** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A surreal simplicidade da fé

Eu já ouvi algumas pregações sobre esse tema, mas Deus me colocou no coração de compartilhar e falar hoje. O IMPOSSÍVEL começa com algo SIMPLES. E é por isso que o agir de Deus é extraordinário.

Podemos perceber que os milagres de Deus têm em comum essa equação: uma ação simples por parte do homem, gerando um agir e um resultado sensacionais da parte de Deus.

Vamos rever três casos bem conhecidos na Bíblia.

No livro de João, capítulo 2, temos a passagem maravilhosa das bodas de Caná da Galiléia. O vinho do casamento já havia acabado e Jesus transformou água em vinho. Mas vamos prestar atenção aos detalhes deste milagre.

"E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho." (João 2:3-10)

Maria falou aos serventes: façam o que ele (Jesus) mandar. Ou seja, faça o que Deus fala com você em Sua Palavra, ao seu coração. Obedeça sem questionar. Se os serventes debochassem ("até parece que vai adiantar encher as talhas de água, que coisa de doido!") certamente eles não presenciariam o milagre feito desta forma maravilhosa.

Os serventes poderiam ter se recusado a fazer o que Jesus mandou, pois encher talhas de água e levar para o provador de vinhos provar a água em vez de vinho seria um constrangimento. Mas eles simplesmente obedeceram! E por eles terem feito o que Jesus mandou, sem perguntar se aquilo faria sentido, no meio do caminho Jesus transformou e água em vinho. E a Bíblia diz que o vinho transformado era muito melhor que o primeiro.

Vamos ver agora uma passagem que é também maravilhosa. O que dizer sobre uma ordem que Deus deu para o povo tocar buzinas e gritar em volta de uma muralha para que ela caísse?

"Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos. Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias. E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas. E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente. E assim foi que, como Josué dissera ao povo, os sete sacerdotes, levando as sete buzinas de carneiros diante do SENHOR, passaram e tocaram as buzinas; e a arca da aliança do SENHOR os seguia. Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca até ao dia que eu vos diga: Gritai. Então gritareis. Assim rodearam outra vez a cidade no segundo dia e voltaram para o arraial; e assim fizeram seis dias. E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos tem dado a cidade. Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade."(Josué 6:1-5, 8, 10, 14, 16, 20)

Eles fizeram tudo o que Deus disse e em nenhum momento questionaram ou acharam loucura! Simplesmente obedeceram e provaram do fruto da obediência: milagre, libertação, vitória, prosperidade.


O terceiro e último exemplo é a ressurreição de Lázaro. Como acreditar que uma pessoa morta há 4 dias, em estado de putrefação, pode voltar a viver e ter os seus órgãos, tecidos, todo o corpo reavivado? Esse milagre começou com um ato simples: remover a pedra.

" Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela. Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir. Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele." (João 11: 25, 26, 32, 37-45)

Em comum, todas essas situações tiveram dois princípios: a obediência e a iniciativa da fé.

A fé não toma conhecimento das dificuldades. A fé trata as circunstâncias como se elas são existissem. A fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção dos fatos que ainda não se vêem.

Por não se prender ao que se vê, às dificuldades, aos empecilhos, às probabilidades etc, a fé é simples.

A fé é a chave-mestra que abre todas as portas. Deus nos deu essa chave espiritual. Você tem ela na sua mão. Não tenha medo de colocá-la na fechadura, por mais que pareça que ela não vai encaixar.


"E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mateus 16:19)


Os milagres acontecem quando obedecemos ao que Jesus diz, sem contestar, sem mais, sem menos. Foi assim que a água foi transformada em vinho, as muralhas caíram e um homem morto há 4 dias voltou a viver. Simplesmente porque Jesus disse: faça tal coisa e os da fé obedeceram. Um ato simples e um resultado extraordinário.


Deus poderia fazer a água virar vinho sem a ação do homem. Poderia ruir as muralhas de Jericó sem que fosse necessário o povo cantar em volta dela. Poderia fazer Lázaro ressuscitar sem precisar de alguém para remover a pedra do túmulo. Ele poderia porque Ele pode todas as coisas. Mas Deus quer ter relacionamento conosco. Para operar um milagre Ele quer a nossa participação.


O que podemos fazer é pouco, é simples. É por isso que Deus nos pede coisas simples, tão simples que, ao olharmos para o desafio, julgamos que aquela ordem parece incoerente. Imagina você estar diante de uma muralha e achar que com você cantando em volta dela, ela vai ruir? Para nós, no campo natural, racional, da mente humana, seria até ridículo. Mas a fé não tem olhos de humanos, não é racional. A fé é sobrenatural.

"Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens..." (1 Coríntios 1:25a)

Que a simplicidade da fé e sua iniciativa façam você viver os milagres de Deus para a honra e glória Dele! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.