** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








quarta-feira, 13 de julho de 2011

Em tudo dai graças!

"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1 Tessalonicenses 5:18)

Trocando em miúdos: dê graças a Deus pelo o que está acontecendo neste exato momento em sua vida. Se for um momento bom, amém! Se for um momento ruim, amém também!

Devo dar graças a Deus até por causa de um problema? Que estranho...

Só mesmo gente com fé em tudo o que Deus diz pode fazer isso de forma sincera. Diz a Bília que a fé é loucura para o mundo, mas para os que crêem é a salvação. A fé é a certeza em algo que não existe ainda. Por isso é loucura, por isso muitos não entendem. Até experimentá-la.

"Nós somos loucos por causa de Cristo..." (I Coríntios, 4:10a).

Em tudo devemos dar graças a Deus por quê? Porque Ele está no controle absoluto de todas as coisas. O que quer que esteja acontecendo Ele está no controle e como Ele nos ama, podemos ficar descansados.

Em momentos em que as bençãos estão enchendo a nossa vida de alegria, glorificar a Deus é algo automático. Até quem não conhece as coisas de Deus e ouve só falar Dele, mas não medita em Sua Palavra, fala um "graças a Deus" quando algo bom acontece.

É importante e gostoso poder glorificar a Deus pelas vitórias. Tributar à Ele toda honra e toda glóra, honra e louvor. Saber de onde vem a nossa vitória: não da força do nosso braço, mas do poder, da misericórdia, do favor de Deus para conosco.

"Antes te lembrarás do SENHOR teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia." (Deuteronômio 8:18)

Todos estamos sujeitos a momentos de dificuldades, como bem disse Jesus que no mundo passaríamos por aflições. Mas Ele disse: tenham bom ânimo porque Eu venci o mundo. E se Ele venceu e se você é um com Ele, se você entregou sua vida a Cristo, então você vai vencer junto com Ele e por intermédio Dele. Por isso, pode descansar no Senhor que a sua vitória é mais do que certa.

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" (1 João 5:4, 5)

Nos momentos de tribulação, o coração fica entristecido, o corpo enfraquece, quase perdemos a motivação. Na provação é difícil sair de nossas bocas um louvor espontâneo.

Mas se somos conduzidos pelo Espírito de Deus, é Ele que nos fortalece e assim podemos todas as coisas. TODAS. Inclusive passar pela prova dando glória a Deus porque temos a certeza de que Ele está conosco e todas as promessas ditas por Ele serão cumpridas.

"Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4:13)

Em Cristo podemos nos alegrar até mesmo com as dificuldades, como disse o apóstolo Paulo, porque temos a Paz que excede todo o entendimento, a Paz de Cristo em nós:

"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Romanos 5:1-5).

Olha que interessante o que Paulo diz: a esperança, ou seja esperar com base na fé em Cristo, não traz confusão, porque Deus colocou um bálsamo no nosso coração através do Espírito Santo. E assim, mesmo na tribulação, podemos ter paz porque sabemos que Deus é conosco.

"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos"
(2 Coríntios 4:8,9).

A tribulação é a nossa oportunidade de crescimento e amadurecimento espiritual. É a nossa oportunidade de ficarmos ainda mais íntimos de Deus. É a nossa oportunidade de valorizar as coisas simples da vida e vermos que não vale a pena nos aborrecer com coisas insignificantes, pois a vida é preciosa e merece ser vivida de uma forma saudável e que glorifique a Deus.

Pode percerber: pessoas muito ranzizas que brigam por qualquer motivo, quando passam por um problema, ficam mais humildes e não ligam para coisas bobas, como ligavam antes.

A tribulação é inclusive uma oportunidade para glorificarmos a Deus no meio do problema e sermos testemunhas do poder de Deus, da fé em Cristo.

Digo que é uma oportunidade para nós porque é uma permissão de Deus. Se está acontecendo uma tribulação é porque o Senhor está permitindo. E sempre com algum propósito. A Bíblia diz que todas as coisas cooperam para o nosso bem (Romanos 8:28). E Deus nunca nos desampara!

"
E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (palavras de Jesus em Mateus 28:20b)

Na tribulação mostramos para pessoas que ainda não conhecem a Jesus, o que a fé Nele é capaz de fazer com o ser humano. O poder de transformação que há no nome de Jesus é suficiente para pegar uma pessoa que está passando por um ataque maligno, fazê-la crer na solução ainda que tudo diga não, e finalmente fazê-la vencer.

Devemos persistir, confiar de olhos fechados, no que o Senhor diz. Ele está conosco, Ele envia anjos para nos livrar do mal, Ele vela para que Sua Palavra se cumpra. Não há chance de um plano de Deus dar errado. Pode acontecer o que for, mas a última palavra é Dele e sempre Ele vence. Ele é o dono da vida, o autor da nossa fé.

