** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 30 de maio de 2011

Intimidade com Deus

Ser íntimo de alguém é mais do que ser amigo. Quando temos intimidade com uma pessoa podemos falar de qualquer assunto, contar com essa pessoa em momentos de alegria e também em momentos difíceis. Ser íntimo é estar a par da vida de alguém com quem nos relacionamos e em troca este alguém também sabe da nossa vida.

Quando temos um amigo íntimo verdadeiro desfrutamos de uma relação onde há cumplicidade e companheirismo. E onde os interesses pessoais são postos de lado em função deste laço de amizade genuína.

Existem amigos tão íntimos que, às vezes, um não precisa nem falar nada que o outro já entende o que está acontecendo.

Quer ser amigo de alguém que é capaz de dar a própria vida pelos seus amigos? Quer ser amigo íntimo de Deus?

"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer." (João 15:13-15)

Em uma amizade verdadeira há cumplicidade, companheirismo. É esta relação que Deus quer ter com a gente. Você deixaria seu melhor amigo de fora da sua lista de convidados naquele jantar especial que você vai fazer para comemorar a compra da sua casa, ou o seu aniversário, ou uma notícia muito boa que você acabou de receber?

Mas muitos de nós temos esquecido de convidar o Senhor, o verdadeiro amigo, Aquele que deu a própria vida em nosso favor, para participar dos eventos da nossa vida. Os afazeres, os compromissos do dia-a-dia não podem ser mais importantes do que o nosso compromisso com Deus. Inclua Deus nos seus compromissos. Ele é o seu companheiro de todos os momentos. Ande com Deus!

Quem tem intimidade, tem compromisso. Quem tem compromisso com Deus se torna íntimo de Deus. O nosso compromisso não é com pastor, não é com denominação. O nosso compromisso é com o Senhor, a nossa intimidade é com Ele. Dê mais atenção à sua amizade com o Senhor. A nossa relação com Deus é muito superior à nossa agenda cristã de ida aos cultos. Tem muita gente frequentando igreja, mas sem nenhuma intimidade com Deus.

Me lembro agora de uma passagem que está no livro de Atos, onde é relatada a história da prisão do apóstolo Pedro. No início da formação da igreja, o apóstolo Pedro era o principal pregador da Palavra de Cristo e todos os irmãos se apegaram muito a Pedro. Dá até para entender o porquê, mas não para concordar e aceitar. Mas veja: a unção de Pedro era tanta que ele passava e a sombra dele curava. A unção que estava sobre Pedro era tão tremenda que em uma tarde ele pregou e cinco mil pessoas receberam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e em outra ocasião durante um sermão, mais três mil almas se renderam aos pés de Jesus.

A igreja passou a ficar muito dependente de Pedro. Então em um momento, como está no livro de Atos, capítulo 12, Deus permitiu a prisão de Pedro. A igreja ficou desesperada achando que Pedro iria morrer, assim como aconteceu com o apóstolo Tiago, que foi preso e em seguida morto a espada a mando de Herodes. Com a ausência de Pedro, a igreja aprendeu a recorrer a Deus, não havia ali o pastor para pedir socorro, para perguntar o que fazer, para pedir oração. O pastor havia sido levado, Pedro havia sido levado.

A igreja orou, orou e orou a Deus por Pedro. O apóstolo estava com algemas nas mãos e nos pés, além de estar vigiado por soldados o tempo todo. Mas Deus é poderoso para fazer o impossível. Enquanto a igreja orava, Deus enviou um anjo na prisão e veja o que aconteceu:

"E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me. E, quando passaram a primeira e segunda guardas, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele. E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava." (Atos 12:7,8,10,11)

Olha aí o mistério sendo revelado: Deus quer intimidade com VOCÊ. O Senhor permitiu a prisão de Pedro para que a igreja não só experimentasse o poder de Deus, o poder da oração, a benção de uma oração respondida, mas principalmente para o povo entender que é de Deus que devemos depender e Nele confiar. Você depende é de DEUS, não de homens. Homens são instrumentos de Deus, mas o poder está em Deus! Dependa exclusivamente de Deus! Ele usa quem Ele quer para falar com você, te abençoar, te aconselhar. Deus usa quem Ele quer, até mesmo o ímpio, o que não conhece ou não cuida das coisas de Deus. Portanto, aprenda: a sua suficiência vem do Senhor.

"E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra". (2 Coríntios 9:8)

Em uma verdadeira amizade a coisa mais importante é a confiança. E só podemos confiar de verdade em alguém quando temos intimidade suficiente, quando conhecemos essa pessoa e sabemos do caráter dela a ponto de confiar detalhes da nossa vida a esta pessoa. Com Deus podemos ter essa relação, porque Ele não falha, Ele não nos despreza, Ele não nos abandona à própria sorte quando a situação espreita. Ele não deixa de nos ligar nem de falar conosco quando o dinheiro acaba ou a posição social cai. Ele é o Verdadeiro Amigo.

"Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mateus 28:20)


"O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial." (Provérbios 27:9)

O Senhor é quem tem conselhos de amor e de verdade para nós. Ele é o nosso amigo fiel!

"Porque eu é que sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; são pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais." (Jeremias 29:11)

Para recebermos os conselhos do Verdadeiro Amigo precisamos andar com Ele, ter intimidade.

"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." (Jeremias 29:13)

Só o Senhor sabe 100% o que acontece com a gente. Nele podemos confiar!

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." (Salmos 139:23-24)

Se você ainda não tem o Senhor Jesus em sua vida como seu único Senhor e Salvador, entregue sua vida a Ele e experimente para sempre a verdadeira amizade. Aquele que ninguém e nada poderão destruir.

"Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 8:38-39)

A amizade com o Deus verdadeiro nos traz amigos de verdade, nos traz uma vida com sentido, nos traz experiências tremendas. Ele é o nosso companheiro durante todo tempo.

"Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor." (Salmos 34:15)

Que estas palavras te façam experimentar, se você ainda não experimentou, ou retornar, se você se afastou, à intimidade com Deus. Andar com Deus é estar em comunhão com Ele, é ter amizade eterna e verdadeira com o Pai. Ande com Deus e tenha não somente uma semana abençoada, mas uma vida para sempre abençoada com a presença eterna de Deus em nome de Jesus!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.