** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








sábado, 3 de setembro de 2011

O verdadeiro batismo é o do compromisso com Deus!

Este é um post muito importante :)

Quero compartilhar com vocês algo importante que aconteceu comigo no mês passado. Foi uma decisão tomada depois de quase 10 anos de convertida. Imagino que o meu testemunho vá ajudar tanto pessoas que estejam indecisas, em dúvida, ou simplesmente as que não tiverem informações sólidas e esclarecidas tendo assim dificuldade de entender e de acreditar na importância do batismo nas águas. Mesmo que você ache que tudo isso seja uma bobagem, tenha pelo menos o coração aberto para ouvir este testemunho.

Digo que a primeira coisa que devemos fazer quando entregamos a nossa vida nas mãos do Senhor Jesus é justamente isso: passar o senhorio da nossa vida para Ele. É falar: Senhor, toma aqui a minha vida, muda o que tem que ser mudado e faz de mim uma benção. É se entregar mesmo. Deixa Ele te dirigir, falar os "sins" e os "nãos" em tudo o que você for fazer.

Um dos significados da palavra "senhor" é proprietário, dono absoluto, possuidor de algum Estado, território ou objeto, soberano, chefe.

Quando a Bíblia diz que nós não somos mais donos de nós mesmos e sim Deus é que é o nosso dono, entenda: Ele nos comprou a preço de Seu sangue precioso, derramado em favor dos seus escolhidos. A escritura foi carimbada e assinada por Ele com a tinta do Seu sangue carmesim. É um contrato que não pode ser desfeito, revogado. E quando você assina esse contrato com Deus, recebendo a Jesus como seu Senhor e Salvador, você passa a ser propriedade exclusiva Dele. Exclusiva porque Deus não divide a glória dEle com ninguém.

"Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." (1 Pedro 2:9, Nova Versão Internacional)

Você é Dele, Ele te ama incondicionalmente e tendo o senhorio sobre a sua vida, Ele vai te dirigir pelo caminho que você deve andar para ser feliz, mesmo que pelo caminho você tenha que desviar de pedras, escalar muros altos, atravessar um rio. Mas Ele é contigo, você não precisa temer. Deus nunca te abandonará. Além de suprir cada uma das suas necessidades, o Senhor Jesus faz você reinar em vida, através do conhecimento da Palavra Dele e da intimidade com Ele, e ainda te dá a vida eterna. A certeza de que quando você respirar pela última vez na Terra, vai respirar pela primeira vez no Céu e viver para sempre com Ele. Essa é a visão de Deus, é o que Ele tem não apenas para oferecer, mas tudo isso já está preparado para nos ser entregue desde os tempos eternos.

Diz a Bíblia em Efésios, depois leia e medite nos capítulos 1 e 2, que Ele criou tudo antes da fundação do mundo e já preparou o caminho que devemos andar: "boas obras preparadas de antemão para que andássemos nelas". E funciona assim: um dia Ele se revela a você, seja por um amigo, por um pastor que você ouve na TV e sente que o que ele está falando é para você, seja através de um sonho ou um panfletinho com um versículo bíblico que você recebe na rua. Seja da maneira que Ele quiser se revelar a você Ele te convence do amor incondicional que Ele tem por você, você reconhece que esse Deus que um dia você ouviu falar, é seu Pai e seu Senhor e aí você passa a andar com Ele. E diz a Bíblia que Ele te conduz sempre em triunfo :)

"Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. (João 10:14)

E essa parte de João 10 enche o nosso coração de alegria, conforto e certeza do cuidado de Deus:

"Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. " (João 10: 26-29)

Tem milhares de outros, mas acima temos os elementos suficientes e com fundamento bíblico para você acreditar que Deus é dono da sua vida e que as suas opiniões sobre a sua vida, sobretudo espiritual, não são uma decisão sua. Você decide sim porque fala SIM ou NÃO para as coisas. Mas a Bíblia diz que de Deus vem o querer e o realizar e toda decisão procede do Senhor.

Então Ele te convence a fazer a vontade Dele e por mais que isso leve dias, meses, e no meu caso quase 10 anos, um dia a vontade Dele é feita na sua vida. Você reconhece e concorda com o que Ele instrui, ordena e faz. O mérito não está em você. Tudo é direção Dele. Ele é quem convence do juizo, do pecado e da justiça.


