** ATENÇÃO: O antigo blog "Vivo pela fé" foi reformulado e agora é o blog "Restaure sua fé." Anote o nosso novo e-mail: restauresuafe@gmail.com **








terça-feira, 20 de dezembro de 2016

LEGALISMO X MANDAMENTOS DE DEUS

As pessoas confundem tanto a lei de Deus com o legalismo que mostrar essa diferença foi uma das principais lições que Yeshua/Jesus veio nos ensinar. 

Yeshua combateu o legalismo, mas promoveu a lei. Sim, Ele ordenou que guardássemos os mandamentos Dele e os mandamentos Dele são os mesmos mandamentos do Pai. 

Um exemplo é quando Ele cura um enfermo no sábado. Foi acusado de transgredir a lei eterna do sábado, em que não devemos trabalhar nesse dia. Ele ensinou que é lícito fazer o bem no sábado. O legalista deixa a ovelha perecer no buraco para não fazer esforço no sábado. Mas Ele, sendo Senhor do Sábado, ensinou que a preservação da vida está acima do preceito e isso não é quebrar a lei. Pelo contrário, pois como Ele afirmou: o sábado foi feito para o bem do homem e não o homem foi feito em função do sábado. Deus criou o homem primeiro e o sábado depois.

“E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Marcos 2:27)

Ele veio para fazer toda a vontade do Pai. Jamais, Ele que sempre obedeceu ao Pai, desfaria as obras do Pai. Ele veio para desfazer as obras do diabo, não as obras do Pai. Ele e o Pai são um, como Ele disse. 

Ele jamais quebrou a lei, pois Ele é a própria lei, a Torá viva, o Verbo que se fez carne. Ele garantiu que nem um iud/traço da lei perderia a validade até que novos céus e nova Terra viessem a existir. Portanto a lei do Senhor é válida. 

"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus". (Mateus 5:17-20)

Sabe os 10 Mandamentos que a Teologia Sistemática Cristã tem ensinado que eles foram abolidos? Imagina se isso fosse realmente verdade? Estaria liberdado roubar, matar, cobiçar a mulher do próximo, ter outros deuses diante de nós? Sim, porque esses são alguns dos 10 Mandamentos estabelecidos na Antiga Aliança. 

Ser legalista é querer inventar e incrementar a lei como se ela não fosse suficiente, sobrecarregando aquilo que deveria e foi criado para ser leve. O fardo de Yeshua é leve e suave. Ele disse isso. 

"Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve". (Mateus 11:28-30)

Quem o ama guarda os mandamentos Dele. Os mandamentos dele não são pesados. Se fossem, não trariam descanso para a nossa vida. Se fossem pesados Ele não teria falado que eram suaves. Ou Ele é mentiroso? 

"Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados." (1 João 5:2,3)

A lei do Senhor é proteção para a nossa vida. É a cerca das ovelhas. O Bom Pastor mantém suas ovelhas em segurança conduzindo-as pelo Caminho reto. 

A lei do Senhor, como Paulo disse em Romanos 7 é boa, justa e santa. A lei do Senhor não salva. Mas o salvo vive de acordo com a lei do Senhor, seguindo os seus preceitos, consciente de que o cumprir a lei não o salva, pois a salvação é pela graça mediante a fé. E a fé sem obras é uma fé morta. Alguém que foi salvo pela fé no Senhor tem que dar fruto. Se não dá fruto Ele mesmo corta. 

A lei não é para sermos salvos. A lei é para VIVERMOS como salvos. 

"Quando deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma.
Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.
Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;
Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e QUE GUARDES OS SEUS MANDANENTOS, e os seus estatutos, e os seus juízos, PARA QUE VIVAS, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir." (Deuteronômio 30:10-16)


A lei seca só é ruim para quem gosta de dirigir bêbado. A lei Maria da Penha só é ruim para quem gosta de bater em mulheres. A lei só é ruim para o transgressor. Para aquele que anda corretamente a lei é proteção. 

Será que é tão difícil entender isso?

Medite.

Shalom! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a aprovação do administrador. Expressamente proibidos comentários ofensivos e desrespeitosos, que serão apagados sem aviso prévio.