Saber em quem temos crido, conhecermos a pessoa de Jesus, é fundamental para estarmos com o coração descansado ainda que estejamos passando por tempestades. Exatamente esse é o ponto: Jesus é uma pessoa, não é um objeto, um ser extra-terrestre. É uma pessoa e que quer se relacionar com a gente.

Quanto mais nos relacionamos com alguém, mais conhecemos os hábitos dessa pessoa, os gostos, o caráter. Somos capazes de falar: "essa atitude é típica do fulano", "fulano gosta de tal coisa".

Assim podemos ter certeza de que nos relacionando com nosso Pai vamos entendendo do que Ele se agrada e do que Ele não gosta, podemos saber sobre as marcas de Cristo, o que é típico Dele. Algo que você pode ter certeza no seu coração a respeito de Deus: é que Ele te ama incondicionalmente e tem um plano para a sua vida e que ninguém poderá impedir aquilo que Ele já preparou para você. Por isso vamos descansar, ou seja, meditar, guardar, manter, nos alicerçar, nos fundamentar, nos agarrar ao que diz a Palavra de Deus. Faça Dele a sua morada, faça da Palavra, da Bíblia, o seu alimento espiritual e não apenas um objeto de decoração na sala da sua casa.

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação." (Salmo 91)

Olha quantas promessas maravilhosas em apenas um salmo! Quem lê e acredita no que Deus diz pode ficar seguro!

É importante nos fortalecermos em Deus e lermos a Palavra, recebermos os ensinamentos do Pai no nosso coração e mente para que estejamos preparados para todos os momentos, os de alegria e os de dificuldades. O conhecimento da Palavra protege a nossa mente e o nosso coração daquilo que vem para sugar nossas energias, nossas esperanças, tirar o nosso foco. Sabemos que a nossa luta não é contra carne, nem sangue, como diz a Palavra. E sabemos também que é o próprio Deus que luta por nós! Aleluia!

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos" (Efésios 6:10-19).

Devemos nos fortalecer, nos defender, nos proteger com a nossa arma poderosa que é a oraçãop com base na Palavra de Deus. Precisamos conehcer o que Deus diz em Sua Palavra para que nossa oração seja eficaz. Não precisamos saber como as coisas serão resolvidas, apenas precisamos crer que serão por causa do poder de Deus em nós. E por isso é fundamental que tenhamos e mantenhamos ativada a mente de Cristo, uma mente em linha com a Palavra, uma mente que só receba e produza pensamentos bons, pensamentos de Deus. O que não for , o que não trouxer paz, o que não trouxer esperança e fé na Palavra, rechace de sua mente em nome de Jesus e fique com o que é bom. Conhecer a Palavra liberta e traz paz. Olha quantas pessoas aí fora pelo mundo tomando ansiolíticos, remédios de tarja preta que são apenas paliativos, disfarçadores de problemas! Seja luz para vida dessas pessoas transmitindo a elas esses ensinamentos de Deus. Seja um multiplicador de paz e saúde.

"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco" (Filipenses 4:6-9).

Que a Paz do Senhor seja com cada um de nós hoje e sempre, amém!





8 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Estou seguindo vc e convido vc a conhecer meu blogger e se gostar siga também, será um prazer contar com vc. Abçs...

    ResponderExcluir
  2. Gratos por essa palavra de fé,bom animo e conforto.

    Nosso abraço Marina,e paz seja contigo sempre

    ResponderExcluir
  3. Percebo que nos momentos de dificuldades é devemos glorificar ainda mais a Deus pois é nas necessidades que mais ficamos na dependência Dele. Não existe outro motivo para o crente senão glorificar a Deus. Quando estamos bem sentimos quase que autosuficientes e muitas vezes esquecemos que tudo foi Deus quem nos concedeu.
    Obrigado por complemetar o meu entendimento.

    Roberto Morimoto

    ResponderExcluir
  4. MUito Bom o Blog! Toda honra e toda glória ao Senhor Jesus Cristo, Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus por esse estudo. Falou muito ao meu coração. Estou passando por um momento de adversidade, o qual me tornou mais dependente de Deus. Pude ver Sua força me sustentando a cada momento. E mesmo quando não entendia o motivo de estar passando por tudo isso, eu me lembrei que "tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Glória a Deus por tudo. Já posso ver a vitória sobre essa situação!!!

    ResponderExcluir
  6. gostei muito dessa palavra ..gloria a DEUS!!

    ResponderExcluir
  7. maravilhoso, como é gratificante poder contar com estudos como esse que vem nós dar um entendimento melhor da palavra do senhor, estava com muitas duvidas e fiquei bem mais esclarecida sobre esse estudo, gloria a deus

    ResponderExcluir
  8. maravilhoso me ajudou bastante , louvado seja DEUS ,é bom poder contar com estudos como estes que vem nós ajudar a ter melhor entendimento da palavra do senhor jesus.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.