Me incomoda muito o jeito como muitas igrejas falam a respeito disso: você é que está com a faca e o queijo na mão, você é que decide. Bom, não é isso o que a Bíblia diz.


"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." (João 15:16)

Entregar-se a Deus e obedecer ao que Ele diz não é uma questão de escolha do homem e sim um propósito de Deus.

"O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos. A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda a decisão." (Provérbios 16:9;33)

E como os planos Dele não podem ser frustrados, sempre se cumprem. Pode ser demorado ou rápido aos nossos olhos, no nosso relógio humano, mas no de Deus é o tempo perfeito. Esse dia chegou para mim.

E aí que eu entendi o que era o batismo nas águas.

Tinha um antigo estudo aqui no blog, que eu disponibilizava para download e que por problemas com o servidor onde o estudo ficava hospedado, foi retirado do ar. Mas eu continuo mandando por e-mail. Mas agora vou reformular o estudo em vista do que me foi revelado na Palavra de Deus, em vista do entendimento que o Espírito Santo me deu sobre a importância do batismo nas águas.

O apóstolo Paulo nos instrui a conferir coisas espirituais com coisas espirituais. Deixar de lado os pensamentos humanos, as razões, a carne. Pedir ao Espírito Santo para Ele nos revelar a vontade Dele, a vontade de Deus.

"Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." (Jeremias 33:3)

Então eu cheguei para Deus e falei: Pai, se o meu entendimento a respeito do batismo estiver errado, me mostra porque eu quero fazer a Sua vontade. Eu queria muito que Deus me mostrasse o que Ele queria me mostrar e que eu nas minhas convicções poderia estar deixando de receber de Deus.

Eu já estava convencida de que não era preciso se batizar nas águas por entender que o verdadeiro batismo era o do Espírito, o lavar regenerador do Espírito, (Tito3:5). O próprio João Batista tinha falado que ele batizava com água para remissão de pecados, mas que Jesus tinha um batismo superior, o batismo do Espírito. E realmente, o batismo que transforma o homem não é o do mergulho rápido no batistério ou o realizado por aspersão. Se a água desse batismo fosse o motivo de transformação de pessoas seriam muito fácil e a para que considerar a obra do Espírito? Não é o Sangue de Jesus que nos limpa e nos purifica de todo pecado? Ou será um mergulho num tanque, piscina ou rio?

Quando eu vi uma pessoa da minha família, que era viciada em cocaína e maconha há 25 anos, largar completamente as drogas no dia seguinte ao seu batismo, eu fiquei pensando naquilo tudo. E falava comigo mesmo: não é possível que o batismo não tenha tido alguma interferência nessa libertação. Este familiar frequentava uma denominação que eu também já havia sido membro e foi lá que ela recebeu a Palavra e aprendeu a temer a Deus, confessou a Cristo e começou a ser transformada. A cocaína ele largou em poucas semanas, mas durante o tempo em que esteve na igreja, era sair do culto e fumar um cigarro de maconha. Foi assim por meses e meses. Em uma outra denominação que passou a frequentar, eu vi como estava fervoroso esse meu parente e havia me contado todo feliz que iria se batizar nas águas.

E eu pensando com os meus botões: que bobeira, achar que mergulhar nas águas vai resolver alguma coisa. Ora, a transformação é dentro, não é fora do corpo. Mas ok, se é isso que ele quer...se isso está fazendo ele ter mais comunhão com Deus e está dando esse sorriso no rosto dele, ok. Se bem não faz, mal também não faz, até porque a pessoa está pensando em fazer isso com o intuito de ficar mais próximo das coisas de Deus, criar mais intimidade e tal. Foi esse meu pensamento.

Aí a pessoa me ligou para contar: "hoje, depois de 25 anos, estou liberta do vício da maconha. Eu me batizei e no dia seguinte tentei fumar, mas não consegui, meu corpo tremia. Tentei no dia seguinte também e não consegui. Só chorava, chorava, chorava que não sabia por quê. No terceiro dia eu tentei e senti nojo. Agora, nunca mais. Acabou!". Tem noção do que é uma pessoa ser sido liberta de um cativeiro imundo desses, depois de 25 anos de vício? Não só ela foi liberta, mas toda a família que sofria junto. Toda honra e toda glória seja ao Deus Todo-Poderoso!

