** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








terça-feira, 3 de maio de 2011

Fazendo planos com Deus

Todos nós planejamos algo em nossa vida todos os dias. Já pela manhã podemos ter uma lista de coisas para fazer em tal horário, em tal lugar. Planejamos férias, planejamos onde vamos passar o fim de semana. Fazemos planos envolvendo outras pessoas: quem vamos convidar para ir ao culto, para fazer uma viagem, para ir a um jantar, com que vamos casar etc.

Se nós que somos seremos humanos fazemos planos e nos alegramos quando conseguimos executar o que planejamos, imagem Deus! Imaginem a satisfação do Deus Todo-Poderoso quando algo que Ele tenha planejado se realiza. A diferença entre os planos de Deus e os nossos planos é que os planos de Deus NUNCA falham. Por isso é bom que só tenhamos planos de acordo com a orientação de Deus, assim não ficaremos frustrados.

"Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos." (Pv. 16:3)

Quem de nós nunca ficou frustrado ao planejar uma viagem e ela não ter sido tão boa quanto sonhávamos ou quem sabe até tenha precisado ser cancelada em função de problemas financeiros ou familiares?

Deus NUNCA falha. Todos os planos Dele, tudo o que Ele escreveu e planejou, há de se cumprir e nada pode impedir.

Por isso é bom que nós façamos planos, mas quando começarmos a planejar, que este planejamento seja feito sobre da Palavra de Deus, que coloquemos os nossos sonhos e projetos no altar do Senhor, debaixo da vontade Dele. Podemos planejar, sonhar isso e aquilo, como vai ser, como vai acontecer. Mas de Deus é a Palavra final.

"Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua" (Pv. 16:1)

Porque se o projeto for bom, se for de Deus, há se de realizar com a benção Dele. Se não for da vontade Dele, Ele mesmo tira essa vontade do nosso coração.

Eu gosto muito do versículo 21 do livro de Provérbios, no capítulo 19, que diz assim:

"Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá."

É assim que acontece. Deus tem um plano detalhado com cada um de nós. Não tem como falhar, plano de Deus não falha. Então se Ele tem para você casar com o João, não adianta que você não vai dar certo com o José. Pode até tentar e muitas vezes Deus permite aquilo que não é da vontade Dele acontecer, para que depois você veja o que realmente Ele tinha para você e como seria bom se você tivesse parado para ouvir o plano Dele.

Eu tenho algo a testemunhar sobre isso. Não vou citar nomes porque o propósito é dar o testemunho para você ver um exemplo de como Deus não abre mão do que Ele tem para nós. Anos atrás eu conheci um rapaz e achava que ele era o homem da minha vida. Aos meus olhos, ele era perfeito. Eu me sentia amada como nunca. Era um relacionamento à distância, pois morávamos a centenas de quilômetros afastados um do outro. Nos víamos pouco.

Com o tempo, por causa desse relacionamento eu fui me afastando da igreja, da comunhão com Deus, porque eu estava perdidamente apaixonada. Perdida mesmo. Porque quando você deixa de ouvir a Palavra, os conselhos de Deus, você anda perdido. Achando que está certo, mas não está.

"O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio." (Pv. 12:15)

Eu estava tão cega que não percebia nada de errado. Amigos mais íntimos vinham falar comigo que era para eu me afastar que ele não era para mim, pois se fosse de Deus não me afastaria de Deus, dentre outros motivos que haviam, mas eu não via. Mas eu não queria ouvir esses amigos. Para resumir a história, um dia depois de tanta tristeza por dentro e aparente alegria por fora, eu voltei à igreja e falei: Senhor, eu quero viver a tua vontade. Eu não tô feliz completamente, tem algo errado. Se o Senhor tiver que me tirar alguma coisa para que eu viva a sua vontade, faça.

Em duas semanas depois disso eu perdi a vontade de me comunicar com o tal rapaz. Mudei de emprego e conheci o verdadeiro amor da minha vida, um homem de Deus, com quem eu sou casada, graças a Deus!

Neste momento em que conheci quem hoje é o meu marido amado, meu presente dado por Deus, eu já machucada pensei: Jesus, e agora? É esse? Eu estou gostando dele, mas me mostra se for Seu, porque eu não quero passar pela mesma situação de sofrimento e desobediência por causa da minha teimosia, do meu querer.

"Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração." (Salmos 37:4)

Assim Deus me mostrou essa Palavra e eu passei a voltar a buscar ao Senhor e disse para o meu novo namorado: eu estava afastada de Deus. Estou voltando. Se você quiser você venha comigo, mas a minha prioridade é Ele. Se você não vier comigo, eu vou te respeitar mas não poderemos continuar juntos. Assim, "na lata"...rs. Como era para ser de Deus, ele veio comigo e passamos a servir juntos ao Senhor. E o Senhor satisfez o desejo do meu coração. Não tenha medo de abandonar um plano, um objetivo se Deus mostrar a você que Ele não está naquilo.

Três anos depois, já estava casada com meu marido quando descobri que o homem que eu achava que era o escolhido, na verdade era casado e tinha dois filhos e estava envolvido com problemas de corrupção no trabalho. Que Deus tenha misericórdia dele e da família dele.

Os planos que fazemos têm que ter sinais de Deus. O coração tem que sentir paz. Quando aparecerem sinais contrários à Palavra de Deus, é hora de abandonar esse plano e pedir a Deus para que Ele manifeste a vontade Dele. E aí, amado, você vai desfrutar da paz, da alegria e do alívio que é se realizar no centro da vontade do Senhor. Não seja teimoso, seja obediente à voz de Deus.

"Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus planos pode ser frustrado." (Jó 42:2)

A teimosia, a cabeça dura, faz a gente perder um tempo precioso da vida, além de perdemos também a perfeita comunhão com Deus, isto é, estar no centro da vontade Dele. Deus sabe tudo a nosso respeito. Ele nos criou, Ele sabe como funcionamos. Ele vem além do que vemos.

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55:8-9)

Será que nos falta às vezes dar o braço a torcer? Parar de insistir em algo, sem ao menos consultar a Deus? Ore, converse com o Senhor, peça orientação. Ele responde porque Ele é Deus Vivo. Ele fala com você ou por sonhos, ou pela Palavra, ou usando alguém para falar com você, mas sem resposta você não fica.

O primeiro passo para viver com paz no coração e fazer planos é estar consciente da soberania de Deus. Ele sabe todas as coisas e tudo ao nosso respeito e quer sempre o melhor para nós. Ainda que uma porta se feche e você fique triste por isso, pense o seguinte: se for plano de Deus, essa porta vai ser aberta porque ninguém pode impedir o poder e a vontade de Deus. Mas se não for para essa porta ser aberta, glorifique a Deus pois Ele não tirou essa chance de você. Na verdade Ele te livrou, foi um livramento e não uma perda. Ele tem algo maior para você, mesmo que você não saiba a fundo o que seja. Mas se é algo Dele, é porque é maior do que tudo e qualquer outra porta que você tenha batido antes.

Devemos fazer planos sim, mas sempre consultando o Senhor. Jesus é o nosso GPS, que nunca falha e não nos leva por atalhos que nos prejudiquem. Nunca tire o Senhor de qualquer plano seu. Seja Ele que esteja à frente, enviando os Seus anjos para te guardar, abrir portas do bem e fechar portas do mal. Seja o Senhor Soberano, o Deus Vivo e Santo que seja a sua bússola em todos os seus caminhos.

"Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará." (Salmos 37:5)

Medite nessas palavras e que elas sejam rumo e direção para a sua vida!

Que a Paz e a Graça do Senhor se manifestem em sua vida hoje e para sempre! Amém!









2 comentários:

  1. Não tenho dúvida que essa palavra foi pra mim.Deus te abençoe tremendamente.

    ResponderExcluir
  2. Como o testemunho citado, passei por algo parecido. A teimosia me fez sofrer , queria algo que não era de Deus para mim e assim que me libertei, também descobri coisas obscuras sobre a pessoa que achava ser a escolhida. Porém, apesar de já ter vivido algumas experiências, as vezes, por motivos futeis me sinto anciosa, acho que isso e desnecessário, é so confiar em Deus. Ele simplesmente guia nossos passos para o melhor,basta querermos. Obg pela postagem! Muito fortalecedora.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.