** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Escolhendo as amizades


"Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Provérbios 13:20)

Bom é estar na companhia de quem nos faz bem. O post de hoje é para falar não de amizade necessariamente, mas das relações pessoais como um todo, sobretudo no que temos falado e ouvido nas conversas com as pessoas que fazem parte da nossa convivência.

Não é à toa que a Bíblia avisa que alguns tipos de conversa prejudicam a nossa caminhada de fé, de vida.

Paulo mostrou aos coríntios que, mesmo entre pessoas religiosas, é necessário evitar influências negativas: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15:33).

Você acaba de ouvir uma palavra maravilhosa em um culto, está todo confiante. Então encontra um conhecido que, com palavras sem sabedoria, tira a sua esperança ou faz você se desviar do foco. Das duas uma: ou você deixa ser influenciado e desiste ou você continua firma no que Deus falou e influencia essa pessoa e mostra para ela que o Deus a quem você serve muda situações e atua na esfera do sobrenatural.

No caso dos coríntios, alguns irmãos estavam espalhando doutrinas falsas, negando a ressurreição dos mortos. O fato de alguém participar de uma igreja ou se dizer cristão não é garantia de uma amizade saudável e edificante. Alguns aproveitam a amizade para induzir outros a aceitar doutrinas e religiões falsas. Moisés avisou sobre parentes e amigos que incentivam os servos de Deus a servir outros deuses e mandou que não concordassem, nem ouvissem, nem olhassem com piedade para aqueles falsos professores (Deuteronômio 13:6-8). Temos que julgar a árvore pelos frutos (Mateus 7:15-20), retendo o que é bom e nos abstendo de toda forma de mal (1 Tessalonicenses 5:21-22).


Com quem você anda compartilhando seus projetos, seus sonhos? Divida eles apenas com quem acredita neles.

Uma vez que escolhemos bons amigos, devemos ser bons amigos! As Escrituras nos aconselham sobre as responsabilidades de companheiros fiéis. Amigos contam com a presença uns dos outros: "Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe" (Provérbios 27:10). "O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos" (Provérbios 15:30). Por outro lado, não devemos abusar da amizade, causando aborrecimentos: "Não sejas freqüente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça" (Provérbios 25:17).

Davi e Jônatas. Talvez a mais conhecida amizade na história seja a de Davi com Jônatas, filho do rei Saul. O ciumento rei tentou matar o jovem Davi, escolhido por Deus como seu sucessor. Pelo mesmo motivo, Jônatas poderia ter olhado para Davi com inveja ou ódio. Se Deus não tivesse nomeado Davi, o próprio Jônatas seria rei depois da morte de Saul. Mas Jônatas não mostrou tais atitudes. Ele manteve uma amizade especial com Davi durante toda a sua vida. Quando Saul tentou matar Davi, foi Jônatas quem protegeu o seu amigo (1 Samuel 20). Davi lamentou amargamente a morte deste amigo excepcional (2 Samuel 1:17-27). Mesmo depois da morte de Jônatas, Davi mostrou bondade para com seu filho aleijado, Mefibosete (2 Samuel 9).

Amnon e Jonadabe. Amnon, um dos filhos de Davi, não escolheu seus amigos como o fez o seu pai. Ao invés de cultivar amizades boas e saudáveis, ele escolheu como companheiro seu primo Jonadabe (2 Samuel 13:3). Quando Amnon falou com este amigo sobre os seus desejos errados pela própria irmã, Jonadabe teve uma oportunidade excelente para corrigir e ajudar o seu primo. Infelizmente, ele fez ao contrário. Ele "ajudou" Amnon a descobrir uma maneira de estuprar a própria irmã! Além de levar Amnon a humilhar e odiar a moça inocente e a magoar profundamente o seu pai (2 Samuel 13:4-21), o conselho de Jonadabe levou, afinal, à morte do próprio Amnon (2 Samuel 13:22-36). Jonadabe até teve coragem de tentar confortar Davi depois da morte de Amnon!

Não devemos abandonar nem trair os nossos amigos (Provérbios 27:10). Amigos verdadeiros não são interesseiros, mas aqueles companheiros fiéis que ficam nos bons tempos e nos maus: "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" (Provérbios 17:17).

A amizade verdadeira traz benefícios mútuos: "Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo" (Provérbios 27:17). Amizade não é disputa, é uma parceira, é uma associação. Se você tem um amigo que sob algum aspecto é inferior a você e você só é amigo dele para se sentir superior em alguma coisa na sua vida, lamento, mas você está agindo de maneira leviana com você mesmo e com o seu próximo. Que Deus te abençoe!

Hoje é dia de você pegar o telefone e ligar para aquele seu amigo ou amiga que não vê há algum tempo. Hoje é dia de você valorizar as boas amizades que você tem cultivado. É dia de você refletir sobre o que tem te edificado ou não. É tempo de se decidir pelo melhor, por aquilo que te faz permanecer no caminho que Deus tem proposto. Que Deus te abençoe e te dê amigos mais chegados que irmãos e afaste de você aquelas amizades de que de amizades nada têm, mas que ao mesmo tempo você possa ser luz para aqueles que andam em trevas.


{Fonte consultada: estudosdabiblia.net}



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.