Isso me tocou. E eu entendi que somos salvos pela Graça mesmo, como fiz Efésios 2:8. É Deus que nos escolhe e decide tudo ao nosso respeito. Ele nos convence da veracidade da Sua Palavra. O verdadeiro batismo é o do Espírito, quando você entregue de verdade a sua vida para Deus e Ele vai te limpando, te renovando por meio da Sua Palavra, o lavar regenerador do Espírito, que faz fluir rios de águas vivas. Mas sem dúvida, tem um mistério no batismo das águas. Não propriamente na água, no tanque, mas na atitude! No entender que o batismo é uma entrega!

Eu tive o entendimento de que o batismo é um mandamento e como mandamento deve ser cumprido. É um símbolo da entrega a Deus. Não é a transformação. Mas é um símbolo público da vontade de ser transformado, da vontade de ter sua vida consagrada, entregue a Jesus. O batismo nas águas é como uma cerimônia de casamento. Você já ama aquela pessoa, quer passar sua vida inteira com ela, para sempre. E na cerimônia você faz os votos e troca alianças. E todos vão ver quando olhar para a sua mão esquerda, aquela aliança de casamento, saber do seu compromisso. E quem é casado, ainda mais recém-casado, tem o maior orgulho de que sua aliança apareça. Fica mais fácil se ela for grossa :)

"De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." (Romanos 6:4)

Assim é o batismo nas águas. É você vir a público dizer: estou casado com Cristo e esse dia que estou me batizando é o dia do meu casamento com Ele. Quero novidade de vida e este dia é um reset no meu HD :). O Espírito veio habitar em mim não quando eu mergulhei nas águas, mas desde o momento em que eu o confessei como meu Senhor e Salvador, grave bem isso na sua mente e coração:

"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa." (Efésios 1:13)

Assim aconteceu com alguns irmãos como conta o livro de Atos. E depois que eles ouviram e crerem, foram ordenados a se batizarem. E vejam: não eram judeus. Eram gentios! Povo de origem não-judaica, mas escolhidos do Senhor, as ovelhas de outros apriscos, povos de todas as línguas, tribos e nações a quem se refere o livro de Apocalipse, sobre os eleitos. Batismo não é coisa da lei, não é para judeu. É para quem crê no poder e na salvação de Deus, obedece ao mandamento e quer assumir publicamente sua aliança com Cristo aos olhos dos homens e no mundo espiritual.

"E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor." (Atos 10:44-48a)

Veja, o batismo não é condição para salvação. Se fosse assim o ladrão da cruz não poderia ser salvo, pois Deus não faz acepção de pessoas para salvar. Ele confessou a Cristo como Senhor, foi crucificado junto com Ele, e Jesus disse: hoje mesmo estarás comigo no Paraíso. Ou Jesus mandou Ele descer e ir a um rio mais próximo, ser batizado e voltar para a cruz, morrer e ir com Ele pro Céu?

Uma vez meu marido foi usado por Deus para pregar a um homem, internado com AIDS, à beira da morte. Depois que ele ouviu a Palavra e creu, ele se arrependeu de tudo o que tinha feito, confessou e recebeu a Jesus como Salvador e Senhor em seu leito. No dia seguinte ele morreu. Pergunto: foi salvo ou não foi salvo porque não teve a chance de se batizar?

"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16:16)

Ok, eu estava quase convencida de que eu tinha que me batizar também. Eu estava segura da minha salvação, sabia que ela era um plano de Deus, mas começou a cair a ficha de que eu não estava cumprindo um mandamento. E se eu amo tanto a Deus assim porque eu não posso trocar as minhas alianças com Ele? Por que tinham me dito antes que isso era só um símbolo? A Ceia também não é o símbolo da Nova Aliança? O pão sendo o corpo e o vinho sendo o sangue de Jesus entregue por nós?

