabe todas as coisas, vê em todas as direções, Ele tem o domínio sobre todas as coisas. Como não confiar nesse Deus Todo-Poderoso?

Se Jesus já sabia desde o início o que Ele ia fazer, porque perguntou a Filipe como iriam solucionar o problema, se Ele mesmo é que resolveria? É porque Jesus queria mostrar para Filipe, seu discípulo, e para todos os demais como Ele opera. Você quer ver como Deus opera? Não importa se você tem cinco pães e dois peixinhos; nas mãos de Deus cinco pães e dois peixinhos viram milhares de pães e peixes. O problema era a fome do povo. A condição humana era a pequena quantidade de comida. E o milagre de Deus aconteceu porque esperaram em Deus e porque Ele operou poderosamente.

O milagre acontece para nós e para os outros. O seu milagre acontecerá para você e para abençoar outras pessoas, porque será testemunho do poder de Deus. No versículo 14 de João 6 vemos como isso aconteceu: "Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo."

Confie, sente da relva e veja e experimente e seja testemunha do milagre!

Que esta mensagem fale ao seu coração e que seja alimento para você. Compartilhe com alguém! E que o nome do Senhor seja glorificado na sua vida, em nome de Jesus!














2 comentários:

  1. Marina, que lindo ! Quero sim participar e recber mensagens de amor e fé ! Adorei este blog ! Obrigada por lembrar de mim ! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que mensagem maravilhosa.Estava tão desesperada com o meu casamento. Mas, percebi que Deus está no controle de tudo. Já pus nas mãos de Jesus. E ele fará o milagre. Aleluia!

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.