** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 16 de maio de 2011

Riqueza, dinheiro e Deus

O estudo da semana é sobre saber diferenciar a riqueza dom de Deus da riqueza humana. Esse assunto é muito abrangente, então vou me abster a falar sobre dinheiro e a relação do homem com ele e com Deus. Nem vou entrar no mérito de falar que a maior riqueza é ser salvo, é ser escolhido de Jesus Cristo, é ser ovelha Dele. Mas falar sobre riqueza material é quebrar um tabu que ainda existe na igreja e que infelizmente em muitos lugares por aí as pessoas estão com os valores distorcidos quando se trata de dinheiro, e o que é pior: usando a Bíblia para respaldar suas afirmações.

Antes de começar a propor sua reflexão sobre esse tema importante, quero deixar claro que sou absolutamente contra a teologia da prosperidade. Já cansei de ouvir discurso de pastores que associam a benção de Deus no campo material com o ter muito dinheiro.

A impressão ao ouvir essas pregações é que uma pessoa só é abençoada se a conta bancária dela tiver muitos dígitos. Só é abençoada se tiver carro e novo. E ficam instigando cada vez mais as pessoas a quererem cada vez mais dinheiro e posses como se isso fosse um selo de garantia da benção de Deus. E ainda usam o discurso: se Abraão estivesse aqui hoje ele teria uma frota de veículos das melhores marcas. Andar a pé não é coisa para filho de Deus. Eu já ouvi isso. Fico imaginando esse pastor falando isso sem ter noção de que se Deus converter , por exemplo, todos os moradores do Rio de Janeiro, Ele também fará o milagre da multiplicação de ruas e estradas, porque haja carro!

Ok, eu não duvido de que se Abraão fosse vivo hoje ele teria uma frota de veículos e seria muito rico. Não duvido disso, porque a Bíblia diz que Deus abençoou Abraão muitíssimo em tudo. Mas que eu saiba Abraão era amigo de Deus, ele buscava intimidade com o Senhor e todas as bençãos que o alcançaram foram consequência de sua fidelidade a Deus. Apesar de toda riqueza material de Abraão o que a Bíblia enfatiza é a sua fé, o seu compromisso com Deus.

Em nosso país, aliás em países colonizados por Portugal e Espanha, a tradição religiosa colocou no homem a culpa da riqueza. Por ganância dos políticos e da classe econômica mais rica, fazer a população entender que ter lucro era pecado (usura) era uma estratégia importante e a religião foi o canal para isto acontecer. E foi assim que a religião romana difundiu equivocadamente que pobreza é sinal de humildade.

Abraão, Jó, Zaqueu depois de convertido, eram ricos que se humilharam diante do Senhor, ou seja, reconheceram que Deus era a sua maior riqueza e Dele eram dependentes. Isto é ser humilde de verdade. Nada tem a ver com dizer que não presta, que não vale nada, que não merece nada. Humildade não tem nada a ver com conta bancária. Há pobres humildes e pobres soberbos. Há ricos soberbos e ricos humildes.

Por muitos e muitos anos o homem desejou a riqueza, o ser farto de posses, mas teve medo porque lhe foi ensinado que dinheiro era do diabo. Inclusive usando passagens bíblicas como esta:

"É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus." (Marcos 10:25)

Será que Jesus estava dizendo que o céu não é lugar para ricos? E Salomão, Abraão, Jó e todos os outros exemplos bíblicos de homens de Deus que foram ricos na Terra...o que será deles? Vão para o inferno? Claro que não. Jesus estava explicando a um jovem rico (que não conseguia deixar o amor ao dinheiro por amor a Deus) que era impossível uma pessoa servir a Deus verdadeiramente, mas ter o coração nas riquezas. Como Ele bem disse em outra ocasião: não se pode servir a dois senhores, a Deus e às riquezas.

A Bíblia é cheia de provas de que uma vida abundante também envolve ser suprido em tudo, inclusive no campo material. Diz que é promessa para nós termos para emprestar e não tomarmos emprestado, comermos fartamente etc. Mas acho que há um equívoco em como essa mensagem da riqueza, da prosperidade, está sendo passada.

"Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias de vida que Deus lhe deu, porque esta é a sua porção." (Eclesiastes 5:18)

O sábio rei Salomão exemplifica isso. Deus disse a ele para pedir qualquer coisa. E Salomão pediu sabedoria. Por causa disso Deus deu não só sabedoria, mas como muitas riquezas materiais a ponto de a Bíblia dizer que depois dele não haveria homem mais rico. Imagine hoje os mais afortunados do mundo? Salomão foi muito mais rico do que eles.

"Assim excedeu o rei Salomão a todos os reis da terra, em riquezas e sabedoria". (2 Crônicas 9:22)

Eu penso que um dos propósitos de Deus ao dar tamanha sabedoria e fortuna para Salomão foi para que ele fosse testemunha e deixasse registrado sua experiência como um crente milionário e sua relação com Deus e o dinheiro. Salomão falou com propriedade sobre essas coisas: ele tinha muito dinheiro e tinha também sabedoria de Deus.

"Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade". (Eclesiastes 5:10)

Ele sabia diferenciar o amor a Deus e o amor ao dinheiro. E nos dá conselhos preciosos e sábios. A pessoa que tem amor ao dinheiro se comporta como se ele fosse o seu porto seguro, que é justamente que o Senhor diz para não fazermos.

"Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas" (Jeremias 9:23)

O homem tem muita dificuldade para entender o que é o dinheiro, que é algo para nos servir e não para sermos servos. Precisamos diferenciar a riqueza dada por Deus, a riqueza por meios lícitos, e a riqueza adquirida por meios ilícitos, de formas que desagradam a Deus.

"Na casa do justo há um grande tesouro, mas nos ganhos do ímpio há perturbação." (Provérbios 15:6)

Pessoas que conquistam suas riquezas com corrupção, exploração de outras pessoas ou de fontes inapropriadas, não têm a verdadeira paz. Mas quando se coloca Deus à frente de tudo o que fizer, a paz de espírito toma conta.

"Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios. (Salmos 37:16)

Deus quer nos dar coisas maravilhosas, espiritual e materialmente falando. É dom de Deus que o homem viva e aproveite a vida, mas sempre colocando o Senhor em primeiro lugar. Se para assinar um contrato que vai me render muito dinheiro, eu tiver que colocar Deus em segundo lugar, posso ter certeza de que esse dinheiro não valerá um centavo. Não me trará paz. Ser rico sem a benção de Deus não vale a pena.

"A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores." (Provérbios 10:22)

Nunca se esqueça de onde vem as suas conquistas. Nunca se esqueça e nunca deixe de entender que o foco é o Abençoador e não as bençãos.

"Quando, pois, tiveres comido, e fores farto, louvarás ao SENHOR teu Deus pela boa terra que te deu. Guarda-te que não te esqueças do SENHOR teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno; Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as, E se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens, Se eleve o teu coração e te esqueças do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão; E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder. Antes te lembrarás do SENHOR teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia." (Deuteronômio 8: 10-14;17,18)

Reflita nesta mensagem, na certeza de que Deus quer para nós uma vida abençoada, de necessidades supridas em todas as áreas. Seja Deus o motivo da sua busca e todo o resto consequência.

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33)

Deus te abençoe!

Um comentário:

  1. Amém. Minha maior riqueza é a salvação que Jesus me concedeu e a herança eterna que terei ao Seu lado. Que todos possam ter essa riqueza e tb possam ter supridas todas as suas necessidades.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.