Eu tinha aprendido que se batizar era errado, porque era como se a gente não estivesse valorizando o batismo superior que é o do Espírito. Mas Deus me fez entender que o sentido não é esse. E sim: o batismo nas águas é o símbolo da aliança com Deus, do recomeço, do propósito de ser uma nova criatura. Batizar-se nas águas não é nem de longe achar que é a água que transforma. Isso seria misticismo. Porque se é a água de um batistério que limpa, então a rosa ungida tira mau olhado, o sabonete de arruda espanta espírito mau; e outras aberrações do mundo gospel faturador.

Não é que a pessoa vai sair das águas transformada, uma nova criatura. Não. Ser nova criatura é um processo de Deus na vida da pessoa. Ele vai ensinando, mudando os pensamentos errados e colocando os pensamentos Dele na nossa vida. A pessoa sai das águas pronta para receber isso! Pronta para ser transformada porque o batismo é falar publicamente: Senhor, vem! Faz em mim a Sua vontade e que todas vejam que eu quero ser transformado.

"Um só Senhor, uma só fé, um só batismo." (Efésios 4:5)

Poderia Ele ter instituído que essa simbologia seria subir numa árvore, sei lá. Ou plantar uma oliveira. Mas ele mandou o batismo. Ele se batizou, não para se redimir de pecados porque Jesus nunca pecou. Ele se batizou porque era um mandamento e Ele tinha vindo para cumprir a lei. E o fim da lei é Cristo.

Ele me convenceu de vez quando uma pessoa, que não é evangélica, mas tem um coração muito sensível a Deus, me mandou um recado dizendo que precisava falar urgente comigo. Eu achei curioso porque não tenho muito contato com essa pessoa, apesar de gostar dela. Ela tinha sido uma cliente minha. Então ela me contou que teve um sonho comigo onde eu estava triste. Ela então fez uma oração comigo no sonho e ao orar, no sonho, Deus mostrou para ela um cálice com resto de bebida, como se alguém tivesse bebido algo e deixado lá um restinho. Ela perguntou o que era aquilo e Deus disse que aquilo era o velho que estava atrapalhando o novo. Em seguida Deus derramou na taça um óleo fresco e à medida que o óleo ia enchendo a taça o resto de bebida ia saindo e só o óleo novo preencheu a taça. E essa taça era eu. E em seguida Deus deu a ela a palavra das talhas nas bodas de Canaã, o casamento onde Jesus transformou água em um vinho muito melhor do que o que havia sido servido aos convidados.

Um casamento. Uma aliança. Para o novo entrar de vez. Óleo fresco, ser enchido da unção. Precisa de mais alguma confirmação?

Quando ela me contou isso, ela nem sabia do que se tratava. Eu agradeci e disse que ela tinha sido realmente usava por Deus para fala comigo.

Daí a pessoa que me contou que largou as drogas depois de 25 anos, e que conheceu Jesus pelo meu intermédio, foi a que Deus usou para marcar o meu batismo.

Quando eu entrei no tanque eu só glorificava e tremia :). Eu sabia que eu estava salva, sabia que não era a água que ia limpar nada, que o Sangue de Jesus já havia me lavado, mas eu sabia que eu estava fazendo algo do agrado de Deus e falando publicamente que meu amor por Ele é maior do que as minhas possíveis convicções, maior do que as opiniões e as doutrinas.


Batismo não me fez salva nem santa. Batismo não é passe para entrar em clube ou ser membro de igreja ou permissão para tomar a Ceia (em outro post falarei sobre a simplicade da Ceia, que muitas igrejas confundem seu propósito). Batismo é um ato de união com Deus. Deturpem como quiserem deturpar e respondam por isso diante de Deus.

Estou em paz com Deus, porque o que Ele quis e ordenou que eu fizesse, eu fiz. E seja assim sempre que Ele mandar!E vamos seguindo com fé, na certeza da vitória em Jesus Cristo!

" O SENHOR é a minha porção; eu disse que observaria as tuas palavras." (Salmos 119:57)

Deixa Deus falar contigo. Leia mais a Bíblia. Intimidade com Deus é o que precisamos.

"Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo." (Gálatas 1:10)

Que a Graça e a Paz do Senhor se manifestem hoje e sempre na sua vida. Amém!































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.